Cloud Computing

21 out, 2014

Adoção de cloud computing é tendência em empresas europeias

Publicidade

Na Europa, o número de serviços de cloud computing em uso pelas empresas cresceu 23%, indo de 588 no primeiro trimestre de 2014 para 724 no terceiro.

Desenvolvido em conjunto com a Cloud Security Alliance, o Cloud Trust Program, da Skyhigh, monitora os atributos de serviços em nuvem e os classifica de acordo com o risco. O estudo descobriu que apenas 9,5% de todos os serviços se adequam a requisitos de segurança, incluindo sólidas políticas de senhas e criptografia de dados.

O relatório também revelou uma preocupante falta de conformidade com a diretiva relativa à proteção de dados na União Europeia, principalmente no que diz respeito à transferência de informações de identificação pessoal fora da Europa. 74,3% dos serviços de cloud usados por empresas europeias não atendem às regulações de privacidade atuais, com dados sendo enviados para países sem o nível adequado de proteção.

As equipes de TI muitas vezes se surpreendem ao descobrirem que serviços em nuvem que acreditam ter sido bloqueados estão, de fato, sendo usado por funcionários. Como parte do estudo, a Skyhigh entrevistou profissionais de TI para entender suas expectativas de bloqueio para certos serviços de cloud e, em seguida, comparou isso com o que realmente estava sendo bloqueado. Como resultado, a pesquisa descobriu que, por exemplo, 89% dos profissionais de TI pretendiam bloquear o Dropbox, mas apenas 1% das empresas bloqueou o serviço de maneira abrangente.

Em termos de tendência, o relatório descobriu que 80% de todos os dados enviados para a nuvem são mandados para apenas 15% de serviços de cloud, o que torna mais fácil para equipes de TI priorizarem segurança e análise de riscos.

A pesquisa também mostrou o comportamento mais perigoso do usuário de nuvem na Europa. Essa pessoa acessou 71 serviços de cloud de alto risco e enviou mais de 17,5 GB de dados em três meses.

Com informações de Help Net Security