Marketing Digital

24 set, 2013

Como usar dados do Twitter para um alcance realmente direcionado

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Olá! Faz um tempo desde que eu escrevi para o Moz Blog (e como eu senti falta), mas como um grande agradecimento à equipe Moz por uma fantástica MozCon, eu pensei que pudesse escrever sobre minha apresentação.

A MozCon 2013 foi a maior, melhor e mais emocionante até o momento. É muito bom conhecer tanta gente boa, e eu estou sempre fico com um monte de ideias para implementar quando volto para o escritório.

Divulgação está ficando mais difícil

Ao longo dos anos, vem ficando cada vez mais difícil encontrar sites e as perspectivas de ligação usando divulgação clássica e pós consultas de clientes no Google. Eu acho que talvez webmasters como um todo estão muito cegos para o estilo de divulgação “nós adoraríamos escrever para você”, e também acho que os sites que tendem a classificar no Google as queries podem ser de qualidade inferior (não sempre, claro, mas há uma abundância de sites ruins lá fora convidando visitantes a postar. Você já os viu, eu vi, e eu realmente não quero um link deles!).

Minha apresentação na MozCon foi chamada de “Really Targeted Outreach”, e eu analisei um método alternativo para encontrar sites que o nosso público alvo pode compartilhar no Twitter. Com esses dados, você pode construir estratégia de conteúdo, entender o seu mercado um pouco melhor, e construir um plano de divulgação alternativa com base no que as pessoas reais estão compartilhando e se envolvendo, em vez de começar com sites que simplesmente classificam para consultas de posts de visitantes.

Devemos parar de usar o Google para divulgação de posts de visitantes?

Algo que eu achei muito interessante durante a minha pesquisa foi que os sites que as pessoas influentes compartilham no Twitter tendem a ser muito bons! Comparados com sites que simplesmente classificam para consultas de divulgação, eu senti que os dados sociais foram uma melhor fonte de inspiração.

Para não falar o óbvio, meu mercado alvo está envolvido com os sites que são compartilhados no Twitter. Deixe-me reformular: as pessoas em seu mercado alvo estão te dizendo que o conteúdo que elas amam e onde elas o estão encontrando. Usando esses dados realmente direcionados, saberemos onde deveremos estar se quisermos falar com nosso público.

Até certo ponto, começar com o Google nos deixa no escuro.

TAGS – Twitter Archiving Google Spreadsheet

Há algums tempo, Geoff me apresentou TAGS – uma planilha do Google realmente inteligente que arquiva dados do Twitter. É realmente fbrilhante para a coleta avançada de dados do Twitter e armazenamento em uma planilha. A melhor parte: é possível atualizá-la de hora em hora. Ela é criado por Martin Hawksey. Aqui está:

twitter 1

Queries de busca direcionadas com TAGS e busca avançada do Twitter

Você sabia que você pode buscar no Twitter apenas tweets que contêm uma URL compartilhada? A query seria parecida com isto:

Filter:links from:@richardbaxter

Você pode adicionar mais nomes de usuário com um simples operador OR, como este:

Filter:links from:@richardbaxter OR from:@wilreynolds OR from:@randfish (result)

Assim, com TAGS , você pode arquivar tweets das pessoas em que está interessado.

Imagine que você está interessado em tweets que contenham URLs de snowboarders profissionais. Para onde você iria para encontrar snowboarders profissionais influentes no Twitter? Followerwonk , é claro! Dê uma olhada:

twitter 2

Se você está olhando para os resultados certos, coletar os nomes das pessoas nas quais está interessado é uma questão simples de copiar e colar. Você pode construir sua pesquisa com bastante facilidade, e a partir daí definir TAGS para serem executadas automaticamente a cada hora.

Tornando os dados acionáveis

Eu tendo a preferir trabalhar em Excel (embora a maior parte disso também possa ser feita em Goole Docs), então, na minha apresentação, mostrei ao público como podemos buscar dados de nossos arquivos do Google Docs diretamente no Excel usando Dados > From Web.

No screencast abaixo, você vai ver como eu começo com “publicar para web” no Google Docs e termino com uma importação de dados em Excel. O Google Docs atualiza automaticamente o que está compartilhado na URL, e o botão Atualizar no Excel fará com que os dados sejam atualizados automaticamente.

Pense sobre isto: ao final desse processo, você terá uma fonte de atualização contínua de dados de pessoas nas quais você está interessado no Twitter:

Via: SEOgadget’s Youtube Channel

O arquivo Excel nesse vídeo é na verdade um template que eu disponibilizei em MozCon. Se você quiser uma cópia, basta acessar http://bit.ly/mozcontemplate e baixá-lo. Eu sei que não há áudio no screencast, mas ele deve ser bastante autoexplicativo .

Ferramentas das quais você vai precisar

Todo bom SEO precisa de ferramentas! Para este método, você vai precisar de ferramentas de SEO para Excel, então, se você é um usuário do MAC, acho que terá que ficar com o Google Docs, ou usar um desenvolvedor. Nós também usamos SEOgadget’s Links API Extension for Excel para obter dados do Moz/Majestic para cada uma das URLs e domínios que extraímos dos dados do Twitter.

O resultado final

Eu acho que o resultado final é muito emocionante! Aqui está uma lista dos principais domínios compartilhados pelos diretores de marketing (um dos públicos alvo que acompanham a SEOgadget para o nosso próprio marketing B2B):

twitter 3

Eu amo a ideia de que o nosso próprio público alvo pode nos dizer onde estão, o que estão compartilhando e o que eles amam; tudo o que todos nós, marketeiros de entrada, precisamos fazer é estar lá. Estamos falando de uma melhor estratégia de conteúdo, um melhor planejamento de conteúdo e divulgação – e é realmente direcionado!

Aqui está a apresentação:

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Este artigo é uma republicação feita com permissão. Moz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em http://moz.com/blog/how-to-use-twitter-data-for-really-targeted-outreach