A Adobe (Nasdaq:ADBE) anuncia uma nova versão de seu carro-chefe: as ferramentas e serviços da Adobe Creative Cloud. A versão 2015 inclui importantes atualizações de ferramentas para desktop da Adobe que definem a indústria, incluindo Photoshop CC, Illustrator CC, Premiere Pro CC e InDesign CC, além de novos apps móveis conectados para iOS e Android. A companhia também apresenta ao mercado o Adobe Stock, primeiro serviço de estoque de conteúdo (banco de imagens) a ser integrado diretamente no processo de criação e ferramentas que os criativos usam diariamente.
A empresa anuncia a ampliação da oferta da Creative Cloud para empresas, que inclui serviços de administração empresarial, segurança, colaboração e editoração para o mercado corporativo, em especial às empresas que têm como apoio o design para sua estratégia de negócio.
“O lançamento da Creative Cloud 2015 vem repleto de inovações. O Adobe Stock, nosso novíssimo serviço de conteúdo ‘stock’, dá acesso a 40 milhões de fotos, gráficos vetoriais e ilustrações diretamente para seus apps de desktop CC favoritos. Nossa tecnologia CreativeSync aprofunda as conexões entre apps para desktop e apps móveis, tanto iOS quanto Android; importantes atualizações da infraestrutura da Creative Cloud e capacidades administrativas tornam esse upgrade essencial para clientes empresariais”, declarou David Wadhwani, vice-presidente sênior de Digital Media da Adobe. “A Creative Cloud 2015 é o nosso lançamento mais poderoso e abrangente até hoje”, concluiu.
Um dos principais pontos do Creative Cloud é o Adobe CreativeSync, tecnologia por assinatura que sincroniza de forma inteligente recursos criativos, como arquivos, fotos, fontes, gráficos vetoriais, cores, configurações, metadados e mais. Com o CreativeSync esses recursos estão disponíveis instantaneamente, no formato certo, sempre que os designers precisam deles, tanto no desktop como na web e em apps móveis. O CreativeSync está disponível apenas na Creative Cloud. Com ele, você pode começar seu trabalho em qualquer ferramenta conectada com a Creative Cloud, seja em app móvel ou desktop CC, e continuar em outra ferramenta e concluir o trabalho em seu software favorito no desktop CC.
Veja abaixo as novidades que a versão 2015 do Creative Cloud ganhou:
- Ao celebrar neste ano seu 25o. Aniversário, o Photoshop CC apresenta o Artboards, a melhor forma de registrar experiências do usuário entre vários dispositivos em um único documento Photoshop e rapidamente visualizá-las em qualquer dispositivo; um novo e elegante ambiente de trabalho focado nas necessidades de designers de website e usuários de apps móveis.
- O Lightroom CC e o Photoshop CC ganharam o novo recurso Dehaze, apresentado originalmente na MAX sneak em outubro de 2014. O Dehaze retira brumas e névoas das fotos, inclusive naquelas tomadas embaixo d’água, proporcionando imagens incrivelmente claras. É possível também inserir névoa em uma foto para efeito artístico.
- O Premiere Pro CC aumenta ainda mais sua liderança de mercado agregando o painel Lumetri Color, que permite grandes correções usando sliders intuitivos e outros controles simples; o Morph Cut torna mais fácil entregar conteúdo acabado de entrevistas, suavizando jump cuts de tomadas de locutores, criando uma sequência coesa e bem acabada.
- O After Effects CC agora traz o recurso Uninterrupted Preview que permite ajustar as propriedades de uma composição e até mesmo redimensionar painéis sem impactar o playback. O pioneiro Character Animator da Adobe dá vida a figuras em 2D usando uma webcam para acompanhar movimentos faciais, gravar diálogos e aplicar movimentos em tempo real sobre uma personagem pré-configurada.
- O Illustrator CC está 10 vezes mais rápido e 10 vezes mais preciso do que na CS6. Graças a potência proporcionada por formidáveis reforços em seu Mercury Performance Engine, os usuários podem fazer pan e zoom suavemente, sem atrasos. Com a nova ferramenta Chart (preview), os designers podem criar lindos gráficos customizados e compartilhá-los por meio da CC Libraries.
- O InDesign CC também foi beneficiado pelo aumento de desempenho do Mercury, com zoom, rolagem e paginação duas vezes mais rápidas em documentos complexos. A solução também permite aos usuários publicar e distribuir documentos com um único clique.
- O Dreamweaver CC tem agora nova capacidade reativa de web design que permite aos designers produzir rapidamente layouts e construir sites prontos para a produção que se adaptam a qualquer tamanho de tela.
- O Adobe Muse inclui agora acesso instantâneo a fontes premium do Typekit.