DevSecOps

24 nov, 2014

Adobe cria versão do Photoshop que roda no Chrome

Publicidade

O Photoshop é um programa pesado e que costuma exigir um computador potente para uma execução satisfatória, mas a Adobe está trabalhando, junto com o Google, para mudar isso. Como resultado, as empresas chegaram a uma versão do software chamada Photoshop Streaming, que pode ser executada no navegador.

photoshop

Por enquanto, as empresas estão liberando o uso dessa versão do serviço somente para instituições educacionais, e o período de testes vai durar seis meses.

O Photoshop Streaming funciona de forma simples. Quem tem acesso só precisa baixar um aplicativo na Chrome Web Store e executá-lo. Em seguida, a pessoa é conectada a um servidor que roda a versão tradicional do Photoshop 2014, e todo o processo é feito por streaming. A interface é exibida como se fosse um vídeo para o usuário, com a diferença de que o JavaScript recebe seus comandos e os envia de volta para o servidor, onde eles são processados e transformados em ações.

Em um futuro não muito distante, será possível rodar o Photoshop em qualquer computador que tenha o navegador Chrome, inclusive nos Chromebooks, que têm pouco poder de processamento.

O diretor de engenharia da Adobe, Kirk Gould, disse ao site The Verge que o serviço está cerca de 90% pronto, mas ainda tem limitações, como o fato de apenas trabalhar com arquivos gravados no Google Drive. Também há funções que ainda não estão prontas, como impressão ou recursos que dependam de uma GPU, como as funções 3D do programa.

Com informações de Olhar Digital