Design & UX

27 out, 2014

Design responsivo ou apps? Sim!

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Em resposta ao artigo de Rory Dennis, publicado aqui no iMasters, “O design responsivo elimina a necessidade de um app?“, a resposta curta é NÃO. Mas se você veio aqui para uma resposta mais elaborada (espero que sim) aqui vai!

Antes, um aviso: em primeiro lugar, eu não conheço o sr. Dennis e não tenho nada contra ele ou sua empresa Amplience – “Amplience oferece uma plataforma de marketing de mídia rica e constrói sites de design responsivo”, embora eu ache que esse pequeno detalhe sobre a empresa dele seja de interesse do leitor antes de começar a ler sua “opinião”, especialmente sobre o tema do design responsivo. Isso foi deixado de fora da tradução do texto nos dois sites onde o li. Quanto a mim, trabalho como designer em uma grande empresa no setor de mobile e tenho longa experiência em web em geral, principalmente nas 3 áreas referentes a mobile – site mobile, site responsivo e aplicativos.

Sim, o comércio mobile está crescendo e agitando o mercado de varejo. Concordo com a premissa do autor de que talvez seja a hora de capitalizar com e-commerce nessa área. Existe uma tendência global de expansão, e definitivamente vejo que as empresas com uma boa estratégia mobile estão começando a colher bons frutos. Mas nada disso aconteceu de uma hora pra outra.

Apps existem desde o lançamento do iOS 2, em julho de 2008 e, desde então, você tem a oportunidade de construir qualquer coisa que sua imaginação, os SDKs da Apple e do Google e seus respectivos termos de serviço permitam. Quanto ao design responsivo, o termo foi lançado em torno de 2010, e definitivamente mudou a forma como a maioria dos designers constrói sites. Mas aqui vai o ponto que eu não compreendo no artigo mencionado. A comparação e a correlação entre os dois.

Primeiro de tudo, aplicativos são produtos, construídos e enviados para uma distribuidora de onde podem ser baixados e instalados. Design responsivo, por outro lado, é uma técnica, uma de muitas que existem para construir sites (que podem funcionar em mobile). O que design responsivo ou RWD definitivamente não são é algo que você pode espalhar em seu site, seja ele um site informativo, um aplicativo ou um e-commerce para transformá-lo em um site feito para mobile. Design responsivo é um jargão da moda, e a nossa comunidade de web adora jargões. Mas a verdade é que nem app, nem RWD resolverão os seus problemas.

O artigo original não oferece bons dados sobre o porquê de escolher apps ou design responsivo. Para ser justo, não existem muitos dados sobre o assunto, especialmente devido à falta de correlação entre os dois. Porém, empiricamente, pode-se observar que as grandes empresas tendem a não ignorar qualquer canal de distribuição disponível. Se couber no orçamento, é capaz e até provável se encontrar um aplicativo e um site para celular, ambos construídos pela mesma empresa para servir o mesmo público.

Leve em consideração a Amazon, por exemplo. Ela tem um app de e-commerce para iOS, um para Android e um site móvel que servem os mesmos produtos para o mesmo público. Por quê? Pode ser porque o mercado mobile ainda está crescendo, se estabilizando e ela está medindo a temperatura, vendo onde vai alcançar o melhor resultado, pode ser porque não há restrições orçamentais ou ainda porque ela simplesmente quer estar disponível onde quer que seus clientes estejam. Assim como a Coca-Cola faz no mercado não-virtual, onde eles dizem que querem oferecer Coca-cola em todos os tamanhos possíveis só para ter certeza de cobrir todos os desejos e preços que o cliente deseja, ter um aplicativo e um site para celular faz o mesmo no mundo da web. É o que chamamos de “cobrir as bases”.

Você notou no último parágrafo sobre a Amazon que eu não mencionei design responsivo uma vez sequer? Você sabe por quê? Porque a Amazon não usa design responsivo. E como eu disse antes, design responsivo não é uma cura para todos os seus problemas em mobile. É uma técnica. Existem outras técnicas para atingir a mesma finalidade, e o uso delas depende das necessidades específicas do seu projeto. O que acho desnecessário e até mesmo inaceitável é esse tipo de artigo, onde se comparam maçãs com bananas e onde somos obrigados a engolir opiniões tendenciosas de empresas como se fosse a verdade única ou conhecimento irrefutável de “experts”. Então, tomem cuidado com o que publicam, republicam e especialmente com o que vocês leem por aí. E por aqui também, vale a pena sempre checar a fonte da informação e aceitar conselhos com cautela.

Para concluir, posso dizer que para obter resultados para o seu negócio na área de mobile, você deve usar o bom senso. O melhor ponto de partida é uma estratégia, na qual você define direito o seu orçamento, se pode pagar pelo desenvolvimento de um aplicativo ou não, se quer um redesign completo de seu site seguindo a teoria de mobile first ou não, se design responsivo é importante ou necessário para seu projeto ou talvez desempenho e performance são os fatores o que realmente vão fazer a diferença com o seu público. Só então você vai poder servir ao seu cliente final a melhor experiência possível, dentro das limitações da sua empresa ou projeto, seja ele de grande ou pequena escala. E aí, sim, estará pronto para desfrutar de todo o crescimento do comércio de mobile que tanto se fala por aí.