DevSecOps

6 jul, 2016

Veja a prévia do Linux Mint 18

Publicidade

Ultimamente estou usando o Linux Mint 17.3 no notebook que uso diariamente. Já tinha instalado o Ubuntu 16.04, porém depois de um tempo eu vi que ele começou ficar muito lento para desligar, mesmo eu formatando duas vezes. Então, optei por instalar o Linux Mint 17.3, pois nesse notebook eu tenho uma placa de vídeo offboard da Nvidia. Estava pensando em instalar o Debian, porém, neste notebook, sempre tive alguns contratempos com ele, no que se trata de drivers nvidia.

Chega de histórias e vamos no que interessa, que é o Linux Mint 18. Já sabemos que o lançamento de uma nova versão do Mint costuma ser disponibilizada depois de alguns meses, logo após o lançamento da versão do Ubuntu LTS. Já existem alguns PPA que disponibilizam a nova versão do Cinnamon 3.0, porém eu queria atualizar mesmo o sistema, os pacotes entre outras coisas para a versão 18 do Mint.

Na época, o site/blog só tinha a informação que ele iria ser lançando no mês de junho, impossibilitando o download de qualquer versão para que eu pudesse fazer a atualização. Então, eu fiz o seguinte, seguindo a lógica das versões de upgrade anteriores, onde você troca o codinome da distribuição na lista de pacotes (/etc/apt/sources.list.d/official.package.repositories.list).

Ali eu fiz algumas alterações e mandei atualizar – isso de madrugada, é claro, pois a totalidade de pacotes a serem atualizados era de quase 2.000 pacotes.

Depois de toda atualização, eu gravei um pequeno vídeo de como está ficando a “cara” do sistema, com o kernel atualizado, Cinnamon, ícones e temas.

Você pode acompanhar o desenvolvimento da distribuição acessando os sites abaixo: