Marketing Digital

11 mar, 2014

Como o teste A/B pode impactar nos resultados das campanhas de e-mail marketing?

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Na hora de disparar um e-mail marketing é comum o surgimento de diversas dúvidas sobre como obter melhores resultados nas taxas de abertura, cliques e até mesmo para a conversão em vendas. Que abordagem usar no título? Onde posicionar a imagem? E os links, devem ficar no topo ou na parte inferior da peça?

Essas e outras perguntas podem ser respondidas por um recurso presente nas melhores ferramentas de e-mail marketing: o teste A/B. Ele é fundamental para experimentar várias opções de envio antes de disparar o e-mail para a base de contatos completa, otimizando as campanhas em prol dos resultados.

Como funcionam os testes A/B

Os testes A/B permitem que você verifique atributos do e-mail enviando-o para um pequeno grupo de sua base de contatos (10 ou 20%, por exemplo).

Imagine que você queira fazer um teste simples para verificar como o assunto do e-mail impacta nas taxas de abertura de sua campanha. Em alguns setores, os consumidores podem se sentir mais atraídos por títulos provocativos e, em outros, por assuntos mais descritivos e completos.

Redija as duas opções de assunto desejadas e o sistema irá enviar cada uma delas para um grupo específico da base. Em seguida, será possível analisar qual deles teve melhor taxa de abertura nesse universo delimitado para que possa, então, ser enviado ao restante dos contatos ampliando os resultados.

O que testar para melhorar os resultados

Para que o teste A/B impacte positivamente nos resultados das campanhas de e-mail marketing, é preciso fazer testes com mudanças significativas. Além do título, também é possível testar o call-to-action, ou seja, o link, botão ou chamada em que o leitor é incentivado a fazer a ação definida na estratégia de sua empresa.

Muitos usuários não autorizam a abertura da imagem dos e-mails enviadas por alguns destinatários. Para isso, você pode realizar o teste enviando o clique também como texto. O link ainda pode ser posicionado em diversas partes do e-mail para a análise de em qual parte traz melhores resultados.

Outra alternativa de teste que pode melhorar suas campanhas de e-mail marketing é o horário e a data de envio. Dependendo do perfil dos contatos que você possui em sua base, um e-mail pode ter melhores taxas de abertura e cliques na parte da manhã, no horário do almoço, no fim da tarde e até mesmo à noite. Experimente e veja qual apresenta as melhores respostas.

Atualmente, grande parte dos e-mails enviados pelas empresas é lida em smartphones ou tablets. Lembre-se que, nesses dispositivos, os internautas geralmente esperam menos tempo para que as informações sejam carregadas, exigindo que sua empresa faça testes de envios com imagens mais leves e textos mais sucintos para avaliar os impactos dessas mudanças nos resultados da campanha.

Mas as opções de testes A/B não param por aí. Por isso, é sempre bom avaliar os tipos disponíveis na ferramenta de e-mail maketing contratada.

Cuidados ao utilizar o teste

Os testes A/B precisam ser usados com cuidado para que possam trazer impactos positivos para sua campanha de e-mail marketing. Lembre-se que somente um atributo do e-mail deve ser testado por vez, para que você seja capaz de avaliar qual o verdadeiro motivo para o sucesso ou fracasso de um envio.

Muitos relatórios disponíveis na internet indicam as melhores formas de redigir o assunto, posicionar o Call-to-action, escolher data/horário de envio, entre outros atributos. No entanto, lembre-se que seu público é único e pode se comportar de forma diferente em relação às estimativas de mercado.

Por isso, faça testes para avaliar como os envios podem trazer melhores taxas de conversão e lembre-se de refazer essas experiências periodicamente para conseguir identificar mudanças no comportamento do público-alvo.

E você, já utiliza os testes A/B para otimizar as suas campanhas? Como ele trouxe melhoria nos resultados de sua empresa? Compartilhe suas experiências nos comentários!