Marketing Digital

16 jun, 2014

Como integrar suas campanhas de e-mail com suas redes sociais

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Diante das inúmeras plataformas para a divulgação de produtos e serviços, muitos empreendedores ficam em dúvida sobre qual estratégia de comunicação e relacionamento utilizar com o cliente. Depois do mito difundido de que o e-mail estava com os dias contados, por exemplo, algumas empresas passaram a adotar apenas as mídias sociais como meio de contato com o público, ignorando totalmente os fatos: o e-mail marketing ainda é um dos principais meios de conversão, podendo chegar, atualmente, a responder por até 30% do faturamento de algumas lojas virtuais.

Entretanto, esses números não significam que uma postura maniqueísta deva ser adotada. Enxergar apenas preto no branco é um erro, e a congruência entre as plataformas pode ser a chave para o sucesso das vendas. O que pode acontecer, por exemplo, ao mesclar o poder de viralização e engajamento das mídias sociais ao potencial de segmentação de público e direcionamento do e-mail marketing?

O e-mail marketing integrado ao social media é uma nova tendência em muitas corporações que buscam aprimorar o ROI (Return on Investiment ou, em português, retornos sobre o investimento) de suas campanhas em ambas as plataformas. Essa integração pode trazer diversos benefícios, que vão desde a maximização da exposição das campanhas até a ampliação da lista de cadastrados. Acompanhe como essa integração  deve ser feita para angariar os benefícios para a sua empresa!

Espelhamento social como estratégia de conversão

O espelhamento social é uma técnica que consiste em compartilhar suas campanhas de e-mail marketing com seus fãs e seguidores nas redes sociais. Com esta ação, vocês estimula, através de um box de cadastro simples, a conversão deles em leads, alimentando sua base de dados.

Transforme fãs e seguidores em assinantes de sua lista de e-mails

Ao oferecer uma promoção nas mídias sociais, solicite o cadastro do cliente em sua base de dados, expandindo, assim, a quantidade de contatos em sua lista de e-mails. Mas lembre-se das boas práticas do e-mail marketing: peça autorização do usuário para enviar mensagens a eles.

Disponibilize ícones sociais para o compartilhamento de suas mensagens

Insira os ícones das redes sociais trabalhadas por sua empresa em suas mensagens. Isso fomenta não apenas o crescimento de sua base de fãs e seguidores estimulando a convergência dos canais, mas também o relacionamento. Quanto maior o contato dos consumidores com sua empresa, mais fácil será convertê-los em clientes.

Mensuração de resultados

É importante que se criem formas para mensurar os resultados dessa interação, descobrindo, por exemplo, quais tipos de conteúdo do seu e-mail marketing são mais compartilhados nas redes sociais, bem como quais as ações realizadas trazem mais cadastros para a sua lista de e-mails.

Certifique-se de que está criando um canal de acesso específico para a transição entre as duas ferramentas. Dessa forma, você terá maior precisão na hora de mensurar o ROI e o impacto dessa nova estratégia junto ao seu publico.

E você, de que forma tem se utilizado das redes sociais para ampliar o alcance de suas campanhas de e-mail marketing? Compartilhe suas experiências e dúvidas através dos comentários!