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19 dez, 2014

Acesso à Internet via celular cresce 65% em um ano no Brasil

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Segundo a “Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira”, encomendada ao Ibope pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o número de pessoas que declararam acessar a Internet pelo celular cresceu 65% no último ano.

De acordo com o levantamento, o número de entrevistados que informou se conectar à Internet por meio de telefone móvel subiu de 40% na pesquisa anterior para 66% na edição divulgada hoje.

O percentual de acesso via computador caiu de 84% para 71%; os entrevistados que informaram navegar pelos tablets caiu de 8% para 7%; e 1% não soube ou não quis responder.

Segundo o ministro da Comunicação Social, Thomas Traumann, o levantamento servirá de parâmetro para o governo decidir em quais meios de comunicação investirá mais recursos em publicidade. Para ele, é preciso analisar itens como horário nobre, conhecimento do meio e confiança. “Nós não podemos pegar números isolados, temos que fazer um balanço, analisar a penetração do conteúdo em cada meio. A função principal da pesquisa é, também, ajudar a nossa decisão de publicidade”, disse o ministro.

O estudo apontou que a Internet caiu uma posição em relação a 2013 e passou a ser o terceiro meio de comunicação mais acessado. Segundo o levantamento, 93% afirmaram usar a televisão; 46%, o rádio; e 42%, a Internet – o fato de o entrevistado mencionar um meio não exclui outro.

Ainda de acordo com a pesquisa, o número de entrevistados que disseram acessar a Internet diariamente subiu de 26% para 37%, enquanto o percentual daqueles que afirmaram não usar a rede caiu de 53% para 51%. Em média, os brasileiros que utilizam a Internet de segunda a sexta costumam ficar quatro horas e 59 minutos navegando na rede por dia. Quando questionados sobre o uso da rede nos fins de semana, os entrevistados disseram navegar, em média, quatro horas e 24 minutos a cada dia.

O levantamento mostrou ainda que, quando estão navegando na Internet, 31% dos entrevistados comem alguma coisa; 23% conversam com outra pessoa; 20% começam a usar o celular; e 18% assistem à TV.

A pesquisa também abordou os entrevistados sobre o nível de confiança nas notícias veiculadas na Internet. Eles foram questionados sobre a confiança no noticiário dos blogs, redes sociais e sites. Segundo a pesquisa, só foram questionados sobre esses níveis de confiança os entrevistados que disseram acessar a Internet. Confira:

  • Blogs
    Confia sempre: 5%
    Confia muitas vezes: 20%
    Confia poucas vezes: 28%
    Nunca confia: 21%
    Não sabe/não respondeu: 7%
  • Redes sociais
    Confia sempre: 5%
    Confia muitas vezes: 21%
    Confia poucas vezes: 51%
    Nunca confia: 20%
    Não sabe/não respondeu: 3%
  • Sites
    Confia sempre: 6%
    Confia muitas vezes: 24%
    Confia poucas vezes: 51%
    Nunca confia: 16%
    Não sabe/não respondeu: 3%

Outros destaques da pesquisa foram:

  • Os brasileiros passam mais tempo navegando na Internet do que na frente da TV. De acordo com o estudo, quem utiliza a web no Brasil fica conectado, em média, 4 horas e 59 minutos por dia, durante a semana, e 4 horas e 24 minutos por dia, nos fins de semana. Já a média de tempo vendo televisão é de 4 horas e 31 minutos nos dias de semana e de 4 horas e 14 minutos aos sábados e domingos.
  • De segunda a sexta, as mulheres assistem mais à televisão que os homens: elas passam, em média, quatro horas e 48 minutos em frente à TV, e eles, quatro horas e 12 minutos.
  • Os brasileiros de 16 a 25 anos assistem, em média, por semana, uma hora a menos de TV que as pessoas com mais de 65 anos.
  • O número de pessoas que ouve rádio todos os dias aumentou de 21% dos entrevistados, em 2013, para 30% neste ano; os brasileiros costumam ouvir rádio, em média, três horas e 42 minutos por semana entre segunda e sexta-feira.
  • Entre as redes sociais, as mais acessadas são Facebook (83%), WhatsApp (58%) e YouTube (17%); 6% dos entrevistados disseram não utilizar as redes sociais.
  • A TV NBR, canal oficial do governo federal, é desconhecida por 81% dos entrevistados.
  • O programa de rádio Voz do Brasil é conhecido por 57% dos entrevistados e, destes, 45% avaliaram o conteúdo do programa como “ótimo” ou “bom”; ao todo, 67% disseram que nunca ouvem a Voz do Brasil.
  • O Amapá é o estado onde a população mais assiste à televisão todos os dias (83%); o Rio Grande do Sul é a unidade da federação onde mais se ouve rádio diariamente (54%); e o Distrito Federal é o estado onde há o maior percentual de pessoas que acessam a Internet todos os dias (56%).

A pesquisa do Ibope ouviu 18.312 brasileiros entre 5 e 22 de novembro deste ano em 848 municípios. Foram a campo 300 pesquisadores, para aplicar um questionário com 85 perguntas.

Com informações de G1