Marketing Digital

12 jun, 2014

Corra para conhecer o novo recurso do Gmail, o Grid View

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Alguns meses atrás o Gmail lançou as abas para que os e-mails que recebemos se auto categorizem de acordo com o seu foco. Basicamente temos nossa caixa principal, caixa para notificações de redes sociais e caixa para promoções.

Agora o Gmail vem com um novo recurso para essa categorização de promoções, trata-se do Grid View – você se inscreve para tê-lo no seu Gmail neste link. Com este recurso habilitado, o usuário consegue ver uma miniatura do e-mail e mais informações dele, visualizando os e-mails em box e não mais em linhas de assunto.

Gmail-Grid-View

Testando este recurso, percebi algumas coisas positivas com relação a atratividade dos e-mails, desde que bem construídos. Agora não só o subject pode motivar o clique, mas também os recursos abaixo:

grid-view

Todos estes campos podem ser personalizados e este link apresenta a documentação necessária para personalizar os campos. Para e-mails que não contenham este código específico, o Gmail vai usar um algoritmo para determinar qual imagem do seu e-mail deve ser apresentado no Featured image. No nome do remetente [Sender name] são exibidos até 20 caracteres, e até 75 caracteres para o assunto. A imagem do remetente é retirada da sua conta do G+. Caso você não tenha uma conta no G+, a imagem do remetente [Sender Image] será a primeira letra do remetente.

Este link do Litmus oferece uma ferramenta bem útil para criar todas as informações de forma mais simples, gerando um código para colar no HTML das peças.

Quando as abas foram criadas, houve muitas críticas dos profissionais que trabalham dentro das boas práticas de e-mail marketing, pois mesmo os e-mails sendo feito dentro destas regras, o algoritmo do Gmail categoriza em uma aba separada. Agora com o Grid View esta insatisfação foi amenizada.

Um estudo de novembro do ano passado, feito pela Return Path, mostrou que o impacto de aberturas e volume de e-mails na aba promoções não foi afetado. Muitos usuários ainda procuram a aba Promoções, porém, de empresas que as interessam e que tenham permitido o envio de e-mails marketing.

Estou usando o recurso há alguns dias e percebi uma real mudança na atratividade dos e-mails que recebo, mas também uma facilidade gigante em apagá-los, pois no canto superior direito tem um ícone de lixeira, que ao clicado, apaga imediatamente a mensagem.

Vejo esta mudança como um recurso positivo para nós, profissionais de e-mail marketing, pois podemos dar mais atratividade para os e-mails promocionais, dando a opção de chamarmos a atenção dos usuários com imagens e não mais apenas com texto.

Grande abraço a todos!