Marketing Digital

5 dez, 2013

6 razões para sua empresa ter um blog e 4 bons conselhos para ajudá-lo a crescer

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Você tem um empreendimento ou uma PME e ainda está analisando a conveniência de incorporar um blog como ferramenta de comunicação e marketing empresarial? Neste artigo, você descobrirá as principais razões para ter um blog e como aproveitá-lo ao máximo. Então siga lendo!

Bloguear ou não bloguear parecia ser a questão. No entanto, em tempos de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, qualquer empreendimento ou pme que tenha a intenção de conquistar o mercado e posicionar-se como referente já não pode seguir perdendo tempo na hora de desenvolver um blog para a sua empresa.

6 razões pelas quais a sua empresa deveria ter um blog

Se você ainda não se decidiu, agora apresentarei as principais razões para começar a compartilhar o seu conhecimento e as suas novidades ao seu mercado objetivo através de um blog. Anote os conselhos!

  1. Gere um contato permanente com seu público: Um blog é o meio de comunicação ideal para compartilhar informação valiosa com seu público-alvo sobre temas relevantes e para promocionar seus produtos e serviços. Procure encontrar um equilíbrio entre informação e promoção. A chave? O marketing de conteúdo.

  2. Posicione-se como referente do setor: Ao publicar conteúdo interessante e informação realmente original e valiosa, você se posicionará como referente dentro do setor. Não somente diante do seu mercado objetivo, mas também diante da concorrência e dos meios especializados.

  3. Gere expectativa prévia a anúncios importantes: Se o seu projeto está em pleno processo de desenvolvimento ou se você está colocando em ordem os últimos detalhes do lançamento de um novo produto, publique essa informação no blog de sua empresa e vá preparando o terreno com uma boa dose de expectativa e suspense entre os seus potenciais clientes.

  4. Ajude a descobrir o seu público objetivo: O blogging é 100% mensurável. Aproveite essa vantagem e analise as estatísticas do seu blog usando ferramentas como o Google Analytics. Juntamente ao feedback concreto gerado nos comentários de cada post, você obterá una análise mais precisa das características e das necessidades do seu público-alvo.

  5. Melhore o seu posicionamento web: Uma estratégia de blogging consistente, baseada em conteúdo de qualidade otimizado para buscadores, contribuirá para melhorar as suas posições em rankings e para gerar links externos até o blog (backlinks).

  6. Aperfeiçoe a sua capacidade de comunicação: Seu talento em redação só irá melhorar com a prática. Publicando posts periodicamente, você ganhará confiança e aperfeiçoará a sua técnica.

4 conselhos chave para ajudar seu blog a crescer

É importante tornar o seu blog conhecido. De qual forma?

Comentando em outros blogs

Deixe comentários relevantes em posts relacionados à sua indústria e inclua um link até o seu blog nos mesmos. Dessa forma, você não somente estará gerando conversação e relações com outros bloggers e potenciais clientes, mas também levando tráfego ao seu blog.

Incluindo links em outros blogs e pessoas referentes do setor

Faça com que o link complemente a informação que você está proporcionando em seu blog. Evite incluir links que realmente não forneçam informação interessante para o leitor.

Obter links de qualidade para o seu blog é um fator chave para que o Google encontre e indexe o seu site rapidamente e você ganhe maior visibilidade. Sem dúvida, você estará otimizando a sua estratégia SEO.

Utilizando o guest posting

O guest posting é uma excelente ferramenta de difusão e geração de links externos. Ofereça o seu conhecimento em sites relacionados ao seu. Isso te ajudará no posicionamento como um referente, a ganhar tráfego e que associem o seu nome com conteúdos de qualidade.

Em troca, peça somente que incluam um link ao seu blog. Fazer guest posting é uma forma simples de obter links de alta qualidade e com vínculos diretos ao seu blog, também conhecidos como linkbuilding. Você não está familiarizado com esse conceito? Linkbuilding é uma  estratégia SEO que consiste em conseguir que outras páginas se vinculem à página que nos interessa para fazer com que os buscadores a considerem relevante e a posicionem melhor nos rankings.

Integre com social media

Não se esqueça de incluir a opção de shares para que seus usuários possam compartilhar facilmente o seu post nas distintas plataformas sociais, como os botões curtir de Facebook , +1 de Google Plus, Pin it de Pinterest, entre outros.

Também são muito importantes os botões de follow que permitem aos seus usuários saber em quais redes eles podem te encontrar. Isso não só fará do seu blog mais atrativo, mas também vai gerar mais conversações.

Compartilhando os seus posts nas redes sociais

As redes sociais cumprem um papel muito importante para posicionar e promocionar o seus posts. Por isso, cada vez que você publica um novo artigo, difunda-o nos distintos perfis que possua e nos grupos ou comunidades de redes como LinkedIn e Google Plus.

Convide o seu público a participar lendo, comentando e compartilhando os seus conteúdos e assim você aumentará o seu engagement. Ter uma boa reputação online é fundamental!

Utilize o e-mail marketing

Você quer aumentar o tráfego até o seu site? Então aproveite o poder das campanhas de e-mail marketing para promocionar o seu blog e convidar os seus usuários para que leiam seus posts. Você também pode projetar uma newsletter que inclua links aos seus artigos. Você ainda não enviou uma campanha de e-mail marketing? Eu recomendo Doppler, Virtual Target e Mail Sender, entre outras.

Agora eu tenho certeza de que você não tem dúvidas de que a sua empresa precisa de um blog. Você já tem um? Me conte a sua experiência e deixe o seu link em um comentário. Até a próxima!