Marketing Digital

9 jul, 2013

Pesquisa competitiva no mundo do inbound marketing

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Todos nós sabemos que o marketing online está mudando. Quando eu comecei em marketing online há alguns anos, toda a conversa era ainda sobre links e diretórios e maneiras de obter um texto âncora que servisse. Alguns SEOs fizeram coisas muitos nefastas e lucraram com isso, mas a maioria caiu a partir de fevereiro de 2011 (com o primeiro algoritmo Panda) e, ao longo dos últimos anos, com Panda, Penguin, e a atualização EMD que afetou todos os sites mundo afora.

Rand falou recentemente sobre as novas métricas de SEO, e hoje eu quero falar sobre a evolução do panorama de análise da concorrência, à medida que mais e mais pessoas mudam de apenas SEO para inbound marketing. Uma vez que o inbound marketing inclui muito mais do que SEO, se quisermos ser consultores eficazes de inbound marketing ou marketing online, precisamos não só ter competência ou conhecimento dos diferentes papeis de um inbound marketer, mas quando entramos com recomendações práticas para os nossos clientes ou empresa, precisamos saber como analisar o que os nossos concorrentes estão fazendo em todo o espaço de marketing, tanto para identificar deficiências em suas estratégias, que você pode explorar, bem como para ver o que eles estão fazendo e que você poderia adotar para sua empresa.

Então, hoje eu vou falar sobre algumas das principais áreas de inbound marketing e onde você deve investigar por que eles são susceptíveis a trazer os maiores retornos (eu estou falando sobre o Princípio de Pareto, que foi introduzido por Dan Shure neste artigo em seu site sobre como aplicar SEO).

E-mail marketing

Se você está trabalhando com marketing há algum tempo, deve saber que o e-mail pode ter um retorno incrível sobre o investimento para uma pequena quantidade de configuração que se usa. Na verdade, é o segundo melhor ROI para muitas empresas, de acordo com eConsultancy:

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E se eu lhe dissesse que 39,16% das nossas conversões no site Distilled (micro e macro conversões, incluindo DistilledU, conferencias, e lead gens) passaram por um e-mail durante o processo de conversão? E se eu lhe disser que isso é mais do que orgânica e social? Aqui está a prova:
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Se você não estiver fazendo um e-mail marketing, você provavelmente deveria. Mas o que funciona melhor em seu setor? Muitas vezes, nós estamos paralisados pela multiplicidade de opções apresentadas a nós por qualquer escolha, e uma pesquisa mostrou recentemente que a limitação do número de opções pode levar a melhores decisões e a menos riscos quando estamos sendo confrontados por um número aparentemente infinito. Sendo esperto sobre nossa análise, podemos reduzir o número de escolhas que temos de fazer em torno de um e-mail, tais como:

  • Que horas envio meus e-mails?
  • Quantas vezes devo enviá-los?
  • Devo investir em um bom projeto?
  • Que tipo de chamada a ação devo incluir para começar?

Acompanhe os e-mails do seu concorrente

Se você está interessado em investir em e-mail marketing, sugiro que você primeiro se inscreva em listas de e-mail dos seus concorrentes para que você receba e-mails sempre que eles mandarem para suas listas completas. Você não poderá aprender como eles estão segmentado suas listas, mas vai saber sua frequência, suas linhas de assunto que o levam a clicar nelas, e como eles estão te chamando para a ação. Stephen Pavlovich falou sobre isso no Searchlove Nova York em 2011, onde ele sugeriu que você salve os e-mails dos seus concorrentes no Evernote, com uma tag especifica, de modo que você possa voltar e ter ideias para os seus próprios e-mails. Enquanto isto é uma dica maravilhosa que todos devemos seguir, é apenas o primeiro passo e devemos ir mais longe. Eu gostaria de ter os e-mails enviados pelos meus concorrentes e analisá-los em uma planilha do Excel, tendo em conta:

  • Nome
  • Data do e-mail
  • Quando chegou
  • Design personalizado?
  • Chamada para ação
  • Linha de assunto
  • Eu cliquei?
  • Foi um e-mail disparado (ou seja, ele foi influenciado por algo que eu fiz recentemente em seu site)?

Minha analise se parece com isto, sinta-se livre para usar algo semelhante:

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Recentemente, encontrei um gráfico em MarketingCharts.com (um dos meus sites favoritos), que falava sobre falácias que cercam um e-mail marketing de acordo com a Experian. Seu modo de criação de analise pode também ajudá-lo:

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Jogue no Wordle

Agora precisamos encontrar que temas comuns nossos concorrentes estão usando quando eles mandam seus e-mails. A melhor maneira de visualizar isso (eu sou uma pessoa visual) é usando umas das minhas ferramentas favoritas, o Wordle. Quando eu coloquei as palavras que os meus concorrentes têm utilizado em suas linhas de assunto, ficou assim:

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Dica profissional 1: Para obter os melhores resultados, use o maior conjunto de dados que você puder encontrar.

Dica profissional 2: Use esse conhecimento para informar e conteúdo que você deveria estar utilizando fora dos blogs.

Produção de conteúdo

O conteúdo é uma parte enorme do inbound marketing. Você sabe disso, eu sei isso, todo mundo que lê Moz sabe disso. Então, por que eu digo isso? Porque uma vez que você vá além do conhecimento de que o “conteúdo é o rei”, você pode realmente acreditar e usar isso para criar um conteúdo que os seus leitores queiram. Quando se trata de análise competitiva, você pode optar por fazer isso manualmente ou de forma mais automatizada (mas possivelmente menos precisa).

Manualmente

Utilizando a informação recolhida a partir do Wordle acima, eu posso então executar consultas avançadas no Google para descobrir o quanto meus concorrentes estão falando sobre os diferentes tipos de conteúdo listados. Por exemplo, se eu executar uma pesquisa por [site: seogadget.com “webinar”], recebo 14 resultados:

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Isto não é muito (e não, eu não estou dando atenção ao SEOgadget aqui. Eles fazem um trabalho absolutamente fenomenal!). Então, se eu estou começando uma agência de marketing, essa pode ser uma área que eu deveria investigar. No Distilled, nós fazemos conferências porque a) tivemos alguém internamente que queria fazer isso, b) nós achamos que poderíamos executar uma conferência danada de boa, e c) porque vimos uma necessidade desse tipo de conferência que podíamos montar.

Mais automatizado

Se você deseja automatizar um pouco isso, você pode pelo menos encontrar o número de vezes que um concorrente mencionou o tipo de conteúdo em seu site na URL. Eu escolhi usar a URL em vez de apenas no site, porque as pessoas costumam colocar as palavras importantes na URL. Nós não estamos procurando todas as menções de um tipo de conteúdo como “webinar” – em vez disso, queremos webinars que só eles tenham colocado e publicado em seu site.

Então, o que eu fiz foi construir uma planilha para você, uma ferramenta grosseira, usando ImportXML para raspar (scrape) o número de resultados que um site tem para um tipo de conteúdo. Se você consegue fazer isso no Gdocs, você pode fazer esta folha personalizada para atender às suas necessidades e tipos de conteúdo, tenho certeza!

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Amplificação social

Você segue seus concorrentes no Twitter, ou pelo menos os têm em uma lista, certo? Não? Vá fazer isso. Eu espero.

Seguir seus concorrentes em uma rede social vai permitir que você veja suas estratégias para a promoção social (se houver). Enquanto isso não é nada inovador, também não é algo que muitas pessoas estão fazendo. Você pode ver quantas vezes eles estão tuitando seu próprio conteúdo, se eles estão tuitando o conteúdo de outras pessoas, e também podem informar a você sobre o tipo de conteúdo que eles estão criando.

Como você já sabe que tipo de conteúdo eles estão criando, você pode descobrir a sua estratégia de promoção social fora de suas próprias contas. Quem são os seus tweeterati (conhecidos como quem compartilha seus posts)? Melhor do que isso, quem são as pessoas influentes que compartilham seu conteúdo? Uma vez que você sabe isso, então pode decidir se será capaz de fazer com que essas mesmas pessoas promovam o seu conteúdo, e como fazer isso, ou se você precisa encontrar novas pessoas para apenas se conectar com elas (usando uma ferramenta como FollowerWonk).

Para sua sorte, o Topsy permite descobrir quem são as pessoas influentes que compartilham uma URL específica. Depois de digitar a URL com “tweets” selecionados no Topsy, você pode, em seguida, selecionar “Mostrar apenas Influentes”, como abaixo:

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Tudo isso é bom, mas quer fazer mais rápido? Eu construí uma planilha para você, na qual você pode pegar uma URL e ela constrói a URL Topsy para você, então separa as pessoas influentes para você. Mais uma vez, jogue isso em um Wordle (ou Tagxedo, que é mais estável) e ver quem são os influenciadores!

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Clique aqui para fazer uma cópia da planilha.

Espero que este artigo lhe dê ideias para o que é possível para uma nova análise competitiva dentro do inbound marketing.

 

http://www.seomoz.org/blog/competitor-research-in-an-inbound-marketing-world