Back-End

27 dez, 2012

Melhores de 2012 – Instalação do Jenkins e Phing para projetos PHP

Publicidade

O que tivemos de mais interesse em 2012? Quais foram melhores artigos, as opiniões que geraram maiores discussões? Isso é o que você vai encontrar nessa seleção de artigos que fizemos especialmente para você: os melhores conteúdos de 2012. Já que final e início de ano é sempre um tempo propício para fazer um balanço do que passou e o planejamento para o que ainda virá, esperamos que os artigos publicados aqui te ajudem nisso!

Boas festas e feliz 2013! Um abraço da equipe de Redação do iMasters!

Vamos fazer algumas brincadeiras com o Jenkins! Este é um servidor de Integração Contínua (ou Continuous Integration, para os ingleses de plantão), desenvolvido em Java, mas extremamente robusto e versátil para qualquer linguagem de programação. Vamos falar sobre a Instalação, Plugins, Detalhes em Jobs e Dicas adicionais.

Bom, antes de mais nada, gostaria de agradecer ao Sebastian Bergmann, pois este artigo é baseado em seu trabalho Template for Jenkins Jobs for PHP Projects, o qual deu muita simplicidade ao processo como todo – recomendo a leitura!

Só retomando: Jenkins é um servidor de Integração Contínua – uma ferramenta essencial para processos de desenvolvimento ágil que pode integrar diversas práticas de QA e outras ferramentas – automatizando builds de software… falei um pouco sobre isso em um artigo no passado.

Lembram da VM que criamos no último artigo? Vamos usá-la para exemplificar o processo em um ambiente “remoto”. Vou supor que o hostname que criamos era dev, portanto podemos acessar nossa VM por http://dev.local.

Continue lendo o artigo!