DevSecOps

31 jul, 2014

70% dos aparelhos ligados à “Internet das Coisas” estão sujeitos a ataques

Publicidade

De acordo com uma pesquisa da HP Security Research, 70% dos aparelhos ligados à “Internet das Coisas” possuem falhas graves de segurança e estão sujeitos a ataques de hackers. Os testes analisaram os 10 tipos de aparelhos mais utilizados atualmente para esse tipo de uso, e foram encontradas 250 vulnerabilidades.

A “Internet das Coisas” é um conceito em desenvolvimento e consiste em uma rede de aparelhos usados no dia a dia ligada a uma base de dados e à Internet, permitindo a comunicação entre todos esses objetos. Entre eles estão carros, eletrodomésticos, smartphones e tablets.

internet-das-coisas

A HP Security Research analisou, durante três semanas, dispositivos como TVs, webcams, termostatos, controladores de sprinkler, hubs para controle de vários dispositivos, fechaduras, balanças alarmes e abridores de portas de garagem. A maioria tinha algum tipo de serviço de hospedagem na nuvem, e todos eram integrados com apps que permitiam o controle remoto por dispositivos móveis.

Em média, foram encontradas 25 falhas por dispositivo, totalizando 250 vulnerabilidades. Entre os erros encontrados estavam problemas de privacidade, autorizações insuficientes, falta de criptografia de transporte de dados, interface web insegura e softwares de proteção inadequados.

Dos aparelhos testados, 90% exigiam pelo menos uma informação pessoal, 70% usavam os serviços sem criptografia, permitindo identificação de dados em ataques, e 80% não pediam senhas seguras. Além disso, 60% deles não usavam criptografia para a atualização ou download de softwares, e o mesmo percentual levantou preocupações sobre a interface web (como sites de hospedagem na nuvem e apps), que seriam facialmente acessáveis por hackers

Segundo a empresa, para evitar ser pego de surpresa por programas e pessoas mal-intencionadas, é importante realizar alguns procedimentos, como revisão periódica de segurança do dispositivo e de todos os componentes associados. Também é fundamental atualizar sempre os softwares do produto, apontou a HP.

Com informações de Techtudo