Marketing Digital

6 jul, 2015

Obtenha melhores resultados com o Facebook Custom Audience

Publicidade

Facebook Custom Audience (ou Públicos Personalizados) é, em resumo, um jeito de você escolher com quem falar com seus anúncios dentro do Facebook.

Sempre defendi que você deve saber com quem falar – isso é fundamental para sua comunicação. E com a ferramenta de Custom Audience do Facebook, você pode fazer isso com seus anúncios dentro da maior rede social do mundo.

No artigo de hoje, vou explicar o que é o Custom Audience, e também o Lookalike, como tirar proveito dessa ferramenta e por que utilizá-la.

WTF is Custom Audience?

fb-1

O Facebook tem mais de 1 bilhão de pessoas ativas no mundo todo, ou seja, a maioria dos seus clientes está lá dentro. E se por um lado é ótimo ter tantas pessoas em um lugar só, por outro é ruim, porque com tantas pessoas fica ainda mais difícil saber com quem falar.

Na hora de fazer um anúncio do Facebook, você com certeza pensa no perfil de pessoas que você quer atingir, por exemplo: “Mulheres de 25 – 34 anos da região de São Paulo”. Porém, muitas vezes, o público é muito amplo e fica difícil atingir quem realmente vai converter.

Imagine que você pudesse falar para o Facebook quais pessoas você quer atingir com seu anúncio. Pois é isso que o Custom Audience (Públicos personalizados) faz. É um jeito de você dizer “Alô, Sr. Facebook, quero que você exiba meus anúncios para esta lista de pessoas!”.

É realmente muito prático, você consegue falar com quem quer falar, ou seja, com quem tem maior chance de converter.

Mas e se você precisar alcançar mais pessoas que não estão na sua lista?

Conheça o Lookalike!

fb-2

Você conhece um pouco sobre Custom Audience, agora vou explicar um pouco sobre Lookalike (ou Públicos Semelhantes) e como usar essa ferramenta.

Imagine que você já usa o Custom Audience, mas essa sua lista é muito pequena, tem cerca de 200 pessoas, por exemplo, e você queira atingir mais pessoas. Use o Lookalike!

Para usar a ferramenta de Públicos Semelhantes, você diz: “Sr. Facebook, me ajude a encontrar mais pessoas com o perfil e comportamento semelhantes a estes desta lista de Custom Audience!”.

Guarde isto: o Facebook precisa de uma lista de Públicos Personalizados para ter como referência. É com base nessa lista de pessoas que o robozinho do Facebook consegue encontrar outras pessoas com o mesmo comportamento e perfil das da sua lista e procurar em toda a rede pessoas semelhantes a estas. Legal não?

Por exemplo, você pode juntar uma lista de 200 pessoas que compraram um determinado produto no seu e-commerce, criar uma Custom Audience com elas e pedir para o Facebook exibir seu anúncio para pessoas semelhantes a estas que já compraram.

O Lookalike é uma ferramenta que permite alcançar novas pessoas que são mais propensas a se interessar pelo seu negócio, pois são semelhantes à sua lista de Públicos Personalizados.

Como fazer Custom Audience e Lookalike?

Para mostrar como fazer essas listas na prática, vamos contar a história do Samuel, e ele vai te ensinar a montar suas listas.

Samuel é um Analista de Marketing dos bons, trabalha no e-commerce Animal Feliz, loja especializada em vender artigos para seu amigo animal. Ele possui uma base de e-mails de 1.000 clientes da loja e decide fazer uma Custom Audience com essa lista.

Samuel, usa o Gerenciador de Anúncios (ou Ads Manager) do Facebook para fazer isso. Se você não sabe onde encontrar, procure na lista à esquerda quando entrar no Facebook. 

Dentro do Gerenciador de Anúncios, ele encontra no menu da esquerda o item “Públicos” (ou Audiences, se você estiver usando o Facebook em inglês).

fb-3

Samuel ainda não criou nenhuma lista, por isso a janela irá parecer vazia. Agora é só clicar em “Criar Público” e depois em “Público Personalizado” (Custom Audience). Você pode notar que existe outra opção – a de Públicos Semelhantes -,mas já vamos falar disto. 

Agora é só configurar sua lista. Primeiramente, você deve selecionar o Tipo de Público que deseja criar. São três opções: 

  • Lista de Cliente: É essa que Samuel vai usar. É uma lista de e-mails, números de telefone ou ID do Facebook. 
  • Tráfego do Site:  Usado para criar uma lista de pessoas que visitam determinada página do seu site. Muito usado para remarketing. 
  • Atividade em aplicativos: Usado para criar um público personalizado para alcançar pessoas que executam ações específicas em seu aplicativo.

 

fb-4

O Samuel escolheu Carregar um arquivo do computador, a primeira opção, mas você também pode Copiar e Colar uma lista personalizada ou Exportar do MailChimp. 

fb-5

 Estamos quase chegando lá, agora você tem que escolher os tipos de dado que quer criar. Vou explicar os dois mais usados: 

  • Lista de e-mails: Você pode fazer como o Samuel, usar uma lista de e-mails que você possui e exportá-la neste passo.
  • Facebook ID: Toda pessoa no Facebook possui um número único. 

fb-6

Agora é só selecionar sua lista de e-mails e exportar. O nome da lista do Samuel é “Lista – Animal Feliz”. É esta lista que ele vai usar em um anúncio. 

fb-7

 

Como fazer uma lista com Lookalike?

Samuel fez a sua lista de Custom Audience e o resultado do anúncio foi muito bom, mas, e agora, como atingir mais pessoas para melhorar ainda mais os resultados? Para isso, ele cria um Lookalike (ou Públicos Semelhantes). 

É como criar a lista de Públicos Personalizados, Gerenciador de Anúncios > Públicos > Criar Público. Você seleciona “Públicos Semelhantes”. 

Você seleciona a Fonte – lembre-se de que você precisa ter uma referência; aqui, o Samuel está usando uma Custom Audience que ele acabou de criar. Defina o nome do País, no caso Brasil, e selecione o Tamanho da audiência. 

fb-8

Tamanho é baseado no país que você escolheu – quanto menor for o Tamanho desse Públicos Semelhante, mais certeiro ele fica com relação à semelhança. Aqui você escolhe se prefere quantidade ou qualidade. 

Pronto! Você tem suas duas audiências já criadas! 

fb-9

Mas por que Custom Audience?

Agora vamos ver na prática como fazer um anúncio usando sua Lista Personalizada (Custom Audience), e depois entender por que Custom Audience!

O Samuel está aqui novamente, e ele quer fazer um anúncio usando a lista de 800 pessoas que ele criou.

Para o seu anúncio, ele pode selecionar as listas que criou e clicar em “Criar anúncio” dentro do Gerenciador de Anúncios.

fb-10

Outro caminho também é criar um anúncio e selecionar a lista na Etapa 2 da configuração do seu anúncio. Você deve selecionar o Público Personalizado e depois pode configurar normalmente o seu ads.

fb-11

Muito bem, você já está fazendo anúncios usando o Custom Audience, o mesmo funciona para o Lookalike. Essas são poderosas ferramentas que te ajudarão a converter melhor.

Mas por que fazer Lista personalizada (Custom Audience)?

Quando falei para o Samuel usar Custom Audience do Facebook, ele me perguntou: “Mas por que devo usar isso? Você não acha que isso vai limitar o alcance dos meus anúncios?”. Realmente o Samuel tem um bom ponto, usando uma lista você diminui o seu alcance, mas você ganha em qualidade.

Agora você consegue falar com o público certo. Ou seja, com uma Lista Personalizada, você economiza dinheiro e melhora a performance do seu anúncio, porque você está falando com quem está mais propenso a comprar.

Agora, se alcance for um problema para você, você pode expandir essa sua lista usando uma Lista de pessoas Semelhantes (Lookalike) que, como você já sabe, faz uma lista de pessoas com o perfil e comportamento semelhante à sua Custom Audience.

Outro bom motivo é a combinação de campanhas de Facebook com campanhas de E-mail Marketing. Este estudo mostra a eficiência de campanhas combinadas.

fb-12

O estudo concluí que 22% das pessoas que visualizaram o anúncio no Facebook e o e-mail marketing têm mais propensão de fazer a compra, isso comparado com as que só recebem um e-mail marketing.

Por fim, nós aqui da Social Miner realizamos um experimento no qual fizemos três tipos de anúncios: o primeiro para um público segmentado manualmente; o segundo para uma Lista Personalizada (Custom Audience); e o terceiro para uma Lista de Públicos Semelhantes (Lookalike). Veja o resultado abaixo.

fb-13

Concluímos que as campanhas de Custom Audience e Lookalike aumentam o engajamento (CTR), e o CPC (Custo por clique) diminuiu quase pela metade. Ou seja, mais performance e menos custos!

O Samuel ficou convencido de fazer algumas campanhas para testar o Custom Audience. Você deveria fazer também! Teste e volte aqui para me contar o que achou. Tenho certeza de que você vai gostar do resultado!