Back-End

3 jul, 2014

Java Spring Architect: indicações de livros

Publicidade

Mesmo depois dos avançados da especificação do JEE 6, vemos que ela ainda está muito longe de se igualar às opções oferecidas pela plataforma Spring. Vale a pena lembrar que da mesma forma que as especificações vão melhorando ao longo do tempo, o Spring também vai; só que de em uma velocidade muito mais rápida, uma vez que não depende de nenhum tipo de votação comunitária.

Eu mesmo, ao longo dos meus 14 anos de Java, sempre tive a cautela de preferir produtos JCP, ao invés de proprietários; visando o grande ideal da portabilidade e a independência de vendor. Mas hoje eu venho publicamente concluir que tenho percebido que, ao longo do tempo, tenho adotado os produtos Spring mais e mais. Motivo? O mesmo pelo qual o Spring foi criado: ser uma opção muito mais rápida, barata e leve de um lightweight container, que também ofereça serviços plugáveis de infraestrutura para soluções corporativas com a mesma qualidade.

Hoje a minha dica é sobre os principais livros de Spring atualizados para os interessados em se aprofundar nessa poderosa plataforma:

51ny36dqo5l-_bo2204203200_pisitb-sticker-arrow-clicktopright35-76_aa300_sh20_ou01_

Spring in Action é o livro mais básico, que te ensina os pilares do uso de serviços no Spring. Nele você também aprendera os serviços e recursos mais básicos que ele proporciona.

415x7pwae5l-_bo2204203200_pisitb-sticker-arrow-clicktopright35-76_aa300_sh20_ou01_

Just Spring Integration é o livro que estende o Spring, oferecendo os serviços de infraestrutura voltados para integração de soluções definidos pelo catalogo de Patterns de integração, conhecidos pelo EAI.

51rxnaly93l

Já o Spring Data é o livro que estende o Ppring oferecendo os serviços de infraestrutura voltados para persistência de dados relacionados com banco de dados relacionais e NoSQL.

Existem outros livros mais específicos de outros serviços que você também pode estar estudando como, por exemplo, Spring Bath in Action e Pro Spring Security.

Uma vez que você domine todos estes serviços, você praticamente se tornara um “Arquiteto Java Spring”, dominando contextos de soluções mais modernos da atualidade e apto para projetar soluções corporativas de pequeno, médio e grande porte.