DevSecOps

24 abr, 2014

Módulo do Windows Azure para Puppet facilita criação de máquinas virtuais Linux e Windows

Publicidade

microsof_openness-template

A Microsoft Open Technologies (MS Open Tech) anunciou a disponibilidade de um novo Módulo do Windows Azure Puppet que permite a criação de máquinas virtuais Linux e Windows no Windows Azure através da Puppet, uma popular ferramenta open source DevOps. O suporte é oferecido em um módulo do Windows Azure para Puppet publicado no Puppet Forge. Além disso, o gerenciamento de serviços-chave, como configuração de redes e bancos de dados, também é suportado nesse módulo. Como resultado, os usuários da ferramenta Puppet agora podem usar as aproximadamente de 1.800 configurações definidas pela comunidade e incluídas no Puppet Forge também no Windows Azure.

Os engenheiros da MS Open Tech conduziram esse trabalho para aprimorar a interoperabilidade das tecnologias Microsoft com as populares ferramentas DevOps. As ferramentas DevOps têm foco no gerenciamento daquilo que está relacionado a desenvolvimento de software e a operações de TI. Elas enfatizam a colaboração e a integração entre a ágil equipe de desenvolvimento de software (para quem mudanças rápidas são necessárias) e a equipe de operações, que precisa oferecer o máximo de disponibilidade (nesse caso, mudanças podem significar confiabilidade). O DevOps visa a habilitar esses dois grupos para que se comuniquem e colaborem de maneira mais eficiente. A contribuição de um Módulo Puppet para Windows Azure é um passo muito importante no sentido de assegurar que usuários do Puppet sejam capazes de explorar todo o seu conhecimento em ambientes Windows Azure.

O módulo Puppet do Windows Azure oferece tudo aquilo que você precisa para garantir os seguintes serviços no Windows Azure:

  • Máquinas virtuais – tanto Linux quanto Windows
  • Redes virtuais – criar seções isoladas de maneira lógica no Azure e conectá-las de maneira segura a seus clientes e servidores
  • SQL Server: criar e manter seu banco de dados SQL

Além disso, agora os usuários do Windows Azure poderão acessar os mais de 1.800 módulos criados pela comunidade também no Puppet Forge.

Se você quer saber mais sobre o novo módulo do Windows Azure para Puppet e aprender como começar a trabalhar com essas ferramentas, vale a pena ler este artigo escrito por Ross Gardler, da MS Open Tech. Nele, ele mostra em detalhes como criar e usar os códigos do Puppet no ambiente Windows Azure.