Como está a presença da sua empresa no Facebook? Bem, a resposta para essa pergunta, na minha opinião é: depende. Por que depende, Camila? Depende de qual métrica* estamos olhando. Existem várias métricas que podem ser utilizadas para medir o desempenho de uma empresa no Facebook. Aqui vão alguns exemplos:
- Geração de tráfego: quantos acessos o Facebook está gerando para o seu site;
- Conversões: a partir do tráfego gerado, quantas pessoas estão comprando, solicitando um orçamento ou entrando em contato com sua empresa;
- Alcance: quantos usuários no Facebook suas postagens alcançam;
- Fãs por período: quantos fãs sua página adquiriu em determinado período;
- Engajamento por publicação: quanto de engajamento (cliques, visualização de fotos, reprodução de vídeos, por exemplo) suas postagens conseguem;
- Falando sobre isso por publicação: quantos curtir, comentários e compartilhamento suas publicações alcançam;
- Engajamento por página: quantos fãs sua empresa tem e quantos estão engajados com a empresa?
*Para conhecer todas as métricas do Facebook e o que elas significam, acesse o “Glossário: Métricas do Facebook em nível de publicação e em nível de página”.
Engajamento por página
Na medida do possível, irei explorar melhor cada uma das métricas acima. Porém, hoje quero começar com uma bem básica: engajamento por página. Ter uma página no Facebook não é simplesmente acumular fãs. Número de fãs, em minha opinião, é uma métrica importante, mas que, sozinha, não é sustentável. Não é sustentável porque você precisa ter pessoas engajadas com seu conteúdo para continuar vivo no Facebook.
Neste ponto, é importante que você conheça o Edgerank e como ele exige que as empresas e suas fanpages, produzam conteúdo de qualidade, que gere engajamento, para continuarem vivas no Facebook.
Para que você entenda melhor o que é o Edgerank, convido a assistir o vídeo a seguir.
Agora que você compreendeu melhor o que o Edgerank faz, espero que tenha ficado clara a importância de ter engajamento com seu conteúdo. Quando me refiro a engajamento, temos duas opções:
- Engajamento de ação: cliques, visualizações de fotos, visualização de vídeo;
- Engajamento de propagação: curtir, comentar, compartilhar, marcar.
Desta forma, é importante que sua empresa gere os dois tipos de engajamento. O primeiro gera a ação apenas, ou seja, a pessoa mostrou que está interessada no seu conteúdo, clicando, por exemplo, nos links postados. Esta métrica pode ser acompanhada em cada postagem na coluna “Usuários envolvidos” no Facebook Insights e isso conta para o Edgerank. Já o engajamento de propagação, além de mostrar o interesse no conteúdo, promove a propagação deste conteúdo para a rede de contatos desta pessoa no Facebook. Aumentando assim, a visibilidade do seu conteúdo. Esta métrica pode ser acompanhada em cada postagem na coluna “Falando sobre isso” no Facebook Insights.
Como saber o meu engajamento?
O engajamento de ação (usuários envolvidos) pode ser usado para medir, por exemplo, o consumo de determinado conteúdo ou o tráfego que este conteúdo publicado gera ao seu site, por exemplo. Já o engajamento de propagação (pessoas falando sobre isso) pode ser usado para medir o engajamento da sua página. Para isso, precisamos de outra métrica: número de fãs.
A partir destas duas métricas, temos a fórmula:
A partir desta divisão, você terá um número. A partir deste número, podemos utilizar a tabela de engajamento do Socialbakers para saber como anda o engajamento da sua página.
Na tabela é possível identificar os níveis de engajamento e se ele é ruim, médio ou alto. A partir disso, você tem uma estimativa de quantos fãs suas postagens alcançam. Se preferir, multiplique o valor encontrado por 100 para ter uma porcentagem dos seus fãs engajados.
Ah, uma coisa muito importante para sua empresa é saber o que falam sobre sua marca. Nem sempre um alto índice de Falando sobre isso é bom. Por isso, é imprescindível que sua empresa monitore as conversas sobre a marca. Para ajudar, dê uma olhada no post “Monitoramento de marcas no Facebook: Seleção de ferramentas”.
Por que isso importa?
Precisamos entender que acumular fãs no Facebook não é o que importa. Isso não é marketing, é uma compulsão. A mesma regra vale para um site: vale apena ter cem mil acessos por dia no seu e-commerce e não fazer nenhuma venda? Isso é sustentável? Vale a pena então, ter 100 mil fãs e grande parte deles não verem suas publicações e não trazerem retorno para sua empresa que justifique a presença no Facebook.
É importante lembrar: ninguém vive de curtir, é preciso mais do que isso. É preciso retorno. Neste ponto, aproveito para sugerir o vídeo do Estevão Soares, falando justamente sobre ROI nas mídias sociais. Assista aqui.