Marketing Digital

19 nov, 2014

Digital Analytics e produção de conteúdo: como reter a audiência e otimizar receitas de publicidade

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A consolidação das mídias digitais vem transformando a maneira como as redações produzem matérias. Com a adoção de ferramentas de Digital Analytics e o monitoramento da performance de visualização das notícias em tempo real, os editores, redatores e blogueiros têm agora um novo desafio que vai além da função original de apuração e redação de matérias e posts.

Além de produzir conteúdos noticiosos e informativos, os profissionais da era da mídia digital precisam saber avaliar os indicadores que mostram que certa notícia ou post está alcançando uma melhor performance e, por isso, deve estar melhor posicionada na home page. Mais que isso, precisam reter por mais tempo e fidelizar a audiência com conteúdos que permitirão atrair mais anunciantes, otimizando a publicidade e aumentando as taxas de conversão, cliques e interação com os anúncios on-line.

A partir da análise das buscas realizadas nos sites, os jornalistas podem definir que tópicos e tags devem gerar maior atração de audiência naquele momento, bem como, dependendo do perfil da audiência, definir quais devem ser ‘postadas’ em quais redes sociais para conquistar mais leitores.

Um bom exemplo desta revolução na mídia digital pode ser observado na CBS Interactive, um dos 10 maiores grupos de mídias online, editando, apenas na França, portais e sites como ZDNet.fr, BusinessMobile.fr, CNETFrance.fr, Cartech.fr, Goosto.fr, Gamekult.com, Musicspot.fr e CNETTV.fr. Com o objetivo de melhorar a visibilidade e performance, nestas redações os próprios jornalistas acompanham o desempenho de seus artigos, oferecendo aos leitores conteúdos diretamente relacionados com o que estão buscando.

Trabalhar a análise de dados em tempo real é o caminho mais curto para estar conectado com as expectativas da audiência. Portanto, redator, blogueiro, conteúdista, se quer conquistar o ‘curtir’ e ‘compartilhar’ dos seus leitores-seguidores e monetizá-la, antes de mais nada, analise e otimize.