Cloud Computing

2 out, 2013

Estudo de Caso AWS: TailTarget – Big Data para segmentos de Marketing e Publicidade

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Hoje temos o prazer em publicar mais um estudo de caso sobre a utilização da Nuvem da Amazon Web Services. Se você também quer contar sua história para nós, entre em contato conosco!

O caso é da TailTarget, uma empresa que fornece serviços de Big Data para os segmentos de Marketing e Publicidade.

aws

Fernando Babadopulos, CTO, e Fabiane Bizinella Nardon, Chief Scientist, ambos da TailTarget, nos contam abaixo um pouco mais sobre a empresa e como utilizam a nuvem da Amazon Web Services.

“A TailTarget é uma empresa de Data Science para os segmentos de Marketing e Publicidade. Possuímos um Data Management Platform (DMP), batizado de Trackyt, que oferece ao mercado os recursos de Audience Management, Audience Targeting e Data MarketPlace.

Nossa expertise é analisar grandes quantidades de dados para entender tendências, detectar padrões e ajudar empresas a ter um melhor entendimento do seu negócio e mais inteligência em suas campanhas publicitárias. A empresa está localizada em São Paulo e conta com 30 colaboradores.

Nosso maior desafio, por sermos uma startup, era criar um negócio em que a escalabilidade da infraestrutura seria mandatória juntamente com o custo reduzido da aplicação. Utilizando o cloud computing, conseguimos desenvolver a nossa prova de conceito, ter um crescimento exponencial e mesmo assim sermos viáveis financeiramente.

Nós começamos com um teste conceito para validar a arquitetura desenvolvida e também ver se seria viável a utilização da Nuvem da Amazon Web Services. Já nos primeiros momentos identificamos que essa viabilidade era totalmente possível com a AWS e começamos a implementação de toda a base do nosso negócio. Esse processo, desde os testes até a primeira versão em produção, teve a duração de aproximadamente
um1 mês e, desde então, o crescimento de nosso ambiente é constante.

A principal característica que nos fez optar pela Amazon Web Services foi, sem dúvidas, a flexibilidade. As características de nosso negócio e os desafios técnicos que possuíamos tornava inviável adotar outra solução diferente da AWS. A infraestrutura da Nuvem nos permite automatizar um grande número de processos e autoescalar quando é necessário. A existência das APIs nos permite acessar todas as funcionalidades dos serviços, e isso é fundamental para a nossa empresa. A possibilidade de comprar serviços on demand e de utilizar estratégias como o uso de Spot Instances é o que torna o nosso negócio mais interessante em relação ao custo.

Atualmente, toda a nossa infraestrutura está hospedada na Nuvem da AWS. Possuímos cerca de 60 máquinas que coletam estatísticas, processam terabytes de informação e executam nossos algoritmos de machine learning.

Nossa solução é baseada em Linux, desenvolvida principalmente em Java e também há a utilização de tecnologias de Big Data, como Hadoop, Hive, Mahout, MongoDB e Redis.

Os serviços da AWS que utilizamos são: Elastic Load Balancing (ELB) dispostos em todas as camadas de acesso web, o que nos permite um fácil escalonamento da estrutura, de modo automatizado e sem down-time; Spot Instances parte da estrutura é escalada com a compra sob demanda dessas instâncias, reduzindo de forma considerável o custo; Amazon Virtual Private Cloud (Amazon VPC), o que nos garante fácil gerenciamento das zonas de rede e das regras de firewall; VPN, que é a nossa conexão direta com do escritório em São Paulo com nossa infraestrutura nos
Estados Unidos, o que aumenta a nossa segurança na administração da rede; Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), que é utilizado com CDN para alguns de nossos arquivos e o Amazon Route 53, que contém todo o nosso DNS.

Com a adoção dos serviços da AWS, notamos uma considerável redução em nossos custos desde infraestrutura até o capital humano. Com toda nossa aplicação na Nuvem, reduzimos esses custos na ordem de 80%. Em relação à economia com bens de capital (CAPEX), esta chegou a aproximadamente 52%.

Quanto à segurança de nossos dados, todas as opções disponibilizadas pela AWS foram consideradas como sendo o vento a favor em relação aos nossos negócios. Também a nossa disponibilidade aumentou para a casa de 99,9%, deixando nossos clientes com uma experiência excelente. Nosso SLA nos deixa mais tempo online suportando períodos de pico sem sobrecarregar nossa conta no final do mês.

Com o trabalho junto à AWS, conseguimos reduzir nosso time-to-market. Em nossa experiência em negócios anteriores utilizando datacenteres
tradicionais, levamos cerca de um mês para termos uma infraestrutura mínima disponível, e com a AWS conseguimos isso em algumas horas.

A nossa capacidade em escalar é muito rápida, e com isso não limitamos a nossa área de desenvolvimento de negócios. Percebemos um crescimento de cerca de 25% nos acessos a cada mês subsequente.

A principal lição aprendida com a utilização dos serviços da Amazon Web Services é que, utilizando a API, você consegue automatizar tudo o que é possível em sua infraestrutura, escalando rapidamente, reduzindo custo e otimizando o seu tempo.

Também com o uso das Spot Instances pode haver uma significativa redução nos custos de infraestrutura, mas é importante acompanhar
as oscilações de preço, saber combinar diferentes instâncias e criar arquiteturas que suportem a perda eventual da máquina.

Como planos futuros, pretendemos manter a nossa infraestrutura na AWS e incorporar as soluções do Amazon Glacier para armazenar todos os nossos logs de acesso”.

E este foi mais um estudo de caso de uso da Nuvem da AWS. Aproveite também para nos contar a sua história, entre em contato conosco!