Marketing Digital

25 fev, 2014

Trade ou Shopper Marketing, eis a questão!

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Trabalhar com marketing não é nada fácil. Marketing de varejo, então? Nem se fala!

A cada dia, nós, consumidores, estamos mais atentos e ligados a um volume de informações que só tende a crescer e, então, somos mais exigentes, pesquisamos mais, não compramos por impulso e sequer nos deixamos ser influenciados por descrições de produtos amistosas prometendo milagrosamente a resolução dos nossos problemas.

Para continuar na disputa da prateleira, seja ela online ou não, é imprescindível entender de pessoas e do consumidor. Até aqui você está cansado de saber, porém “entender”, a cada dia, significa ir mais além, a níveis cada vez mais avançados.

A estratégia de Trade Marketing tem como objetivo geral desenvolver relacionamento entre indústria e canais de venda (varejista), identificando preferências e hábitos dos consumidores para que, dessa forma, possa orientar quais canais deverão ser utilizados, que produtos poderão ser oferecidos e serão adequados para atender às necessidades desse consumidor final.

Essa prática aumenta a relação de confiança entre as partes, proporcionando troca de informações valiosas que agregam valor à marca e, o principal, desvincula a ideia de que o preço é o único fator decisivo de compra, pois apresenta seus benefícios e vantagens de forma clara. Além disso, o Trade Marketing tenta evitar a centralização de vendas de produtos em um único grupo de consumidores, tornando-se uma ferramenta valiosa para fidelizar clientes.

No entanto, ao se deparar com um consumidor muito mais exigente e informado, nasceu a necessidade de se criar uma área totalmente específica para identificar seus desejos e preferências no momento da compra – e, então, surgiu o Shopper Marketing, que, aliado ao Trade, é uma possível evolução que não só identifica, mas também compreende como as pessoas pensam e agem no momento decisivo da compra e qual a melhor maneira de oferecer uma incrível experiência durante a aquisição do produto e até mesmo do serviço. E quando se trata do varejo online, isso fica mais evidenciado, já que as escolhas estão a um clique ou a uma aba de distância e existem diversas formas de o cliente “perder o foco” na hora da compra.

Diferente do consumidor comum de que falávamos em Trade Marketing, o Shopper é aquele cliente que pensa, pondera, interage, avalia e decide a compra – e, por sua vez, recebe uma influência diferente no ponto de venda. Ele leva em consideração todos os aspectos relativos à imagem da marca no mercado, além de valorizar muito o relacionamento e a exclusividade, afinal, o Shopper está a todo momento pesquisando sobre sua empresa e todos os seus concorrentes nas redes sociais, ou seja, conhecer e aplicar essa estratégia ajuda a preservar e a fortalecer valores intangíveis da marca que são fundamentais para se aproximar desse cliente com uma comunicação clara e objetiva.

Em linhas gerais, aplicar essa estratégia é influenciar o cliente antes e durante a compra, tendo como premissa que conquistar a mente e o coração de um Shopper é a alternativa mais indicada para aumentar as vendas do seu e-commerce e fidelizar evangelizadores da sua marca de uma forma totalmente assertiva.