Marketing Digital

25 mar, 2014

3 dicas para destacar sua empresa com Google AdWords

Publicidade

Hoje, o caminho natural e quase instintivo para procurar um produto ou serviço é o Google, o que torna fundamental estar presente na maior vitrine virtual que um site pode ter. O pequeno e médio empresário já tem consciência de que é preciso ser visto para ser lembrado, e sabe da importância do investimento em comunicação. O Google AdWords é uma destas ferramentas essenciais de marketing digital para quem necessita de um serviço de baixo custo e que alavanque os negócios. Contudo, não são raras as vezes em que o empresário demonstra-se frustrado com os resultados obtidos de anúncios caros, que não trouxeram o resultado esperado.

O risco de inovar pode assustar qualquer empresa, independente do seu porte, mas, quando se trata de uma PME, qualquer prejuízo pode comprometer a saúde financeira da empresa.

O Google Adwords, serviço de publicidade do Google, se tornou referência mundial como mecanismo de busca na internet. Para minimizar os riscos e, consequentemente, aumentar a rentabilidade com a ferramenta, alguns cuidados são necessários. Conheça algumas dicas para maior sucesso com a ferramenta e as vantagens do Adwords para a sua empresa.

Defina o objetivo

O primeiro passo é estabelecer uma estratégia a ser seguida. Nenhuma ação de marketing, seja tradicional ou digital, apresenta resultado sem o objetivo inicial e um plano de ação. É preciso saber quantas visitas você tem atualmente no site; quanto tempo elas ficam e o que procuram. Além de metas para o seu site, você pode ter como objetivo o aumento de ligações para sua empresa ou de clientes dentro da sua loja.

Após definir seus objetivos, você deve avaliar qual o valor disponível para investimento e quais redes do Google serão utilizadas, se será apenas a rede de pesquisa ou se também será utilizada a rede de display, além de selecionar quais dos seus produtos merecem ganhar destaque nos mecanismos de busca e sites parceiros do Google e investir em anúncios específicos para eles.

Crie suas campanhas e escolha suas palavras-chave:

Com objetivos bem definidos e a escolha de quais produtos serão anunciados, está na hora de criar seus anúncios e escolher suas palavras-chave. As palavras-chave são uma lista de termos que irão acionar seus anúncios sempre que um usuário pesquisar por este termo no Google. Além de acionar seus anúncios, as palavras-chave são responsáveis pelos valores que serão cobrados.

Como eu sei o quanto irei pagar por uma palavra-chave? Sempre que você adiciona uma palavra-chave, você atribui a ela um valor de CPC (custo por clique), que é o valor que você está disposto a pagar cada vez que essa palavra aciona um anúncio e um usuário clica nela.

Além de escolher palavras-chave que irão ativar seu anúncio, você deverá escolher palavras que irão bloquear seus anúncios, são as chamadas palavras negativas, por exemplo, se você oferece um serviço de streaming de vídeos pago provavelmente não irá querer aparecer para uma busca de streaming de vídeos gratuitos.

Crie seus anúncios

Com as palavras-chave escolhidas, escreva seus anúncios de forma objetiva e criativa, sempre chamando o usuário para uma ação, como por exemplo: “confira”, “visite nossa loja” e destacando diferenciais como ofertas e serviços agregados.

Seus anúncios irão aparecer na parte superior do resultado de busca e na lateral esquerda da página de resultados. A posição dos mesmos irá variar conforme a qualidade do seu anúncio e das suas palavras, além, é claro, do seu lance de CPC.

Você administra os custos

Custo é sempre uma preocupação das PMEs, como também a necessidade de investir em ferramentas que minimizem os riscos com propagandas ineficientes. Essa é uma das grandes vantagens de investir em Adwords, ao contrário de outras mídias. Nesta, o cliente determina o valor do investimento e consegue estimar o retorno que poderá obter. Cada Real gasto em publicidade no Google é um lead qualificado que foi gerado para o anunciante. Por isso, esta é uma das plataformas líderes em mídia atualmente.

Os anúncios do Google AdWords são exibidos como “Links patrocinados” junto com os resultados de pesquisa no Google e também em centenas de milhares de sites parceiros na rede de Display do Google AdWords. Os anúncios podem ser segmentados por região geográfica e horário, e seu orçamento é gasto somente quando alguém clica em seu anúncio.

Não tem tempo? Conte com um parceiro certificado para resultados mais assertivos

Anunciar em Google Adwords permite a uma pequena empresa atingir milhões de clientes de forma segmentada, proporcionando um retorno mais efetivo para o investimento. Mas, muitas vezes, a PME não tem recursos para investir em profissionais internos para tal função. Neste caso, o ideal é investir em empresas parceiras do Google AdWords. Pois, apesar de ter um uso bastante simples, profissionais com conhecimentos avançados conseguem obter melhores retornos para o investimento.

Para conseguir a certificação Premium, a empresa precisa ter consultores com grande conhecimento técnico e de mercado, e especializados em Google Adwords, para gerenciar a campanha dos clientes, sendo necessário ter um time de vendas capacitado e certificado, o que potencializa as ações de publicidade e o retorno esperado.

Além de melhores resultados, este serviço de gestão de AdWords permite às empresas utilizarem o sistema com menor custo, melhor segmentação, aumento do ROI e, consequente, aumento dos lucros. Este fornecedor torna-se o parceiro ideal para aumentar a notoriedade da sua PME.