Marketing Digital

24 mar, 2014

O almoço grátis no Facebook acabou. As fanpages têm seus dias contados!

Publicidade

Quem trabalha com Mídias Sociais e analisa o que acontece com seu conteúdo, percebeu nos últimos meses uma diminuição drástica de acessos em sites vindos de publicações em Fanpages e de interações nestes posts. Até então o Facebook deu diversas desculpas, de Edgerank a conteúdo que não é qualificado. Tudo foi dito pela equipe de Mark Zuckerberg e muitos dos profissionais digitais engoliram, mesmo um pouco desconfiados.

O Facebook não está mais entregando o conteúdo como entregava antes

Segundo o site gawker.com, uma fonte confiável de dentro da rede social confirmou que o Facebook está trabalhando para cortar o alcance orgânico e entregar apenas 2% do conteúdo gerado. Resumindo: se você tem uma Fanpage da sua empresa, projeto ou banda, separe aquela graninha para investir em novos fãs e, principalmente, para impulsionar posts para que seus fãs possam receber as publicações.

Então, quem se dá mal nessa mudança são só as grandes empresas?

Na verdade, todo mundo se ferra. Atualmente o Guaraná Antarctica tem cerca de 17 milhões de fãs; se 2% do seu conteúdo for entregue no orgânico, apenas 34 mil pessoas receberão seus posts. Ok, 34 mil ainda é gente pra caramba. Mas imagine uma Fanpage com 20 mil fãs, apenas 100 pessoas irão receber o conteúdo.

Como resolver esse problema?

Pagando para ter mais atenção. Se você quer audiência e interação em seus posts, vai ter que investir uma grana em Facebook ads.

Isso é um absurdo, como pode….

Calma, calma. Não fique tão bravo assim. Temos que lembrar que o Facebook é uma empresa e necessita ter lucro. A rede social criada por Mark não é uma instituição de caridade. O cadastro de perfil feito no Facebook é grátis e sempre será, como eles mesmos dizem. Mas nunca citaram nada sobre FanPages.

É a vida!