Marketing Digital

21 mai, 2015

6 passos para ter um CTA campeão no seu e-mail marketing

Publicidade

O call to action (CTA) é uma das partes integrantes mais importantes do conteúdo publicitário. Ele é usado como artifício para direcionar o leitor a algo ou alguma ação, sempre tendo em mente os objetivos da campanha de marketing envolvida. Geralmente, trata-se de um verbo no imperativo que sugere uma ação imediata da parte do público, como “compre agora” ou “assine já”. Ao longo do tempo e da evolução da publicidade, no entanto, os CTAs foram se tornando cada vez mais sofisticados e eficientes.

Atualmente, com o advento do marketing digital, os CTAs se mantêm como essenciais — se é que não ficaram ainda mais importantes. Graças à possibilidade de se criar hyperlinks, um CTA pode ajudar o usuário a partir diretamente para a ação recomendada. Um botão “compre agora” pode realmente direcionar para uma loja online, permitindo que o público adquira aquele produto imediatamente. Isso gera um potencial de vendas inédito, que dificilmente é atingido em mídias tradicionais.

No entanto, é preciso trabalhar de forma muito estratégica todas as possibilidades de CTAs. No caso de e-mail marketing, existem algumas formas de utilizar esse recurso de forma inteligente para atingir os seus objetivos.

Veja, a seguir, 6 passos para ter um CTA campeão no seu e-mail marketing!

Determine bem os seus objetivos

Toda campanha de marketing precisa ter muito bem definidos os seus objetivos para que seja possível atingir o sucesso. Se o alvo da campanha é vender mais de um determinado produto, todos os elementos dela devem caminhar em prol desse fim.

O CTA do e-mail marketing deve fazer parte disso, refletindo os objetivos da campanha. Durante o planejamento, defina bem qual é o objetivo desse e-mail marketing e, assim, direcione o CTA de forma apropriada.

Conheça bem o seu público

Quando se está planejando um CTA estratégico para e-mail marketing, é muito importante que se tenha completo conhecimento sobre os interesses do público. Para fisgar a atenção do leitor e fazer com que ele interaja com o e-mail marketing, é preciso aguçar a curiosidade dele, trazer algum tipo de benefício. Cada vez menos se deve sustentar campanhas em CTAs tradicionais, como um “compre já”, em favor de estratégias melhor alinhadas com os interesses do público.

Use um texto direto e impactante

O CTA precisa atingir o leitor para gerar resultado, afinal, é necessária uma identificação muito forte para fazer com que o usuário saia de sua posição passiva, de apenas consumir o conteúdo que recebeu, para decidir tomar parte da campanha ao interagir com um CTA.

Para tal, desenvolva chamadas impactantes, que apostem em falar diretamente com o leitor e invocar os seus sentimentos. Marketing marcante é aquele que conhece o seu público tão bem que consegue atingi-lo de forma precisa e eficiente.

Design como aliado

E-mail marketing não é só texto. Aliás, a tendência da maior parte do público é cada vez mais evitar e-mails longos demais, focando melhor naqueles mais atrativos visualmente e bem organizados.

Conte com a ajuda de um bom designer para diagramar o seu e-mail marketing e, principalmente, dar o destaque mais estratégico para o seu CTA. Afinal, de nada iria adiantar ter um CTA campeão que acaba escondido no layout do e-mail marketing.

Faça testes A/B

Uma boa maneira de garantir a eficácia do seu CTA é aplicar testes A/B às suas campanhas de e-mail marketing enviando duas mensagens com CTAs diferentes a uma parcela da sua base de dados: metade receberá um e-mail com o CTA “A” enquanto a outra metade terá acesso ao CTA “B”. Depois, é só mensurar qual das duas opções teve mais engajamento e escolher essa para usar na campanha!

Corrija a rota se necessário

Mesmo realizando testes para escolher a melhor opção de call to action, nada impede que, na metade da campanha, você modifique a estratégia por trás dos CTAs das suas mensagens de e-mail marketing. Se você detectar alguma tendência diferente do esperado no desenvolvimento da campanha, é preciso ser rápido e ter raciocínio estratégico para se adaptar a essa nova realidade.

Dessa forma, o CTA precisa refletir o momento da campanha, sempre em sintonia com os seus objetivos. Se um determinado CTA não está gerando o resultado desejado, pode ser que seja necessário rever suas estratégias.

O CTA é uma das ferramentas mais importantes para engajar o seu público e conquistar os objetivos da campanha. Só que, para conseguir fazer isso, é essencial que ele seja planejado corretamente. Somente assim seu CTA poderá ajudar a campanha a gerar os resultados esperados.

Que estratégias você usa na elaboração dos seus calls to action? Ficou ainda com alguma dúvida sobre esse elemento tão importante para a sua campanha de e-mail marketing? Fale conosco nos comentários!