Analytics

5 dez, 2012

Saiba como os feedbacks negativos influenciam seu desempenho

Publicidade

Há algumas semanas, muitas pesquisas e dados apontam para o fato do Facebook ter diminuído propositalmente o alcance das páginas para forçar a compra de anúncios, especialmente os posts patrocinados. Pesquisas conduzidas por empresas, como SocialBakers We Are Social, confirmam a hipótese de queda no alcance das postagens.

No entanto, em recente encontro com jornalistas, o Facebook afirma que não diminuiu o alcance e contesta os dados de outras empresas. Segundo Will Catchcart, gerente de produto do Facebook, um novo elemento começou a ter mais peso no EdgeRank. Este elemento foi inserido em setembro de 2012, a causa então da queda repentina.

Já falamos sobre o funcionamento do EdgeRank aqui e aqui. Em linhas gerais, três elementos definem se sua empresa aparecerá no Feed de Notícias do seu fã: afinidade, peso e tempo. No entanto, segundo o site TechCrunch, outros novos elementos ganharam mais peso na hora de um conteúdo aparecer ou não no Feed de Notícias de um fã:

  1. Se você interagiu com o autor do conteúdo anteriormente: se você curte todos os posts de uma página, isso significa que o Facebook mostrará ainda mais conteúdo desta página. Isso é a AFINIDADE da fórmula do EdgeRank;
  2.  A reação de outras pessoas a um post específico: se todos no Facebook ignoram ou criticam um post, é mais provável que ele não apareça para você;
  3.  Se sua interação com o post sempre foi a mesma: se você sempre curte fotos, há uma chance maior de você ver as fotos postadas por uma página. Isso é o PESO da fórmula do EdgeRank;
  4.  Se um post específico recebeu muitas reclamações ou Feedback Negativo por outros usuários, você terá menos chances de ver este post. Este fator se tornou mais relevante desde setembro de 2012.

Feedback negativo

Sendo assim, muitas empresas estavam apenas considerando o engajamento dos seus fãs com o conteúdo, porém não consideravam o feedback Negativo às postagens. O feedback negativo é um dado presente desde dezembro de 2011 no Facebook Insights. Sendo assim, um dos elementos que ganhou mais peso é a aceitação do conteúdo pelo fã que o recebe. Até então, muitas empresas consideram apenas as ações que dizem respeito ao engajamento: curtir, comentar e compartilhar.

Entretanto, quando as pessoas marcam sua página como spam, escondem aquele conteúdo do feed de notícias, tudo isso entra como engajamento, mas como feedback negativo. Neste ponto, os elementos 2 e 4 acima se somam na hora de definir o que você pode ver ou não em seu feed.

Como medir o feedback negativo

O feedback negativo pode ser medido no próprio Facebook Insights. Basta acessá-lo e ir até a coluna “Usuários Envolvidos”. Logo abaixo das ações dos seus fãs frente ao conteúdo, caso haja algum feedback negativo, você verá logo abaixo, conforme a imagem. Ao exportar os dados para o excel, é possível ter ainda mais insights sobre este indicador.

Assim como Jan Rezab, do SocialBakers, disse em um apresentação no evento “Curtindo o Facebook”: “Um feedback negativo também é um feedback”, se referindo a importância das empresas tirarem boas informações dos comentários dos seus clientes nas mídias sociais. Os feedbacks negativos são um indício da aceitação ou não do seu fã pelo seu conteúdo.

Além disso, eles podem ser determinantes para os demais fãs da sua página receberem seu conteúdo. Desta maneira, o Facebook força ainda mais as empresas a produzirem conteúdo relevante e que engaje sua audiência. Uma tarefa e tanto em um ambiente onde a média de atualizações por página subiu de 5,3 em janeiro de 2011 para 36,2 em setembro de 2012, segundo o SocialBakers.

Para saber mais como produzir conteúdo relevante e mensurar seu desempenho no Facebook, confira o Curso de Facebook para Empresas, próxima turma dias 11, 12 e 13 de dezembro.

Resumindo

O EdgeRank sofreu mudanças em setembro de 2012, o que ocasionou a queda do alcance de muitas páginas. O elemento feedback negativo ganhou mais peso na fórmula, o que significa que se seus fãs marcarem sua publicação como spam ou escondê-las do feed de notícias, isso interfere na exibição da postagens para os demais fãs. Por isso, medir e acompanhar o feedback negativo das suas postagens, em conjunto com elementos de engajamento, é muito importante pra saber o que as pessoas gostam e o que elas não gostam.

Com informações TechCrunch