Marketing Digital

25 ago, 2015

Como o Google pode melhorar a reputação de uma marca?

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Hoje em dia, é impossível negar que os mecanismos de busca substituem em grande parte a comunicação boca a boca, até mesmo se pensarmos em recomendações de marcas ou empresas. Isto é, é muito mais prático abrir o seu navegador na página do Google e digitar “a empresa X é confiável” do que pegar o telefone e ligar para algum parente pedindo uma referência. Nesse cenário, surge o questionamento: “Qual seria o peso de ter uma boa reputação online?”.

O que aparece ao procurar pelo nome de sua empresa?

Um primeiro ponto a se pensar, tendo em vista a reputação online, é em quais resultados são apresentados ao pesquisar pelo nome de sua empresa em um mecanismo de busca. Se o usuário está buscando diretamente por sua empresa e encontra um resultado “negativo”, como um tópico do Reclame Aqui, um comentário negativo em sua Fanpage ou mesmo um blogueiro falando mal sobre seu produto, isso pode ter um impacto direto na imagem que ele tem sobre você e na segurança em realizar compras na sua empresa.

Note que a palavra “negativo” citada acima está entre aspas. Isso porque, muitas vezes, existe um resultado do Reclame Aqui ao buscar pelo nome de sua empresa, por exemplo, mas a avaliação é positiva (problemas resolvidos com agilidade e alta satisfação dos clientes). Apesar disso, não podemos pensar que o usuário irá clicar no link e analisar a fundo o porquê de o seu nome estar relacionado a um portal de defesa do consumidor (por isso seguiremos chamando esse tipo de resultado de negativo).

De qualquer maneira, é importante desenvolver uma estratégia para que o nome de sua empresa esteja relacionado a mais coisas positivas do que negativas na Internet, principalmente na primeira página do Google. Seguem algumas técnicas que podem ser adotadas para auxiliar nessa construção de imagem de marca nos buscadores.

Fortalecimento de mídias sociais com SEO

Se você possui uma empresa que aluga tratores, por exemplo, provavelmente não é necessário ter presença ativa em todas as mídias sociais como Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, LinkedIn etc. Mas é muito importante manter o foco ao menos em duas, ainda mais no momento de dominar a primeira página de resultados para o nome de sua empresa.

Mantendo duas redes sociais alimentadas com bom conteúdo e com certa constância (ao menos uma publicação por semana), mecanismos como o Google já tendem a associá-las ao nome de sua empresa e posicioná-las nas primeiras posições. Caso isso não aconteça, vale também pensar em uma estratégia de conteúdo viral para mídias sociais associada à assessoria, como um vídeo disponível apenas no Facebook, uma série de promoções que vai ser divulgada apenas no Twitter ou uma seleção de fotos dos seguidores para postar no Instagram.

Link Building para conteúdos externos

Se você realiza um trabalho de clipping e identificou que sua empresa foi citada em um blog ou portal de notícias de uma maneira interessante e que fortalece a sua imagem, por que não fazer um trabalho de link building para esse conteúdo? Nesse caso, o link building não seria voltado para o seu próprio site, mas para uma outra página que traga essa mensagem positiva para os resultados de suas buscas institucionais.

Isso é feito como se fosse um link building do link building, gerando autoridade para o site que o citou, que pela lógica transfere autoridade para o seu site, caso haja o link, e trazendo essa notícia para as primeiras posições da SERP.

Assessoria de imprensa digital com foco em pesquisas

A última técnica que citarei aqui é a de assessoria de imprensa digital com foco em pesquisa. Trabalhando o seu banco de dados, dados de navegação do Analytics ou até mesmo realizando uma pesquisa quantitativa com sua base de e-mails, é possível desenvolver grandes pautas que podem ser de interesse dos grandes veículos do mercado.

Ao conquistar a menção de seu nome nesses portais de grande autoridade, as chances são muito grandes de que a matéria em questão apareça bem posicionada na SERP, ao pesquisarem pelo nome da sua empresa. E caso isso não aconteça tão naturalmente, podemos voltar ao passo acima (link building para conteúdos externos) e reverter essa situação.

Conclusão

Não podemos negar a influência dos resultados da SERP na percepção de marca dos usuários. Portanto, mesmo que não seja uma estratégia voltada exclusivamente para gerar vendas, é muito importante trabalhar seu SEO paralelamente para o fortalecimento de sua imagem na Internet.

Você tem mais alguma técnica para compartilhar?