Tem havido uma grande quantidade de notícias ultimamente sobre o que há de errado com o PHP e mensagens do contra a respeito de como ele é bom. Eu mesmo caí na briga tentando defender a linguagem. O problema com quase todos esses artigos é que eles se concentram na própria linguagem e o que há de errado (ou certo) com ela. Esse não é um desses artigos.
O verdadeiro problema
O verdadeiro problema com o PHP está na comunidade. Não é a maioria da comunidade, mas as cercanias. O núcleo da comunidade PHP é preenchido com um monte de desenvolvedores realmente talentosos e inteligentes fazendo algumas coisas realmente incríveis. Mas existe nas periferias um grande número de pessoas que estão escrevendo artigos destinados a ajudar os iniciantes a aprender a linguagem (e, geralmente, como programar). O problema disso é que a maioria desses autores, francamente, não tem a menor ideia do que está falando.
O simples fato de um site como o w3schools ainda existir e aparecer no topo dos resultados de busca no Google é prova suficiente disso. Mas se você observar, você vai perceber que conselhos ruins estão em todos os lugares. Eu mesmo já respondi a alguns deles. Esses dias, vi outro surgir e decidi que responder não valeria a pena. As pessoas continuaram a escrevê-los e a lê-los. E isso é um problema que não podemos ignorar.
Por que isso é um problema?
Isso é algo com o qual tenho lutado. Por um lado, eles têm o direito de publicar o que quiserem. Quem sou eu para dizer que eles estão errados? Mas, por outro lado, a ignorância tende a se disseminar. Alguém justifica a sua posição dizendo “Eu li isso em algum lugar”. Em seguida, eles ensinam aquilo para outras pessoas. Em pouco tempo, a desinformação se espalha tanto que é quase impossível para quem está começando agora diferenciar um bom de mau conselho.
Mesmo que a gente esteja apenas dando uma olhada em artigos que falam sobre como acessar dados de um banco de dados, temos muita informação ruim. Varia de um artigo estranho (estruturação de código realmente pobre e más práticas) para artigos com informações erradas (código que, literalmente, não será executado) e passa pelos artigos ruins (recomendando funcionalidade obsoleta como mysql_ *), até chegar nos muito perigosos (código com vulnerabilidades de segurança).
O que podemos fazer a respeito?
Parte do problema não é que não exista um bom artigo de repositório autorizado para PHP. Há muitos sites ou recursos bons por aí, mas eles estão enterrados no meio das ervas daninhas; entre os maus. E mesmo os melhores autores e sites erram de vez em quando.
Eu não sou um grande fã da ideia de que a documentação php.NET deve conter artigos e conteúdo relacionado não linguístico. Acho que o docs PHP são muito bons, mas não são realmente propícios ao estilo de artigo que penso que pode realmente ajudar. No entanto, existe um formato que a comunidade PHP poderia adotar que resolveria muitos destes problemas. É o mesmo formato que WikiHow adotou: a Wiki.
O que estou mostrando aqui é uma ideia simples: para iniciar um site de artigos de núcleo como um wiki (talvez tutorials.php.net). Alavancar a comunidade para fornecer conteúdo. Incentivar as pessoas a publicarem os artigos para esse site. Dar boas vindas a qualquer conteúdo PHP relacionado. Deixar a comunidade examinar as mensagens, fazendo correções ou podando o conteúdo. Ao longo do tempo, e com o apoio suficiente da comunidade, isso pode se tornar uma base de conhecimento de informação valiosa.
O que você acha?
Essa ideia é perfeita? Claro que não. Será que vai resolver o problema? Definitivamente não. Pode ajudar? Talvez, eu não sei. O ponto é que o primeiro passo para resolver o problema é admitir que ele existe. Penso que isso seja um problema grande o suficiente para justificar a união da comunidade com o intuito de resolvê-lo.
***
Artigo original disponível em: http://blog.ircmaxell.com/2012/07/true-problem-with-php.html