Back-End

4 out, 2013

Será que devo aprender C/C++ se já sei outras linguagens?

Publicidade

C/C++ é uma linguagem de programação criada por Bjarne Stroustrup de médio nível, pois combina características de linguagens de alto e baixo nível, multi-paradigma e de uso geral, sendo também altamente expressiva e lógica. E por isso muitas linguagens criadas posteriormente (como Java e C#, por exemplo) são inspiradas em C++.

Existem muito mais linguagens de programação hoje do que a quinze anos atrás. Linguagens voltadas diretamente para web, com sintaxe voltada ao desenvolvedor como Python, Ruby entre outras. Sendo as mais usadas pelo mercado de trabalhos são Java e .Net.

Mas será que ainda vale a pena estudar C/C++?

Eu digo que sim! Não existem tantas empresas que utilizam C++, mas o seu conhecimento ajuda a ter uma base sólida de programação, o que irá ajudar muito no aprendizado de novas linguagens. Além disso, a maioria das soluções que você usa hoje como banco de dados, servidores (lógica) entre outras, são feitos em C/C++. E se não são feitos, com certeza possui uma biblioteca que auxilia a estender o mesmo usando está linguagem.

Por exemplo, linguagens Python, PHP e Ruby são algumas que possibilitam criar uma extensão com programas feitos em C/C++. Com o Apache e MongoDB não é diferente. O ganho de desempenho é altíssimo e você consegue fazer isso para quase todas as linguagens, servidores, SGBD, etc.

Existem hoje várias bibliotecas e frameworks que auxiliam no desenvolvimento, como Boost. Que se torna uma “mão na roda” quando se precisa criar soluções mais complexas como Crawlers, Web Beacons, Text Miners , Data Miners, etc.

Que tal, quando estiver com vontade de estudar algo novo, procurar conhecer esta importante ferramenta de desenvolvimento? Com certeza você aprenderá não só mais uma linguagem de programação, mas entenderá toda a filosofia por de trás da linguagem.

Recomendações

Um ótimo livro para quem quer começar a aprender C++  é o : C++ How to Program (6th Edition)  de Paul J. Deitel. Acessem também projetos famosos como Chromium e o repositório GitHub da Mozilla