Marketing Digital

16 jul, 2014

Como obter mais do seu marketing de conteúdo

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Se você trabalha com marketing de conteúdo – ou, se preferir, content marketing -, provavelmente já notou que é uma área que está crescendo bastante. Parece que todo mundo está fazendo isso – e realmente, está.

O panorama do conteúdo

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Veja o que o Google Trends mostra sobre content marketing. Você pode reparar que as pessoas têm falado sobre isso por muitos anos, mas veja que há um crescimento do assunto desde o final de 2012 e por todo o ano de 2013.

Isso faz sentido, já que 91% dos profissionais de marketing B2B usam técnicas de maketing de conteúdo. Além disso, temos visto um aumento na diversidade de tipos de conteúdo, blogs, vídeos, white papers, e-books, apps de mensagens etc. Mas isso ainda não é suficiente. 58% dos profissionais planejam aumentar a quantidade de conteúdo produzido nos próximos 12 meses.

E isso é muita coisa, em um espaço já bastante lotado. Com tanta competição, e sabendo que o seu público alvo tem uma quantidade limitada de tempo para pesquisa, você precisa de mais do que um excelente conteúdo para atrair a atenção das pessoas. É preciso fazer um trabalho ativo para levar o seu conteúdo até elas.

Canais de distribuição a seu dispor

Há muito tempo, temos três canais primários para atingir nossa audiência, mesmo que as especificidades de cada um deles tenham mudado ao longo do anos a essência ainda é a mesma.

  1. Próprios: blog, co-marketing (marketing compartilhado), social, SEO
  2. Adquirido: viral, Relações Públicas, boca-a-boca
  3. Pago: display, mecanismos de busca, social

O mundo está superlotado com os canais próprios. Lembre-se: 91% dos profissionais de marketing B2B estão fazendo marketing de conteúdo. O adquirido é bem difícil, nem todos conseguem ser um case como o do Dollar Shave Club. E os canais pagos não são um lugar onde o contente marketing se aventura tradicionalmente.

E por que isso? O marketing de conteúdo começou como uma alternativa ao “Compre agora!!!” da propaganda tradicional. E isso é uma das coisas mais legais dele, já que você não está ali insistindo para que o leitor “compre agora”. Se o seu conteúdo é bom e você tem pensado em quem é o seu alvo, você está oferecendo algo de valor para todas as pessoas que podem se interessar pela sua mensagem – eles só não começaram a procurar ativamente ainda.

Usando métodos pagos para direcionar os canais próprios

Utilizar anúncios pagos para o seu conteúdo pode ajudá-lo a aumentar o impacto dos seus esforços de content marketing, gerando leads enquanto a sua audiência própria cresce com o tempo.

Compreendendo o objetivo

Para começar, escolha um canal e conheça bem o objetivo dele. Se os cliques vêm por busca orgânica, paga ou retargeting – você sabe que, dependendo da origem, a pessoa tem maior ou menor intenção de compra. Eles estão procurando algo como o seu produto! Mas se um consumidor potencial encontra algo via display, mobile ou anúncios em redes sociais, a abordagem deve ser mais suave.

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Faça um follow-up para acompanhar a intenção dos clientes

Alta intenção de compra: você pode direcioná-la para a landing page diretamente com uma oferta. Essas pessoas já estão no mercado, e são receptivas para mensagens diretas de vendas. Você pode unir a oferta com e-mails e ligações telefônicas para converter esses leads.

Baixa intenção de compra: esses consumidores não estão procurando o seu produto ainda, então precisam de um tratamento diferente. Em vez de direcioná-los de cara para uma oferta, eles vão gostar mais de receberem uma proposta de conteúdo. Você pode manter contato com eles via e-mail, com o objetivo de nutrir o relacionamento antes de lançar as mensagens de vendas (e-mail/telefone).

Um último conselho

Tagueie seus links. Tagueie seus links. Tagueie seus links. Depois, você vai querer medir o que está funcionando. E, para fazer isso, você precisa de ter todos os links tagueados. Tenha convenções de marca simples, use apenas letras em caixa baixa. O Google vai tratar letras em caixa alta de forma diferente, então seja consistente para evitar dores de cabeça depois.

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E, lembre-se, se você não taguear os seus links para acompanhar o seu sucesso, em algum momento você não terá nenhum dado para provar que seu esforço funcionou. Além disso, não terá ideia de qual campanha funcionou e qual foi um fracasso. Definitivamente, tagueie seus links.

Depois de ter juntado todos os dados que mostram quais campanhas funcionaram para aumentar sua audiência própria, você saberá como começar a escalar e terá um retorno melhor do investimento em marketing de conteúdo.

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Artigo traduzido pela Redação iMasters, com autorização do autor. Publicado originalmente em http://blog.rjmetrics.com/2014/05/06/how-to-get-more-from-your-content-marketing/