Marketing Digital

22 jan, 2014

Já ouviu falar de Social Media SEO?

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As redes sociais não servem somente para compartilhar os conteúdos que você mais gosta. Também impactam positivamente no ranking das páginas do seu website. Aprenda mais sobre como o social media influencia no posicionamento web do seu site ao ler o artigo a seguir.

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Da mesma forma que no mundo real, no mundo virtual nem tudo é branco e preto, sendo este definido por nuances, diversidades e situações mistas. Situações que mesmo que pareçam opostas, são na verdade complementares entre si. Vejamos isso com um pouco mais de profundidade.

Social media: o aliado perfeito para seu website

O surgimento do social media gerou polêmica e temores em alguns setores. Por exemplo, há um tempo se falava que as redes sociais tirariam o trono do e-mail marketing, fazendo com que este desapareça. Mas na verdade, ambas ferramentas terminaram se integrando e enriquecendo nossos esforços de comunicação.

Ao contrário do que também se pensava, as redes sociais e o posicionamento do nosso website nos buscadores também são duas atividades que funcionam de maneiras diferentes, mas são dois trilhos de uma mesma faixa.

Ultimamente comprovou-se que nossa atividade social, os links que compartilhamos por Twitter, Facebook, Google +, LinkedIn entre outros, não só nos fornece exposição como também influencia nos rankings de tais páginas web nos buscadores como Google. Este processo é chamado de Social SEO.

De qual forma se impacta o Social SEO?

Aumenta a visibilidade

Compartilhar novos links com conteúdo relevante em qualquer das redes sociais onde nos conectamos com o nosso mercado objetivo faz deles visíveis e estimula o público a interagir com a gente.

Acelera a indexação

A exposição social através de tweets, likes, +1, influencia na velocidade com que o Google indexa tal link, ou seja, registra e assim começa aparecer nos resultados de pesquisa relacionados.

Melhora o posicionamento web (SEO)

Algumas das redes sociais possuem incidência direta no posicionamento web do nosso site. Por exemplo Pinterest e Google + fornecem links follow.

Isso basicamente indica ao Google que este deve seguir/considerar tal link no momento de analisar as páginas do nosso website, assim como também as que apontam para a mesma e impactam diretamente em nossa posição nos resultados de pesquisa.

Por sua vez, a quantidade de seguidores que tenhamos e as pessoas que compartilham nosso conteúdo também são indicadores positivos para o Google.

Os links nofollow não servem? Claro que sim! Mesmo que não tenham incidência direta no nosso ranking, tais links vão afetar a autoridade do nosso website, favorecer a indexação de tal página e aumentar sua visibilidade ante nosso público.

Além disso, os sites que mantêm um equilíbrio entre links follow e nofollow são vistos com melhores olhos que aqueles que estão obcecados por obter somente links follow.

Chaves que devemos ter em conta para uma estratégia Social SEO

Pensamento estratégico

Antes de tudo, suas ações de Social SEO devem ser projetadas de forma estratégica. Estabeleça um procedimento sistemático que seja compartilhado por todos os membros da organização, regulado pelas pessoas encarregadas pela comunicação online e monitorado pela equipe de marketing online para medir os resultados. Certifique-se também de utilizar o tom adequado com sua imagem corporativa e de analisar o momento ideal para compartilhar tal conteúdo.

Compartilhe, compartilhe e não deixe de compartilhar

Você publicou um novo post no seu blog ou uma nova página no seu website? Compartilhe-os com a sua comunidade no Twitter, Facebook, Google+ e LinkedIn. Se inclue imagens atrativas, compartilhe-as no Pinterest. Certifique-se de que seja relevante, use o tom e o timing adequados a cada rede social e estimule a interação com o público.

Olhe para o todo

Não fique obcecado. Como falamos antes, o Social SEO deve ser projetado como só uma parte do processo. Não substitua, mas sim complemente as demais ações que conformam sua estratégia de marketing e comunicação online. Procure integrar com o resto das tarefas e assim você terá excelentes resultados!

Agora você já está preparado para colocar em prática esses conselhos. Você já implementou o Social SEO como parte de sua estratégia? Conta pra mim qual foi o resultado!