DevSecOps

7 dez, 2015

Adoção de IPv6 aumenta significativamente no Brasil

Publicidade

A adoção do protocolo de Internet IPv6 cresceu de forma significativa este ano no Brasil. O índice de adoção saiu de 0,1%, no início de 2015, para 6,42% em dezembro.

Apesar de o percentual parecer pequeno, já que a média mundial é de 24,7%, é importante destacar que a preparação das redes disparou, chegando a 52,4% dos sistemas autônomos e, entre os conteúdos, a preparação é de 58,5%.

Leia mais:

Para estimular a adoção do IPv6, Anatel, NIC.br e teles discutiram o assunto em 2014, e o resultado foi um calendário de certificação de equipamentos, a partir do qual somente os habilitados ao IPv6 receberão o ok do regulador.

O desafio agora é lidar com o universo de aparelhos legados, que só operam em IPv4, ainda disponíveis no varejo. “Isso tem que ser visto com muita cautela, porque forçar implementações pode excluir parte da população do sistema, ao tirar equipamentos mais acessíveis, mais baratos, que só operam em IPv4. Se a Anatel não se atentar para essas questões, só teria equipamentos muito caros no mercado”, esclareceu Rodrigo Zerbone, da Anatel.