APIs e Microsserviços

7 jul, 2015

Transformando a comunicação digital através de APIs

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Todo mundo conhece, ou pelo menos já ouvir falar, no famoso jornal norte-americano The New York Times, que hoje conta com aproximadamente mais de 3500 funcionários.

Através de APIs, o jornal mudou sua forma de encarar a comunicação digital, o que não é normal para empresas desse segmento. Mais ainda: o caso do NYT pode ser considerado um case de sucesso para qualquer empresa que busca expor APIs.

Vamos do começo… A revolução dentro do New York Times teve início com o lançamento da primeira API, em 2008, que era uma API de financiamento de campanha das eleições norte-americanas. Como eles mesmos descreveram a API na ocasião:

“Com a API do financiamento de campanha, você pode recuperar dados de contribuição e de despesas com base em documentos apresentados à Comissão Eleitoral Federal dos Estados Unidos. Dados financeiros de campanha são públicos e estão disponíveis a partir de uma variedade de fontes, mas os desenvolvedores da API do New York Times separaram os dados em agregados, que respondem à maioria das questões de finanças de campanha. Em vez de debruçar sobre depósitos mensais ou pesquisar um banco de dados de divulgação, você pode usar o Times Campaign Finance API para recuperar rapidamente totais de um determinado candidato, consultar agregados por localidade, ou obter detalhes sobre um doador específico.” Fonte Read Write

Aqui no Brasil, temos uma API muito interessante e que também é voltada para a transparência de eleições. Essa API é exposta pela Transparência Brasil, que compila dados de políticos e tem diversos projetos anti-corrupção. A Sensedia ajudou na organização de um Hackathon dessa API, no ano passado.

E o The New York Times não parou em apenas uma API… Hoje o jornal tem 14 APIs abertas. A quantidade de informação é incrível! É possível, por exemplo, pesquisar notícias e manchetes a partir de 18 de setembro de 1851! As possibilidades de criação de apps são enormes (veja a galeria de apps).

Um serviço muito interessante é o “The Most Popular API”, que é possível descobrir os links e meta-dados dos blogs mais acessados pelos leitores do The New York Times e até e-mails mais compartilhados. Incrível!

O site desenvolvedor é bem completo e simples, com exemplos de chamadas bem detalhadas, vale a pena conferir!

 

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Referências

http://sensedia.com/blog/apis/as-apis-no-mercado-de-midia-e-entretenimento-parte-5-nyt/