DevSecOps

20 jan, 2014

Amazon vai enviar pedido de usuário antes de ele efetuar a compra

Publicidade

A Amazon está patenteando um novo sistema chamado de “entrega antecipada” (anticipatory shipping) que vai enviar produtos para o cliente antes de ele comprá-lo de fato.

O sistema cruza vários dados, como histórico de buscas, frequência de compras, tipo de compras, wish lists e até quanto tempo o cursor fica parado sobre alguma imagem de produto.

Ao ser interpretado pelo sistema como uma compra iminente, o pedido é disparado e, se não for efetivado, simplesmente volta para o armazém. Mas, se for confirmado, o produto já estará a caminho do cliente, ganhando um tempo precioso.

amazon

Isso é parecido com aqueles produtos que uma pessoa coloca no carrinho de supermercado, mas descarta na boca do caixa. Ela vai colocando no carrinho, por garantia, e decide mais tarde.

A Amazon sabe que vai aumentar o número de entregas erradas, mas até isso a empresa já planejou: dependendo do volume, essas entregas serão deixadas na casa do cliente como um presente, como uma forma de criar goodwill (patrimônio de marca) e de divulgar o novo serviço.

Com informações de E-commerce Brasil