Marketing Digital

19 fev, 2013

7 caminhos-chave para otimizar a sua fanpage para SEO

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Existe um monte de rumores sobre as formas corretas de otimizar a sua fanpage para SEO. Algumas pessoas sugerem usar palavras-chave nos nomes dos arquivos que você faz uploads e outras dizem que é preciso que todas as URLs sejam vinculadas à sua fan page. Se você for como eu, não deve ter tempo para sentar e procurar uma dica aqui e outra lá, só para descobrir semanas depois que elas não te ajudaram tanto assim.

Este artigo fornece mais algumas dicas sobre como otimizar sua fanpage para SEO e também responde as perguntas no Mozinar que fiz com o Rand. Divirta-se!

1. Escolha o melhor nome para a sua fanpage

Isso pode parecer um pouco óbvio, mas é o passo mais básico quando se trata da otimização da sua marca no Facebook e é também o mais importante.

Existe sempre a tentação de encher o nome da sua fanpage com milhões de palavras-chave, como “Padaria Bob – muffins, biscoitos, cookies, pães -. Buffet & Eventos”. Só que pra falar a verdade, ter um nome como este pode prejudicar a sua taxa de crescimento viral dentro do Facebook. Se você se parecer muito com spam, os seus fãs ficarão menos propensos a se envolver com a sua página e vão acabar deixando de compartilhar com seus amigos as suas atualizações. Elas podem até esconder suas atualizações do seu feed de notícias – imagine o horror!

Mas não é pra ser muito genérico também! A intenção do Facebook por trás das fanpages é que elas representam negócios reais, marcas, personalidades, etc. Ao escolher algo muito genérico, como viagens, esportes, pesca, etc, você corre o risco do Facebook desligar a sua capacidade de postar atualizações e atingir novos fãs.

Dica: Para o Google, a primeira palavra no título da sua fanpage tem mais peso, ou seja, é mais importante.

2. Crie uma URL de fanpage personalizada

Depois que a sua fanpage tiver 25 curtidas, o Facebook te dá a  capacidade de criar uma URL única (ou nomes de usuários como o Facebook fala) para a página. Pelo fato das URLs serem fortemente ponderadas pelos mecanismos de pesquisa, é vital que a URL da fanpage reflita um aspecto de seu negócio.

Se, por algum motivo, você descobrir que outra fanpage já reivindicou o nome da sua empresa, certifique-se de escrever na URL sobre o que é a sua empresa. Você pode conferir algumas opções de nomes diferentes de usuários que o Facebook oferece antes de escolher um para a sua fanpage.

3. Use palavras-chave em locais estratégicos na sua fanpage

Assim como em sites tradicionais, a otimização de palavras-chave é a forma mais fundamental de SEO para sites. As que mais demandam atenção são as seções Sobre, Missão e descrição da empresa, uma vez que estas áreas são, na verdade, tiradas da sua fanpage, como elementos de SEO.

Aqui tem um exemplo de como um mecanismo de pesquisa indexaria a sua página:

  • SEO title = Nome da sua fan page
  • Meta Description = nome fan page + seção “Sobre” da sua página
  • H1 = Nome da sua fan Page

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Para otimizar sua página para buscas locais, é muito importante incluir o seu endereço, cidade, estado e CEP. Para pesquisas sobre produtos relacionados, os campos sobre a Visão Geral da Empresa, Missão e Produtos devem ser preenchidos com as informações apropriadas.

Dica: Assim como os meta-dados do seu site, convém considerar o uso de uma breve descrição de 140 caracteres da sua fanpage para que ela apareça completa nos mecanismos de pesquisa.

4. Inclua seu número de telefone e endereço

Por mais surpreendente que possa parecer, tem um monte de empresas por aí que não incluem esse tipo de informação na sua fan page. Como a maioria de suas vendas pode ser de tráfego on-line, pode não parecer tão importante para você incluir essas informações. Mas lembre-se: a indexação de sua marca para resultados de pesquisas locais é fundamental para o crescimento de sua página no Facebook.

Além disso, o Google dá mais importância a páginas com informações específicas, como o número de telefone e endereço. Assim, as páginas que incluem este tipo de dados podem, de fato, aumentam o SEO global de sua marca.

5. Backlink para sua fanpage em canais existentes

Quanto mais inbound links para a sua página, mais autoridade ela terá, de acordo com o Google, e você estará melhor classificado. É por isso que é muito importante para os blogueiros que eles tenham o seu conteúdo vinculado ao de outros sites, blogs, e por aí vai… Este mesmo princípio se aplica a fanpage. Então, onde for necessário, inclua um link na suafan page de seus outros canais digitais, como seu site, blog e perfil no Twitter.

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6. Otimize a atualização de status da sua fanpage

Quando você postar as atualizações no seu mural, lembre-se que os primeiros 18 caracteres de um post no Facebook servem como meta descrição. Então, aproveite a opção quando o Facebook pede que você “Escreva algo…” desde que o texto seja considerado o título de SEO para essa atualização. Incluir links diretos para o site da sua pequena empresa em suas atualizações também é uma boa prática a seguir.

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Dica: Assim como o nome da sua fanpage, o Google dá uma importância maior na primeira palavra da sua atualização, então você deveria considerar fazer dela uma palavra-chave.

7. SEO para o Facebook Notes

O Facebook Notes é algo que é muito subutilizado. Quando utilizado adequadamente, ele pode proporcionar uma forma eficaz de aumentar o SEO geral para a sua fanpage. Os elementos SEO tirados do Facebook Notes são:

  • SEO Title = o título do seu Note
  • Meta data = O nome da fanpage escreveu uma nota intitulada, título de sua nota

O Facebook Notes oferece a sua fanpage a possibilidade de criar várias “páginas” por baixo da fanpage principal. Ele também é uma boa maneira de expandir ofertas especiais ou eventos da sua empresa e tê-los indexados nos mecanismos de pesquisa.

Ponto de partida para o SEO da sua fanpage

Não se esqueça de que o objetivo primordial do SEO no Facebook é adicionar valor global à marca global. É importante prestar atenção na comparação entre o tráfego RAW e o nível de compromisso.

Embora a utilização dos métodos acima possa contribuir para melhorar o seu ranking SERP, é preciso que haja um bom engajamento e um ótimo produto.

As respostas para as perguntas feitas no Mozinar

#tweets do mozinar:

  • Quais empresas você recomendaria para o software de mídia social sobre o fortalecimento da comunidade (Hootsuite vs SocialSprout, etc)? (@ franciscocmeza)

O Hootsuite é uma ferramenta muito poderosa para se conectar com seu público do Twitter e do Facebook . É muito fácil manter uma programação de conteúdo, já que o Hootsuite oferece a você a possibilidade de agendar as mensagens. Eles também têm um ótimo rastreador de analytics e um encurtador de URL.

Pergunta dos participantes:

  • Quais são as ferramentas que você sugere para fazer análise de site/palavra-chave? (Michael Cirillo)

Ótima pergunta! Muita gente pode falar Alexa.com, mas eu acho que existem ferramentas disponíveis mais aprofundadas para você. Algumas boas para dar uma olhada são:

  1. Doubleclick Adplanner – Uma ferramenta de alta precisão do Google Doubleclick que se baseia em dados do próprio Google sobre a popularidade do site.
  2. SEO Digger – Uma ferramenta gratuita que vai te dize quais palavras-chave diferentes os sites estão classificando.
  3. Compete – Um serviço de web analytics muito robusto com versões gratuitas e pagas.

Outra opção (mas geralmente a segunda das opções acima) é observar as estatísticas de domínio de avaliação (“avaliação de domínio” do Google para uma lista de ferramentas gratuitas, como Estibot). Essas ferramentas possuem várias métricas que consideram trazer um valor monetário para o seu domínio. Todos nós gostamos de ter alguma coisa de valor, certo? Eu gosto de ferramentas que falam também sobre o tempo de carregamento da página, o que tem influência sobre SEO, mas que é muitas vezes esquecido.

  • E as penalidades de keyword stuffing? (Marcos Hultgren)

Seu site poderá ser removido do índice do Google caso você seja penalizado por keyword stuffing. Se agarre às suas seis melhores palavras-chave, no máximo. Quanto mais você selecionar o seu conteúdo, melhor será a sua classificação. Além disso, mantenha em mente que o conteúdo localizado a três parágrafos em seu post não será bem classificado na sua página a menos que ele apoie diretamente a tese (normalmente os primeiros 140 caracteres) de sua página.

  • Na realidade, a maioria das páginas do Facebook aparece na segunda página ou mais no Google. Será este é um sinal de que o Google está se preparando para dar preferência às páginas do Google+? (Marcus Lee)

Sim, e você foi esperto para fazer essa conexão. Muitas empresas de SEO ignoram o G+ porque não há nada que eles possam fazer (backlinks, links internos, links externos, sitemap, meta-content, etc) para aumentar o SEO do G+. Este número é estritamente reforçado no compartilhamento dos usuários, o que significa que, na verdade, representa uma base de fãs que é, teoricamente, mais orgânica. O Google já dá preferência a domínios e links compartilhados através do G+.

  • Existem pessoas que têm muito sucesso com o uso da estratégia de iFrame? (Jay Donaldson)

O iFrame é uma ferramenta incrivelmente poderosa. Se você já tem uma página de pedidos on-line, ele leva alguns segundos para puxá-los diretamente na sua fan page. Confira este exemplo de uma fan page que usa o widget iFrame muito bem.

  • É recomendável manter a URL que você está vinculando visível, ao contrário de excluí-la depois de ter baixado? Eu costumo apagá-la para que o post fique visualmente mais atraente. (Micheline Bourque)

Não é importante manter a URL verdadeira quando se trata de fins de SEO, uma vez que o seu post vai servir como meta dados para o link que você compartilhou. Apagar a URL completa também ajuda a sua taxa de crescimento viral, tornando o seu post um pouco mais bonito e convidativo para compartilharem.

  • Eu tive apenas 18 “curtidas” por cerca de um mês e eu publiquei engaging content o tempo todo. Que conselho você daria para obter esse aumento no alcance sem anúncios no Facebook? (Nick Hiley)

Boa pergunta, e você não está sozinho aqui. O melhor ponto de partida é conseguir que os seus clientes atuais estejam sua fan page . Se você tiver um lugar físico, use alguma placa na loja para promover sua página (e ofertas de desconto, caso os clientes curtam a sua fanpage). Eu realmente gosto de usar essa fonte grátis para fazer meus próprios anúncios.

Outra coisa que você pode fazer é incluir o link da sua página em lugares apropriados. No seu site, na sua biografia do Twitter, e na assinatura de e-mail, por exemplo. Além disso, quando você postar atualizações, use uma chamada à ação específica para compartilhar seu conteúdo, uma vez que os compartilhamentos ajudam a sua taxa de crescimento viral mais do que as curtidas ou os comentários.

  • E sobre usar anúncios do Facebook com intenções comerciais? Ouvi dizer que ele é mais para as relações sociais. (Kareem Rombley)

A coisa importante para se entender aqui é por que as pessoas usam o Facebook. Nós gostamos de compartilhar fotos bobas, informações interessantes e eventos pessoais. Algumas empresas podem se encaixar nesta plataforma muito bem, como fotógrafos, restaurantes, lojas de muffin sem glúten, sem fins lucrativos, etc. Essas empresas podem desempenhar um papel em nossas vidas diárias. O uso de uma fanpage também deverá cumprir um objetivo específico para o seu negócio, se for nutrição de leads, compartilhamento de informações, conversões de venda, ou algo mais.

  • Quantos caracteres aparecem na seção “About” da página principal do Facebook? (Emily Fearnley)

Cerca de 155 caracteres serão exibidos na sua fanpage sem que os usuários tenham que clicar no botão “About:”.

  • Eu trabalho para uma agência de marketing. A nossa página do Facebook deveria ser classificada como um “negócio local” ou “empresas e organizações”? Prós e contras? Será que isso importa? (Julie Barbee)

A categoria “empresa, organização ou instituição” é melhor caso os clientes não frequentem a sua localização física, ou se você realiza eventos em locais variados. A categoria “negócio local” é melhor se sua agência lida com qualquer empresa de propriedade local em sua área. Ela vai otimizar os resultados da pesquisa para os donos de empresas e gestores de sua área à procura de sua experiência em marketing.

Bem, é isso aí pessoal! Obrigado pela leitura!

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Artigo original disponível em: http://www.seomoz.org/blog/7-key-ways-to-optimize-facebook-fan-page-seo