Aviso: este artigo, é uma extensão do Mozinar “Standing Out in the Sea Of Apps: Building an Audience of Fans for Your Mobile App’s Success” e abrange questões da plateia. Você pode assistir ao Mozinar gravado aqui!
Mobile. A própria palavra faz alguns de nós estremecer atualmente. Onde quer que você olhe no mundo do marketing, você vê sinais disso – mobile isso, mobile aquilo… Sou só eu, ou é um pouco exagero?
Às vezes, eu sinto que estamos levando a ideia de mobile ao limite. Mas então eu analiso os números:
- Existem atualmente “só” 750 mil aplicativos apenas na App Store.
- Esses aplicativos têm mais de 40 bilhões de downloads.
- Existe um bilhão smartphones no mundo, e esse número está aumentando.
Existe mais de bilhão de consumidores à procura de informações em seus dispositivos móveis, e você sabe o que funciona quando os consumidores estão à procura de informações? Inbound marketing.
Neste artigo, quero compartilhar as três dicas mais importantes e eficazes de inbound marketing que os profissionais de marketing de aplicativos podem usar para começar a mexer com o mundo mobile.
Inbound marketing ganha em mobile
A oportunidade de se conectar profundamente com os consumidores por meio de inbound marketing nunca foi maior do que é hoje, e o mobile está impulsionando uma grande quantidade do crescimento. Quando se trata de aplicativos, tudo que você precisa saber é o seguinte: eles já superaram a web quando se trata de tempo gasto pelo consumidor, e estão perdendo só para o tempo gasto assistindo à televisão.
O segredo é este: poucas empresas estão aproveitando esse espaço. Estamos em 2013, mas no mundo dos aplicativos móveis é como se voltássemos novamente a 2001.
Os desenvolvedores de aplicativos e suas audiências precisam de ajuda com a aquisição de clientes de forma rentável, e não focar apenas nas métricas fúteis, como o número de downloads. É aí que vem o de inbound marketing.
O inbound marketing na web ganhou maturidade e cresceu muito ao longo dos últimos anos. Podemos aprender muito com o nosso passado e aplicá-lo para o nosso futuro (ou seja, podemos pegar o que sabemos e aplicar no mobile marketing). Logo abaixo estão três estratégias de inbound marketing para aplicativos móveis simples que estão proporcionando resultados absolutamente incríveis.
1. Seja social
A essa altura, todos nós devemos entender a importância do social para qualquer boa estratégia de marketing. No entanto, quando se trata de mobile, social é apenas o que fazemos como seres humanos. Nós enviamos mensagens de texto e e-mails como loucos. Pegamos ônibus e verificamos o Facebook. Postamos no Instagram nossos almoços e tuitamos as nossas observações aleatórias enquanto esperamos na fila do banco.
Atualmente, ser mobile é ser social. Isso significa que social é um local perfeito para conversas sobre as ofertas de seu aplicativo móvel. Vamos dar uma olhada em dois dos líderes do universo social e como eles podem ser usados para propósitos mobile.
Um tempo atrás, a Nike fez uma experiência focada no Twitter para introduzir um novo aplicativo móvel que tinha criado. Eles compartilharam proativamente seu conteúdo e o aplicativo com os prováveis consumidores que estavam compartilhando suas atividades esportivas no Twitter. Os resultados os surpreenderam. Sua experiência de duas semanas resultou:
- Mais de três cliques por tweet enviado
- A duplicação das avaliações positivas e dos review na app store para o aplicativo
- Tantos downloads na campanha no Twitter quanto no maior canal pago que eles tinham
Embora a Nike seja uma grande empresa, os resultados de sua campanha foram fascinantes em qualquer aspecto. A última parte é a mais interessante: eles receberam muitos downloads de seu “experimento social”, já que fizeram por meio do seu maior canal pago. O ROI foi extraordinário.
É impossível falar sobre o cenário social sem falar do Facebook. Ele pode ser extremamente importante para dispositivos móveis. Para certas categorias de aplicativos (filmes, TV, jogos, notícias, e outros), a conexão com o Facebook leva a um grande aumento na receita e à participação dos usuários. Dê uma olhada nos dados de alguns dos aplicativos mais populares que integraram um login do Facebook.
O Facebook não é necessariamente a melhor opção para todos os desenvolvedores de aplicativos, mas quando é bem feita, é claro que a integração do Facebook em seu app pode realmente melhorar seus resultados.
2. Conte a sua própria história
Os consumidores geralmente navegam e pesquisam por aplicativos dentro da loja de aplicativos. Como tal, é absolutamente crucial garantir que você otimizou sua presença na loja de aplicativos. Ser descoberto por um grande público de clientes interessados pode ser tão simples como:
- Selecionar o nome correto
- Investir em um ícone atraente e memorável
- Experimentar com categorias e palavras-chave, e
- Testar e otimizar a descrição do seu aplicativo (prova social na própria descrição faz maravilhas – dê uma olhada na descrição do aplicativo SignNow)
Você precisa ter sua presença na app store e também torná-la mais um canal para contar a história de seu aplicativo. A maioria dos desenvolvedores de aplicativos disfarça vários detalhes importantes que podem afetar os downloads de um app. É importante não deixar que a loja de aplicativos conte a história do seu aplicativo por você. Ao fazer isso, você perderá uma grande oportunidade de marketing.
A app store é apenas um lugar para contar a sua história. A utilização do seu site e outros canais para compartilhar o porquê de as pessoas utilizarem seu aplicativo e os problemas que você está resolvendo é um método cada vez mais poderoso de possibilitar a descoberta do app, e também faz com que o seu aplicativo pareça mais “humano”.
Devido ao fato de os aplicativos serem tão excepcionais em fornecer soluções orientadas a tarefas em pequenos pacotes de consumo, jornalistas e blogueiros estão procurando muito por aplicativos que possam compartilhar com seu público. Os maiores blogs de tecnologia e sites de avaliação de aplicativos conduzem rotineiramente tantas instalações quanto um recurso na app store. Aproveite o tempo para produzir conteúdo e informação que atrairá jornalistas e para compartilhar sua história com detalhes o suficiente para que eles descubram o seu aplicativo e queiram aprender mais. Para um bom exemplo, dê uma olhada em como uma pequena equipe por atrás do Chewsy, que ofereceu sua história e a viu publicada em veículos como a Forbes. Com isso, é provável que seus downloads vão aumentar.
3. Conquiste sua audiência de fãs desde o primeiro dia
Deve ficar claro que você quer ter a sua história e contá-la na app store e em outros lugares. No entanto, existe outro caminho mais poderoso – conseguir que seus clientes falem bem de você. Isso não é apenas pessoalmente gratificante (nada melhor do que ouvir de um cliente que você desenvolveu algo que o encanta), mas a propaganda boca a boca é extremamente eficaz. Estudos sobre consumidores continuam mostrando que as recomendações das pessoas que conhecemos são mais confiáveis para a média dos consumidores.
Agora, como você faz para que seus fãs contem para os seus amigos e digam coisas boas em público?
Para muitas empresas de web, esse é um desafio incrível, porque não existe fonte centralizada para os clientes compartilharem seus pensamentos. Para aplicativos móveis, esse não é o caso – as app stores te oferecem um grande espaço para isso na forma das notas e seções de reviews.
Mas como é que os consumidores chegam à app store para fazer um review do seu aplicativo? Apesar da existência de espaços de simples de opinião/compartilhamento, a maioria dos clientes não fala. Na verdade, parece que menos de 0,1% dos downloads resulta em uma nota ou crítica na app store. A maioria dos consumidores precisa de um empurrão – um lembrete de que eles podem compartilhar seus pensamentos e suas opiniões.
É por isso que você precisa ser proativo e se conectar com seus clientes desde o primeiro dia. Se seu aplicativo tem um retorno do público, significa que existem pessoas que são fãs do que você construiu. Esses clientes são altamente propensos a compartilhar seus fãs com o mundo, se você facilitar para que eles façam isso.
A coisa maravilhosa sobre o desenvolvimento de aplicativos é que você pode usá-los como um canal direto para conversar com seus clientes. Alcançar os seus maiores fãs dentro do seu aplicativo e se conectar mais profundamente com eles são uma poderosa estratégia para aumentar a fidelidade do cliente e a motivação de um grupo de evangelistas.
Conectar-se com o sua audiência de fãs certamente aumenta o número de clientes que deixam ótimas críticas sobre seus aplicativos, mas é mais do que apenas opiniões. É sobre o reconhecimento de que andamos com nossos smartphones durante todo o dia.
Quando damos uma olhada no nosso telefone em uma reunião ou no jantar, estamos no meio de outros, apresentando a eles aplicativos que amamos. Ao se comunicar intimamente com sua base de clientes, você pode mudar maciçamente a sua consciência e baixar trajetória. Nós conversamos com um número de desenvolvedores que podem mapear geograficamente sua adoção. Boca a boca, no mundo real, é um canal importante de entrada para dispositivos móveis que cada desenvolvedor de aplicativo pode influenciar de forma significativa.
Como este anúncio da Microsoft de alguns anos atrás desconfortavelmente nos lembrou – estamos viciados em nossos telefones.
Então, mobile
… é um termo sobre o qual nós todos vamos ouvir muito nos próximos anos. Tão grande e tão rápido quanto essa oportunidade está crescendo, a indústria de aplicativos móveis está na sua infância e pode se beneficiar da experiência de qualquer grande profissional de inbound marketing.
Um foco simples e consistente em:
- Ser social
- Contar a sua história de forma eficaz, e
- Capacitar seus clientes para compartilhar suas histórias sobre você
… vai gerar lucros a longo prazo.
Quando se trata de aplicativos móveis, o inbound marketing se parece muito com a indústria que todos nós aprendemos a amar. Ofereça informações de valor para seu público-alvo e colha os frutos dos canais de construção de aquisição de clientes que aumentam a eficiência ao longo do tempo.
***
Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Publicado originalmente em http://www.seomoz.org/blog/top-three-inbound-marketing-strategies-for-mobile-apps