Marketing Digital

8 ago, 2014

Como listas compradas podem acabar com a sua reputação

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man hands typing on keyboard

Comprar uma lista de e-mails pode parecer um excelente negócio, a princípio. Conseguir de forma rápida, simples e prática um grande volume de endereços de e-mail pode ser o caminho mais fácil para quem está disposto a pagar uma determinada quantia para divulgar sua marca, produtos ou serviços para o máximo de pessoas possível.

Porém, listas compradas acabam por ser um verdadeiro “tiro no pé” para a imagem da sua marca. Entre os prejuízos estão o baixo retorno desses contatos, o risco de ser considerado spam e a redução da reputação da empresa, bem como dos endereços de IP de envio de suas campanhas. Para te alertar sobre o perigo das listas compradas, confira esses e outros riscos que você pode nem saber que está correndo:

Sua empresa pode ser classificada como spammer

Um problema frequente entre aqueles que insistem em comprar listas prontas de e-mails é a facilidade com que eles acabam pegos pelos temíveis filtros de spam. Uma das razões pelas quais isso acontece chama-se spamtraps. Essas armadilhas são usadas pelos provedores de e-mails para identificar aqueles remetentes que insistem em mandar mensagens para usuário que não solicitaram o recebimento daqueles e-mails. Assim, eles conseguem localizar e bloquear os IPs e os domínios, impedindo que o destinatário receba novas mensagens deles.

Além disso, o envio de mensagens a remetentes que não solicitaram o recebimento de suas ofertas eleva o índice de reporte dos e-mails marketing pelos usuários.

Segundo um relatório desenvolvido pelo FBI, intitulado Fraude de Marketing em Massa em uma avaliação das ameaças, as mesmas listas que são compradas pelas empresas para enviar seus e-mails marketing  são usadas por criminosos para roubo e fraudes. Ou seja, você pode estar fazendo parte de uma rede criminosa e até mesmo infringindo algumas leis com essa ação.

Falta de interesse pelos clientes

Outro problema para as empresas que têm o costume de comprar listas de e-mail é o baixo índice de interação e engajamento dos usuários. Entre as centenas de e-mails falsos ou inválidos da lista, alguns endereços serão reais e estarão ativos. Isso, porém, não significa que a pessoa irá ler, muito mesmo aprovar o recebimento daquela mensagem não solicitada ou se interessar pelo que é ofertado. Portanto, mesmo que os filtros automáticos por ventura liberem o seu e-mail para a caixa de entrada do destinatário, a possibilidade de ele classificar o seu endereço como spam é grande, além de criar uma péssima imagem da sua marca para esses consumidores.

Reputação e imagem da marca abalada permanentemente

Por fim, tudo isso fará com que a reputação e a imagem da sua empresa fiquem associadas a sentimentos como inconveniência, desrespeito e invasão de privacidade. Certamente não é isso que você está buscando, não é? Além disso, o tamanho do problema é proporcional à quantidade de e-mails disparados, podendo se transformar em um caminho (negativo) sem volta. Esse impacto devastador na reputação da empresa pode ainda se transformar em um fator decisivo na hora de o consumidor optar por uma compra entre você e um concorrente.

Esses são apenas alguns dos riscos que envolvem a compra de lista de e-mails. Para evitar passar por essas situações, o caminho é sempre o mesmo: conquistar um a um os seus cadastros, de forma responsiva, construindo uma lista sólida e eficaz de contatos que estão ansiosos para receber as novidades da sua empresa!

E você, já está atento a essas questões? Como faz para angariar novos contato para as suas listas de e-mails? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários para garantir dicas que auxiliem no sucesso da estratégia de e-mail marketing de sua empresa!