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25 set, 2012

Mensagens promovidas do Facebook versus notícia patrocinadas

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Criou-se muito falatório sobre a ferramenta de mensagem promovida, do Facebook, ao longo dos últimos meses. Eu já li várias artigos de blogs (o artigo do HasOffers foi ótimo) que procuraram testar a eficácia das mensagens promovidas, comparando-as com os anúncios patrocinados. Achei que seria interessante fazer um teste semelhante. Antes de pular para os resultados do meu teste, vou dar uma rápida visão geral sobre mensagens promovidas para aqueles que não estão familiarizados.

Qual é a diferença entre uma mensagem promovida e uma notícia patrocinada?

O Facebook lançou seu recurso de mensagem promovida no final de maio, permitindo que os proprietários das fanpages paguem para enviar conteúdo para um público mais amplo do que o normal. O que algumas pessoas não sabem é que quando você publica um conteúdo em sua fanpage, apenas uma pequena porcentagem de seus fãs terá esse conteúdo exibido em seus feeds de notícias.

O Facebook usa o seu complexo algoritmo EdgeRank para determinar qual o conteúdo o que cada usuário vê no seu feed de notícias. Ele estima que apenas 16% dos fãs de uma empresa verá cada postagem que eles geram em seu feed. Algumas empresas, obviamente, possuem uma porcentagem muito maior de fãs envolvidos do que outras, mas isso mostra que a publicação do conteúdo na página da sua marca não vai ser vista por 100% do seu público.

Então, é aqui que as mensagens promovidas vêm a calhar. Você agora pode dedicar até US$ 100 para “promover” uma postagem recente em sua fanpage. O Facebook diz: “Suas mensagens promovidas serão vistas por uma porcentagem maior de pessoas do que normalmente aconteceria. Também será vista por uma porcentagem maior dos amigos de pessoas que interagem com o seu post.” O que isto significa é que o Facebook vai distribuir o seu conteúdo para um segmento muito mais amplo de sua base de fãs, ao invés de apenas os que já estão envolvidos com a sua marca. Parece interessante, né?

Agora, vamos discutir rapidamente outra ferramenta para a distribuição do seu conteúdo no Facebook para um público amplo. A notícia patrocinada é criada dentro da plataforma de anúncios do Facebook. Você pode configurá-la da mesma maneira que faz com os anúncios do facebook e selecionar a sua segmentação a partir da grande lista de alvos disponíveis e opções de interesse da categoria que ele te oferece. Você vai criar um anúncio gráfico, escrever a sua cópia do anúncio, fazer um link para o seu conteúdo, atribuir um orçamento, definir o seu lance, e, em seguida, ativar. A principal diferença é que as notícias patrocinadas se parecem com os anúncios do Facebook, assim só aparecem no lado direito da página onde todos os outros anúncios estão, e eles vão visar essencialmente as pessoas que não curtem a sua fanpage.

O teste: mensagem promovida versus notícia patrocinada

Mostre-me os resultados! Decidimos usar uma atualização recente do nosso Guia de SEO para Iniciantes como a parte de conteúdo que iríamos promover e executar em nossa notícia patrocinada. Para a mensagem promovida, criamos um simples artigo na fanpage do SEOmoz, ligando o Guia do Iniciante, e investimos US$ 100 nela ela. Este artigo foi visualizado por 26.275 pessoas. Isso gerou 198 ações, 1.311 cliques e teve um CTR de 4,99%. O CPC foi 0, 076 dólares.

Para a notícia patrocinada, nós tivemos como alvo 266, 580 pessoas que vivem nos EUA, Canadá, Reino Unido ou na Austrália e que curtem tópicos relacionados com SEO e sites. O alcance real da campanha foi de 44.247 pessoas, com uma frequência de 6,2. Esta notícia patrocinada gerou 16 ações, 162 cliques, teve um CTR de 0,366% e um CPC de 1,44 dólares.

Como você pode notar, a partir de resultados de nossos testes, a mensagem promovida gerou um engajamento muito maior do que a notícia patrocinada, apresentando maior CTR e com uma CPC significativamente menor!

Campaign Reach Actions Clicks CTR Spend CPC
Promoted Post 26,275 198 1,311 4.990% $100.00 $0.076
Sponsored Story 44,247 16 162 0.366% $233.47 $1.441

A única área em que a notícia patrocinada superou o desempenho da mensagem promovida foi no alcance da campanha. Isso faz sentido, uma vez que visava um grande grupo de profissionais de SEO e entusiastas por meio da segmentação de interesse de anúncios do Facebook. No final do dia, nossa mensagem promovida aos nossos fãs que não se engajaram com a gente em uma quantidade significativa de tempo gerou uma enorme quantidade de interesse em nosso conteúdo e direcionou a maioria das ações e cliques na nossa postagem.

Para concluir, a combinação de uma mensagem promovida e uma notícia patrocinada nos ajudou a alcançar métricas em nosso artigo que nunca vimos antes na fanpage do SEOmoz.

Esta foi a nossa postagem mais vista de todos os tempos bateu em 5x o recorde anterior e foi também a mais curtida e mais compartilhada)! Mesmo que isso não gere, necessariamente, receita para gente, foi ótimo ver como a mensagem promovida e a notícia patrocinada podem trabalhar juntas para atingir o alcance massivo e o engajamento. O próximo passo será ver como a mensagem promovida e as ferramentas da notícia patrocinada se comportam durante a condução de uma oferta promocional ou tipo de conteúdo direto CTA.

No final, a coisa mais importante que este teste nos ensinou foi que é importante para cada anunciante e marca testar as coisas por conta própria. Só porque uma empresa vê um certo conjunto de resultados, não significa que a sua empresa verá o mesmo. Cada marca, fã, público-alvo e base de clientes é diferente e reage de forma diferente; o que resume a minha opinião em testar, testar, testar e testar de novo.

Espero que esta análise tenha sido útil!

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Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.seomoz.org/blog/facebook-promoted-post-vs-sponsored-story-test