Marketing Digital

26 nov, 2014

Como definir um lead e quais são as melhores práticas do mercado?

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Hands holding letters forming Lead tag

As campanhas de e-mail marketing são úteis para diversas estratégias. Vender, relacionar, educar clientes para que estejam preparados para realizar uma compra e mantê-los informados sobre a sua empresa, produtos ou serviços são algumas delas.

Porém, independentemente de qual seja o objetivo do seu negócio com a ferramenta, para obter sucesso, é preciso contar com uma lista de e-mails qualificada, que aponte real interesse ou potencial de conversão para o seu negócio. Por isso, é preciso desenvolver as melhores práticas para a geração de leads (já ouviu falar nesse termo?).

A definição de lead

Um lead é o contato de pessoas propensas a realizar negócios com sua empresa que cedem seus dados em troca de algum benefício que agregue valor a ele. É um processo de marketing que utiliza constantemente canais digitais para conquistar endereços eletrônicos e outros dados que auxiliem no entendimento do perfil desses potenciais consumidores. Dessa forma é possível desenvolver estratégias de vendas mais certeiras – mesmo que eles ainda não estejam preparados para realizar uma compra ou indicar a sua empresa, como um fornecedor, de imediato.

As melhores práticas do mercado para a geração de leads

Com o fortalecimento desse conceito e o entendimento sobre a necessidade da obtenção de dados de potenciais clientes para estimular o aumento das conversões, algumas práticas de atração e geração de leads têm ganhado força no mercado. Para ajudá-lo nessa tarefa, confira as principais e aplique-as agora mesmo em sua estratégia!

Conteúdo para blog: atraindo e gerando leads de forma orgânica

O primeiro passo para gerar leads é atraí-los. Para ganhar a atenção deles, o desenvolvimento de estratégias de marketing de conteúdo para blogs corporativos é uma excelente opção.

O sucesso da estratégia consiste em identificar o perfil de seus potenciais consumidores e gerar conteúdo relevante e atraente para eles, atrelado a uma área macro do seu negócio. Por exemplo, para uma empresa de tecnologia que comercializa software de gestão empresarial, a abordagem poderia ser sobre dicas para ganhar eficiência no negócio, as melhores práticas empresariais e questões associadas às maiores dores de seu público-alvo.

Para converter essa audiência em leads, você precisará estruturar bem o seu blog. Local para assinatura de newsletter, fale conosco, caixa de comentários, chamadas ao final do conteúdo para baixar um material rico ou experimentar uma versão trial, dentre outros.

Produção de whitepapers e e-books

Essa prática tem sido uma das mais utilizadas. Não à toa. Ela gera resultados muito positivos, quando associadas estratégias de conteúdo desses materiais à de divulgação eficiente.

Os e-books e whitepapers são materiais textuais, mais densos que os tradicionais, disponibilizados para download mediante o cadastro do contato. Ao agregar valor a eles, você obtém dados importantes para dar continuidade ao relacionamento com esses potenciais clientes até que eles se tornem consumidores de seus produtos e serviços.

Webinar, cursos on-line, entrevistas e podcasts

Os conteúdos auditivos ou audiovisuais, como webinar, cursos on-line, entrevistas virtuais e podcasts, por exemplo, têm grande engajamento e, por isso, auxiliam na geração de um bom volume de leads. Basta trabalhar um conteúdo interessante, contar com pessoas influentes ou de grande conhecimento e ter uma estratégia de divulgação adequada.

A geração do lead, nessa situação, ocorre no ato de inscrição para participar do evento. Por isso, ela gera tantos resultados.

Planilhas ou sistemas informatizados

Uma outra forma bastante eficiente para a geração de leads é prover auxílio com ferramentas que auxiliem na rotina de seus potenciais clientes. Por exemplo, disponibilizar planilhas para gestão eficiente ou mesmo desenvolver aplicativos e sistemas informatizados são excelentes para isso. Contudo, é preciso se lembrar de associar o acesso a esses materiais mediante o cadastro dos interessados.

Amostras, descontos e versões trial

Proporcionar uma “degustação” de produtos ou serviços é uma excelente forma não apenas de gerar leads, mas de proporcionar uma experiência de marca que contribua com os resultados de vendas. Nesse contexto, se encaixam as amostras e versões trial, muito utilizados em empresas de tecnologia, por exemplo.

Já para o varejo, a cessão de descontos em troca do cadastro é uma prática bastante usual – principalmente em e-commerces. Por isso, considere essa alternativa!

E você, já utiliza essas práticas para a geração de leads em seu negócio? Conhece mais alguma? Complemente a lista nos comentários abaixo!