Marketing Digital

12 fev, 2014

Como a segmentação pode ajudar a otimizar minhas campanhas de e-mail marketing?

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O e-mail marketing já se mostrou como um dos melhores canais de aquisição de novos consumidores. Tanto pelo alcance da ferramenta, quanto pelo baixo custo das campanhas. Ainda assim, isso não significa que seja fácil alcançar o sucesso com o recurso.

Há vários fatores decisivos para uma boa conversão: taxa de abertura, taxa de clique, número de e-mail entregues, filtros anti-spam, entre outros. Contudo, em todos eles, a segmentação se mostra uma grande aliada para melhores resultados. Isso se deve, basicamente, pelo fato de que conhecer o seu cliente e entregar a ele conteúdo, produto ou serviços conforme suas necessidades, gera maior motivação e curiosidade em o que há no e-mail entregue. Quer entender melhor como isso funciona? Confira algumas dicas!

Entrega de conteúdo relevante

Incrementar as taxas de abertura e cliques em uma campanha de e-mail marketing exige a  inclusão de conteúdo relevante para o seu leitor. Neste sentido, é comum ter em mente o fluxo de um funil de compras, bem como o interesse de cada um dos grupos de trabalho, para preparar o conteúdo.

Para e-mails marketing destinados àqueles que ainda não são clientes, é preciso que o conteúdo esteja focado no topo do funil de compra, fazendo com que este conteúdo conquiste o leitor e o traga para dentro do funil. Por outro lado, para aqueles que já são clientes, o conteúdo pode ser um pouco mais específico, direcionado para o estímulo da conversão em vendas para a sua empresa, conforme os interesses dos grupos definidos. Em ambos os casos, a segmentação serve para saber qual conteúdo é mais adequado para determinado cliente.

Sem segmentar, é possível que você tenha que montar uma newsletter genérica, não atraindo a atenção de boa parte do seu público – o que também pode ocasionar a perda de inscritos em sua lista. Portanto, a segmentação funciona como uma personalização do e-mail marketing, visando o maior aproveitamento e conversão da estratégia adotada.

Conhecimento da sua audiência

Conhecer o seu público é outro fator fundamental para a otimização de suas campanhas de e-mail marketing. Não apenas para saber como montar a campanha, mas também para estabelecer estratégias mais técnicas para os disparos.

Por exemplo, alguns clientes podem precisar de certas autenticações para que os e-mails não caiam na caixa de spam. Saber se esses clientes representam uma parte importante da sua base é essencial para definir como serão direcionados os investimentos. Segmentar também ajuda a compreender o comportamento de quem abrirá a mensagem enviada. Talvez parte da sua base prefira receber as newsletters de manhã, enquanto outra parte no fim do dia. Com essa informação você otimiza seus disparos para conseguir mais aberturas e cliques.

Escolha de produtos selecionados

A segmentação também facilita a escolha dos produtos ou serviços que irão compor o seu e-mail marketing. Especialmente em lojas virtuais, esse fator é tão importante que é considerado determinante para o sucesso ou fracasso de uma campanha. Enviar uma newsletter com produtos que não estão de acordo com o perfil do seu consumidor, fará com que ele crie desinteresse por sua empresa e desenvolva uma apatia para com a sua marca. Isso irá refletir diretamente nas suas taxas de abertura, clique e cancelamentos de assinaturas.

Dessa forma, ter uma base segmentada possibilitará o direcionamento dos produtos escolhidos para as campanhas, levando em conta o comportamento de compra do seu público. Mesmo que isso signifique disparar mais e-mails na mesma campanha, aos poucos, os resultados irão apontar para segmentações ainda mais otimizadas, criando uma base engajada e com altas taxas de retorno sobre investimento.

Você já utiliza a segmentação como estratégia de e-mail marketing? Como ela contribui – ou poderia contribuir – para alavancar os resultados de sua empresa? Compartilhe sua experiência nos comentários!