Marketing Digital

21 fev, 2014

7 dicas para desenvolver um excelente conteúdo para sua estratégia de e-mail marketing

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O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para trabalhar brand awareness, relacionamento e até mesmo conversões em vendas quando o conteúdo das campanhas é interessante e relevante para seus leitores. Produzir campanhas dessa forma é um grande desafio, em especial para as empresas que possuem envio de e-mails semanais e até mesmo diários. Mas um conteúdo bem desenvolvido pode ser o grande diferencial entre o sucesso e o fracasso nas conversões das ações de e-mail marketing de sua empresa.

Afinal, de nada adianta conquistar boas taxas de abertura caso os leitores não estejam interagindo com sua empresa ao ler o e-mail. Para ajudá-lo nesta empreitada, selecionamos 7 dicas para desenvolver um excelente conteúdo para as suas ações:

Entregue valor

Os consumidores apenas se inscrevem para newsletters de empresas ou se interessam em abrir as mensagens enviadas por sua empresa quando esperam receber informações que irão ajudá-los de alguma forma. Essa ajuda pode ser a solução para um problema, dicas úteis, informações relevantes para o dia a dia ou negócios, produtos e serviços inovadores, entre outros.

Procure formas de enviar mensagens que informem algo que seus clientes ainda não sabem ou que ofereça novos pontos de vista sobre questões que já foram abordadas anteriormente.

Foco no público-alvo

Para conseguir compreender melhor o que seu público espera das mensagens, é preciso conhecê-lo em profundidade. Após traçar um perfil detalhado dos clientes que deverão ser atingidos pela campanha e segmentá-los em grupos, desenvolva um conteúdo voltado para suas expectativas e necessidades.

Lembre-se que os leitores não querem saber apenas sobre o dia a dia da sua empresa, como premiações recebidas e mudanças na estrutura organizacional, a não ser que essa informação possa ser útil de alguma forma.

Segmente sua lista de e-mails

Não se esqueça que, cada vez mais, os consumidores possuem autonomia para selecionar apenas as informações que lhe interessam ao navegar na internet.

Por isso, desenvolva conteúdo personalizado para perfis diferentes de leitores, levando em consideração as informações que você já possui sobre eles, como faixa etária, sexo, renda, compras realizadas, valor médio gasto e interesses.

Pense fora da caixa

Para produzir conteúdo realmente interessante e relevante para seu público-alvo, será preciso exercitar a criatividade e sair do lugar comum.

Explore todos os formatos que a internet disponibiliza, usando vídeos, imagens, infográficos, podcasts e entrevistas. Sempre que um e-mail marketing tiver algum conteúdo fora do padrão, o leitor estará mais propenso a se interessar pela mensagem e interagir com ela.

Uma boa forma de otimizar os resultados de experimentos no conteúdo são os testes A/B, que permitem o envio de e-mails diferentes para uma pequena parcela da sua base. Após verificar qual conteúdo trouxe melhores resultados, é possível enviar a mensagem vencedora para o restante da lista de contatos.

Atende-se ao timing

Aproveitar o momento em que o leitor se encontra, ou de algum acontecimento recente,  é uma das maneiras mais eficientes de melhorar o resultado das campanhas de e-mail marketing. Feriados, datas comemorativas e outras ações sazonais são oportunidades interessantes para atrair a atenção dos clientes para situações em que eles se encontram mais propensos a se interessarem por determinados produtos e serviços.

Sabemos que muitas empresas já adotam essa estratégia, o que pode causar um entupimento de caixas de entrada com e-mails similares. No entanto, sua empresa não pode ficar de fora dessas ações, pois elas podem trazer resultados surpreendentes caso o conteúdo apresentado seja relevante e diferenciado. Por isso, invista na criatividade para se sobressair aos demais.

Fique de olho na concorrência

Para garantir que seu conteúdo seja exclusivo, é fundamental manter os olhos na concorrência. Não se esqueça que é bem provável que eles também estejam monitorando seus envios de e-mail marketing.

Avalie as campanhas de seus concorrentes periodicamente. Verifique se o seu conteúdo está aquém dos demais e se as informações enviadas por eles podem te inspirar a fazer envios melhores e mais interessantes.

Use o feedback como inteligência competitiva

Quando o conteúdo da campanha não está trazendo os resultados esperados em taxas de abertura e cliques, é preciso entender melhor o comportamento de seus clientes. Faça pesquisas para compreender o que os leitores querem saber e como desejam receber as informações. Os dados obtidos a partir de feedbacks são fundamentais para melhor o conteúdo das suas campanhas de e-mail marketing.

E aí, sua empresa já investe em estratégias de conteúdo para as campanhas de e-mail marketing?