Marketing Digital

8 jun, 2016

YouTube para negócios em marketing digital

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Muitas pessoas têm dúvidas se é possível montar uma estratégia de YouTube para negócios em marketing digital. Hoje eu vou mostrar que tem, sim.

Mas antes de falarmos das possibilidades do YouTube para negócios em marketing digital, vamos falar um pouco de números:

  • 70% dos computadores do mundo acessam o Youtube;
  • O Youtube já superou a marca de mais de 3 bilhões de visualizações diárias;
  • 8 em cada 10 usuários de internet no Brasil acessam o Youtube;
  • Até 2017, os vídeos responderão por 69% do tráfego da internet.

Isso significa que o vídeo não é uma promessa para o futuro, mas já é uma ótima maneira (se não a melhor) de produzir seus conteúdos. E se você ainda não começou a pensar em estratégias para alavancar seu negócio por meio do YouTube, já chegou a hora de pensar nisso.

Mas por quê?

Os vídeos são mais dinâmicos

Primeiramente, como o mundo está cada vez mais “a mil”, conteúdo dinâmicos estão ganhando espaço. A necessidade de aprender em menos tempo torna-se necessária, porque em um vídeo você consegue explicar algo muito melhor e muito mais rápido do que em um texto, por exemplo – e isso não sou eu quem diz, mas já é provado que 93% da comunicação não é verbal (isso significa que em um texto se perde 93% de chance de passar o que queria transmitir).

Vídeos são, na minha opinião, as iscas digitais

Como citei acima, é no vídeo que você consegue uma melhor comunicação. Mas vai além disso; com vídeo você consegue se tornar mais pessoal para sua audiência. É comum alguns passarem a imitar você, a forma que gesticula, que se expressa.

A questão é que com vídeos você desperta mais sentimento de empatia com sua audiência, gerando mais confiança e credibilidade.

Use depoimentos (prova social)

Um dos melhores gatilhos mentais que existe é a prova social. E não há maneira melhor de aplicá-la do que em um vídeo de depoimento de um ex-cliente satisfeito. Se você trabalhar para conseguir depoimentos em vídeos de ex-clientes e colocá-los em sua estratégia de marketing, tenho certeza que sua conversão irá aumentar.

8 passos para fazer uma boa estratégia de YouTube para negócios em marketing digital

  1. Primeira coisa é pensar nas palavras-chaves que usará em seus vídeos. Pode fazer isso utilizando o planejador de palavras-chaves do Google;
  2. Quando realizar a pesquisa, pesquise temos parecidos. Quando encontrar uma busca igual ou maior do que 300, vá ao passo seguinte;
  3. Agora deve ir ao YouTube e fazer a exata busca para essa palavra-chave. Observe quais são os 3 primeiros resultados e veja se o SEO deles então bem feitos;
  4. Caso esses 3 primeiros resultados estejam muito bem estabelecidos, e com SEO bom, prefira procurar outro termo ou pular para outro assunto;
  5. Mas, se pelo contrário, perceber que SEO eles é bem ruim, continue seu trabalho;
  6. Nesse passo, comece a criação do conteúdo em vídeo. Você pode editar ou não, colocar legendas, enfim, dar aquela enfeitada. Mas muito importante: trabalhe a arte da miniatura do seu vídeo. O YouTube dá a opção de vocês escolher uma miniatura personalizada para seu vídeo (que você mesmo pode fazer) ou usar um frame (pedaço) do seu próprio vídeo. Prefira a miniatura personalizada;
  7. Daí suba o vídeo para o YouTube e faça o trabalho de posicionamento para vídeos;
  8. Depois, comece o trabalho de divulgação desse vídeo até que ele alcance pelo menos 301 visualização.

Esses são os motivos para começar a trabalhar com vídeo. E de quebra, passei para você o método para posicioná-los bem no YouTube.