Desenvolvimento

20 abr, 2016

Alunos da Harvard criam robô que ensina crianças a programar

Publicidade

Se você quer obter a atenção total de crianças, precisa fazer as coisas de uma maneira divertida. Pensando nisso, um grupo de especialistas em robótica do Wyss Institute da Universidade de Harvard criou o Root, um pequeno robô hexagonal projetado para despertar o interesse das crianças em programação.

root

O Root funciona apenas com um iPad e uma lousa branca. As crianças podem controlá-lo movendo ícones em seu aplicativo chamado Square. Elas só precisam usar declarações if-then utilizando os ícones.

Ao juntar blocos com imagens, as crianças podem fazer o robô andar, tocar algumas notas e até criar uma competição entre dois modelos. São três níveis de dificuldade: ícones gráficos, linguagem de programação voltada para crianças e uso de linguagens de programação reais, como JavaScript – nesse nível, é possível, por exemplo, jogar Angry Birds com os robôs.

[awprm urls=https://imasters.com.br/noticia/robos-do-google-conseguem-ensinar-tarefas-uns-aos-outros/,https://imasters.com.br/noticia/mit-cria-robo-funcional-com-auxilio-de-impressora-3d/]

Como o robô pode mostrar o que a codificação pode fazer em tempo real, ele pode desencadear um interesse genuíno em prosseguir uma carreira no campo de robótica. “Estamos no mundo digital, mas as escolas não ensinam programação. A América precisa de programadores de computador para ser competitiva – 71% dos novos empregos em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática vão ser centrados em torno de programação. Se pudermos resolver esse problema, isso será um grande passo para o nosso país”, afirmou Zivthan Dubrovsky, pesquisador do Wyss Institute.

A equipe ainda está à procura de parceiros que podem levar o Root às salas de aula. Se tiverem sucesso, eles pretendem desenvolver um currículo que fará com que as crianças explorem todas as capacidades do robô.

Com informações de Engadget