Cloud Computing

21 out, 2014

Backups na nuvem: existe uma nuvem para cada um de nós?

Publicidade

A velocidade com que novas tecnologias e metodologias chegam no cenário de computação só não é maior do que a velocidade com que elas mesmas desaparecem. De tempos em tempos, porém, alguma aparece, fica, e muda o jogo completamente. A última grande mudança relevante no cenário tecnológico atual foi a adoção em massa da nuvem. A computação em nuvem como conhecemos atualmente pode ser usada para fins diversos, mas falarei apenas do seu uso no cenário de “backup”.

A nuvem é realmente segura?

Antes de começar a defender as utilidades da nuvem para as nossas tarefas do dia-a-dia, vale a pena dizer que não existe (atualmente) nenhuma solução que seja “a prova de bala”, totalmente segura e confiável. Grande parte dos serviços de Cloud que usamos (e confiamos) hoje em dia – confiando nossos documentos, fotos, vídeos e senhas – não são totalmente seguros. Alguns dos maiores “players” de Cloud atualmente, como “Dropbox” e “Evernote”, já sofreram ataques que foram longe o suficiente para expor dados sensíveis sobre seus usuários.

Outro fator que se deve ter em mente é a resistência destes serviços contra desastres naturais. Não existe proteção capaz de resistir a um forte terremoto, tsunami ou incêndio. Atualmente, alguns destes serviços realizam a duplicação de dados em espaços físicos distantes para tentar minimizar o impacto caso o pior aconteça. Sempre cheque a política de segurança e disponibilidade de um serviço antes de “pular de cabeça” nele.

Porque eu deveria migrar para a nuvem?

Como acabou de ver, a nuvem não é totalmente segura, mas e quanto a sua casa? As chances de alguém morar em um Bunker atualmente são bem baixas, então… Todos os seus dados, cuidadosamente gravados em um disco externo, DVD ou flashdrive, guardados com zelo em sua gaveta estão suscetíveis às mesmas falhas citadas anteriormente. A grande diferença é que estes serviços dispõem de profissionais tomando conta dos seus dados e de muita tecnologia por trás.

Atualmente existem serviços de armazenamento em nuvem para todo e qualquer tipo de arquivo, não importa o formato. Fotos? Flickr. Anotações e rascunhos? Evernote. Documentos Office? Google Drive. Senhas? Lastpass. Jogos? Steam. Código? Github. Todo o resto? Dropbox / OneDrive. O céu é o limite quando falamos de provedores deste tipo de serviço. Ou devemos dizer que a nuvem é o limite?

Outra grande vantagem da adoção da nuvem como meio de armazenamento é a disponibilidade dos seus arquivos. Uma vez armazenados, seus arquivos passam a ser acessíveis de praticamente qualquer dispositivo com internet. Desde os arquivos da última reunião, até as fotos da sua última viagem, tudo a poucos cliques de distância quando você precisar.

Qual é o custo de abraçar a nuvem?

Para um usuário comum, eu diria que é possível começar sem gastar nada. Atualmente a grande maioria dos serviços de armazenamento online disponibilizam um espaço considerável de graça. O espaço disponibilizado varia muito: serviços como o Dropbox, OneDrive, Copy e Mega oferecem desde 2GB até 50GB totalmente gratuito, enquanto o Flickr permite 1 Terabyte de fotos por usuário.

Existem também soluções voltadas para atender empresas, como a Amazon Web Services e o Box. Estas soluções são bem mais robustas do que as mencionadas anteriormente e podem ser mais custosas.

Fique de olho aberto, pesquise bastante e procure provedores confiáveis antes de adotar a nuvem completamente.

Nos vemos no próximo artigo!