Back-End

27 ago, 2015

Não contrate membros da comunidade PHP

Publicidade

Caro leitor,

Não é nenhum segredo que eu gasto muito tempo promovendo a comunidade PHP. É uma comunidade vibrante, útil e amigável, e eu já disse antes que acredito que ELA seja um dos ativos mais importantes da linguagem PHP.

Mas eu também sou um realista. Eu já construí equipes e contratei desenvolvedores. Eu sei o que é preciso para montar boas equipes, eu mesmo anotei os meus pensamentos sobre contratação e gestão de desenvolvedores em outros lugares. Tenho experiência nessa área e tenho opiniões fortes. E vou compartilhar uma dessas opiniões com você agora.

Não contrate desenvolvedores que são membros ativos da comunidade PHP.

Membros da comunidade PHP resolvem problemas

Membros ativos da comunidade PHP resolvem problemas. Isso significa que eles colocam as mãos no código – deles ou de outra pessoa – e resolvem os problemas. Eles estão acostumados a colaborar com outros membros da comunidade PHP para resolver problemas do mundo real para eles mesmos, seus empregadores ou outros membros da comunidade que precisam de sua ajuda. Passam o tempo ajudando os amigos no IRC a resolver problemas; problemas que eles podem, eventualmente, enfrentar no seu trabalho do dia a dia. Eles não fazem isso porque foram pagos. Eles resolvem os problemas porque podem.

Se eles não conseguem resolver um problema, geralmente conhecem alguém que pode

Membros ativos da comunidade PHP não só compartilham o que sabem, eles constroem uma lista de outras pessoas que estão dispostas a compartilhar com eles. Na maioria das vezes, não importa se o problema é para um projeto com o qual contribuem ou parte de seu trabalho, se houver um problema para ser resolvido, os membros da comunidade PHP sabem para quem ligar para conseguir ajuda. Como eles ajudam uns aos outros, eles têm crédito de boa vontade que podem usar para ter problemas resolvidos no local de trabalho.

Eles adoram se exibir

Membros da comunidade PHP adoram se exibir, e eles fazer isso ajudando os outros. Muitas vezes, você pode encontrá-los mostrando a outros companheiros algo novo que aprenderam enquanto trabalhavam em um projeto com o qual contribuíram durante suas horas de folga. Eles organizam grupos de usuários só para que possam mostrar aos outros. É por isso que eles gostam de falar em conferências, para que eles possam mostrar coisas que aprenderam.

Eles fazem seus colaboradores irem a conferências e mostrar que está tudo bem

Membros ativos da comunidade PHP gostam de falar em conferências, e eles vão querer que você os ajude a pagar por isso. Sua fala nada mais é do que exibicionismo. Não importa que a sua apresentação faça da sua empresa uma líder de pensamento e facilite para que você possa atrair outros desenvolvedores. Tudo que você recebe como retorno do seu investimento é um desenvolvedor mais inteligente, melhor conectado, inspirado e rejuvenescido. Confie em mim, eu entendo, você tem prazos a cumprir e não pode ter um desenvolvedor fora por uma semana se exibindo e encontrando soluções para os problemas difíceis em que está trabalhando para você. Não importa que ele volte energizado e inspirado. Provavelmente não importa mesmo que ele queime todas essas recém-descobertas resolvendo problemas de energia e soluções de construção de forma mais rápida e melhor. Tudo o que importa é que ele não estava no seu posto de trabalho por uma semana, certo?

Eles trabalham de graça

Não, não é para você, não seja estúpido; mas os membros mais ativos da comunidade PHP contribuem com um ou mais projetos de código aberto no seu tempo livre. Isso significa que, mesmo quando não são pagos para fazer isso, eles estão codando; estão aprendendo e aprimorando suas habilidades e vão, em seguida, voltar e usar tudo para você.

Conclusão

Em suma: não contrate membros ativos da comunidade PHP. Contrate desenvolvedores que estão felizes em bater o ponto às 9h e sair às 18h, depois irem para casa e fazer as coisas deles. Honestamente, há equipes suficientes disputando os membros ativos da comunidade PHP porque eles os reconhecem como a nata da cultura, tanto quanto os desenvolvedores. Eles os querem em sua equipe e estão contando com você para passar informações sobre todos os membros ativos da comunidade PHP, porque você acha que o custo deles é muito alto. Continue pensando assim, só espero que a sua concorrência também o faça.

Até a próxima,

= C =

Atualização:

Eu recebi tweets de várias pessoas me perguntando se eu estava falando sério ou sendo sarcástico. Este artigo é, claro, sarcástico. Os membros ativos da comunidade PHP são uns dos melhores desenvolvedores que você pode contratar. Se você tiver sorte o suficiente para contratar um, cuide dele e prenda-o.

***

Cal Evans faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: http://blog.calevans.com/2012/02/23/dont-hire-php-community-members/