Carreira Dev

2 mai, 2014

Acessos em banda larga no primeiro trimestre chegam a 145,6 milhões no Brasil

Publicidade

O Brasil encerrou o primeiro trimestre com 145,6 milhões de acessos em banda larga, o que representou um crescimento de 51% em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), nos últimos doze meses, 49,2 milhões de novos acessos foram ativados, num ritmo de ativação de 1,6 nova conexão por segundo.

A banda larga móvel, pelas redes de 3G e 4G, liderou a expansão dos acessos à Internet, chegando a 123,1 milhões de conexões em março, com 63% de crescimento em relação a março de 2013. Na banda larga móvel, 107,5 milhões foram de conexões de celulares, incluindo os smartphones, e 15,6 milhões foram terminais de dados, entre eles modems de acesso à Internet e chips de conexão máquina-máquina (M2M).

Na banda larga fixa, os acessos totalizaram 22,5 milhões em março. Desse total, 1,6 milhão de conexões foram ativadas nos últimos doze meses, com crescimento de 7,4% no período. A quantidade de acessos em banda larga fixa significa que 39% dos domicílios brasileiros urbanos possuem Internet de alta velocidade.

O aumento também aconteceu na cobertura das redes de banda larga móvel, ativada em 315 novos municípios nos últimos doze meses. No total, as redes de terceira geração estão instaladas em 3.648 municípios, onde moram 91% dos brasileiros. Segundo a Telebrasil, o 4G já conta com 2 milhões de acessos e chega a 99 cidades, que concentram 36% da população brasileira, superando em muito a meta de cobertura das 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

Com informações de Convergência Digital