Marketing Digital

22 out, 2014

O call to action perfeito – Como criar um design que gere cliques? – Parte 04

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Encerrando a série sobre call to actions, vamos pensar no último quesito a ser considerado na hora de criar seu CTA.

O design é o que deve responder à pergunta: onde eu assino?

Seu visitante nunca deveria ter que procurar pelo call to action. Ele deve ser claro. Independente dos elementos visuais, iluminação ou formato que você use, o importante é que ele seja facilmente compreendido, e motive o potencial cliente a converter.

Vamos analisar 3 técnicas de design que farão com que os clientes cliquem:

Aponte na direção certa

Como você faz para que alguém olhe exatamente para onde você quer? Você aponta, certo? É por isso que um sinal que aponte para determinada direção – a direção do seu CTA – pode ser muito útil na obtenção de cliques, e existem diferentes formas de fazer isso.

Você pode reproduzir uma das famosas placas de neon dos cassinos de Las Vegas em sua página, apontando para o seu CTA. Sem dúvida atrairá a atenção do seu visitante, mas pode ser um pouco agressivo demais.

Uma alternativa é utilizar a imagem de uma pessoa olhando para o CTA, o que é extremamente eficiente para conduzir o olhar do visitante. É uma opção mais sutil, que trabalha com o subconsciente, mas que por outro lado significa utilizar imagens, o que possui efeitos no layout de toda a página.

Optar por um caminho mais explícito ou mais sutil depende exclusivamente dos seus objetivos para a página e do seu produto.

Mostre onde clicar

É um aspecto básico, mas vale ressaltar: seu botão tem que parecer “clicável”. O design, texto, posição e cor do CTA podem ser perfeitos, mas se o visitante não tiver certeza de onde clicar, ele simplesmente não clica.

O uso de efeitos 3D, sombreamento, gradiente e bordas não só atrai o olhar, mas também encoraja a reação que você espera. Utilizar animação quando o cursor estiver sobre o botão também tem um efeito positivo. Utilize as boas práticas e não deixe o CTA parecido com outros elementos importantes da página.

Deixe um espaço em branco

Um certo espaço em branco em volta do botão CTA é uma forma de garantir que ele se destaque na página, especialmente quando ela possui outros elementos que também requerem atenção.

No entanto, é necessária certa moderação. Quanto mais espaço em branco entre o CTA e os elementos que o cercam, mais desconectado da página ele se torna. É preciso encontrar um equilíbrio entre esses dois pontos, de forma que o espaço em branco destaque e atraia atenção para o CTA, mas não o exclua do contexto do restante da página.

Bem como com todos os outros elementos que contribuem com um CTA eficiente, é importante testar e escolher um design que se adeque à sua identidade, sua página e seus objetivos.

Esse assunto conclui nossa série sobre a elaboração do call to action perfeito, e eu espero ter lhe ajudado na criação deste elemento da sua página/e-mail.