Mobile

23 abr, 2014

Ideias para promover seu aplicativo mobile

Publicidade

Graças ao crescimento de smartphones e tablets, o mercado de aplicativos se tornou lucrativo, somando quase US$ 25 bilhões em 2013. Deixando de lado os lucros, um aplicativo ou é o negócio em si (caso for uma startup, por exemplo) ou pode ser um poderoso recurso para sua empresa, pois oferece uma maneira de aumentar o reconhecimento da marca, o engajamento de usuários e até mesmo as vendas. Há inúmeros benefícios em se ter aplicativos, porém para poder aproveitá-los da melhor forma, você precisa de um plano de marketing, pois se as pessoas não sabem que o seu aplicativo existe ou até mesmo onde encontrá-lo, como é que irão usá-lo?

Atualmente existem milhões de aplicativos por aí. Use estas dicas para criar maior visibilidade para o seu.

Otimize a busca na loja de aplicativos

Seja iTunes ou Google Play, as maiores lojas de aplicativos funcionam muito como os mecanismos de busca. Ambas tem recursos de buscas internos que as pessoas usam para encontrar o que estão procurando. Esses mecanismos utilizam algoritmos para determinar os resultados e rankings, então uma estratégia otimizada vai assegurar que os usuários encontrem facilmente o seu aplicativo. Por sorte, otimização de aplicativos é muito mais fácil que SEO. Basicamente, se você quiser usar palavras-chave relevantes, descrições e categorias quando submeter seu aplicativo às lojas, mantenha em mente como as pessoas usam os recursos de busca. Como no SEO, usar uma boa ferramenta de busca de palavras-chave pode ajudar a saber quais as melhores palavras usar.

Promova o compartilhamento nas redes sociais

As redes sociais são uma grande ferramenta para promover qualquer tipo de conteúdo, e aplicativos não são exceção. Se você já tem uma presença no Facebook, Twitter ou LinkedIn, então você já tem um canal de marketing que pode ser usado em sua vantagem. Fãs e seguidores podem te ajudar a alcançar uma audiência massiva simplesmente por compartilhar as novidades sobre o seu aplicativo com os amigos. O que é mais legal sobre as redes sociais é que você pode aproveitar de diversas maneiras. Poste o link do seu aplicativo em um tweet ou pague um post patrocinado para expandir seu alcance.  Seja orgânico ou pago, uma campanha de marketing social pode fazer maravilhas.

Use e-mail marketing 

Email é um dos melhores mecanismos de marketing existentes. Companhias ainda o usam para construir o reconhecimento da marca, aumentar vendas e para manter relacionamento com seus clientes. Para você, esta pode ser a melhor maneira de promover seu aplicativo. Aqui vão cinco passos de como o email marketing pode ajudar:

  1. Crie um boletim mensal ou bimestral promovendo atualizações do que está acontecendo na sua empresa;
  2. Instigue novos inscritos a se cadastrarem através das redes sociais, fóruns de discussões ou formas mais tradicionais;
  3. Anuncie o lançamento ou atualização do aplicativo por e-mail;
  4. Promova o lançamento do seu próximo aplicativo na sua mensagem;
  5. Mantenha os usuários atualizados sobre seu aplicativo e outras notícias relevantes através da comunicação regular por e-mail.

O e-mail é simplesmente um dos canais mais eficazes de marketing online.

Ofereça incentivos

Se o seu aplicativo é realmente útil, as pessoas irão baixá-lo e usá-lo. No entanto, oferecer algum incentivo aos usuários não faz mal algum. Tudo, desde códigos de desconto a downloads gratuitos de outros aplicativos podem ser o suficiente para fazer com que seus usuários se envolvam. Quando se trata de fazer campanhas nas plataformas das lojas de aplicativos, há muitas restrições, porém para fazer com que as pessoas visitem as lojas e comprem ou baixem o que estiver oferecendo, o céu é o limite. Pense em algo que as pessoas consideram útil e veja as respostas positivas surgirem.

Alavanque as avaliações

Como dono do aplicativo, avaliações são muito importantes para a sua estratégia de marketing.  Avaliações qualificam, pois elas saem direto da boca dos usuários. Esse retorno é crítico dentro e fora da loja de aplicativos, pois ele pode ajudar com a otimização e visibilidade do aplicativo, fazendo com que sua exposição seja muito maior para quem visita. Embora você queira que suas avaliações sejam genuínas, eu também recomendo usar incentivos para alavancar as avaliações. As pessoas podem ser esquecidas, ou não ter tempo naquele momento, então as lembre que vale a pena deixar uma avaliação.

Basicamente, você precisará de duas coisas funcionando para ter um aplicativo bem sucedido: um produto bem desenvolvido e uma ótima estratégia de marketing. O mercado é extremamente competitivo e está ficando cada vez mais a cada segundo. Sem esforços promocionais, seu aplicativo ficará coberto de poeira na prateleira dos fundos de uma loja que atrai milhões de downloads.

Fontes

http://appleinsider.com/articles/13/03/04/global-app-revenues-to-hit-25-billion-in-2013