AWS

21 fev, 2013

Mão na Massa – sobre Servidores Cloud EC2 e discos EBS

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Este laboratório mão na massa é um passo a passo para a utilização do Amazon EC2 (servidores Cloud da AWS) e sobre o EBS (volumes Cloud da AWS). Utilizamos a Região US East e suas zonas de disponibilidade. Porém, você pode utilizar outra região como, por exemplo, a região América do Sul, que fica sediada no Estado de São Paulo, Brasil.

Se você é novo na Nuvem da AWS, recomendamos que você assista aos vídeos introdutórios teóricos: Visão Geral da Nuvem da AWS e como estimar sua conta – Parte 1 e Visão Geral da Nuvem da AWS e como estimar sua conta – Parte 2.

Caso queira visualizar os passos sendo feitos e ter uma explicação completa sobre o tema deste artigo, recomendamos também que assista aos vídeos mão na massa Instalando e Configurando uma Instancia EC2 Linux na Nuvem da AWS, Instalando e Configurando uma Instancia EC2 Windows na Nuvem da AWS e Introdução EC2 e RDS Mão na Massa – Instalando uma aplicação Web na nuvem da AWS

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Os seguintes assuntos serão tratados:

  • Lançar e configurar uma instância (servidor) em Linux e Windows;
  • Criar uma AMI ( Amazon Machine Image) própria em Linux e Windows;
  • Alocar um endereço IP fixo;
  • Criar um volume EBS;
  • Associar o volume à instância;
  • Configurar instância para usar o disco virtual;
  • Criar um snapshot;
  • Restaurar um snapshot.

Cadastre-se na AWS

Você precisa criar uma conta na Amazon Web Services, caso ainda não tenha uma. Você não será cobrado por nenhum serviço ao criá-la. A cobrança só é feita a partir do momento que você utilizar serviços e sempre ao final de cada mês. A AWS oferece um nível de uso gratuito para novos clientes.

Para se cadastrar na Amazon Web Services

1.    Vá em http://aws.amazon.com/pt e clique em Cadastre-se agora.
2.    Siga as instruções na tela.

Parte do processo de cadastro envolve receber uma chamada telefônica automática e entrar com um número de PIN via telefone.

Lançar uma instância Linux

Neste exemplo vamos lançar uma instância com o Amazon Linux com um servidor Web Apache instalado já na inicialização.

Selecione o tab “Amazon EC2” na Console AWS e clique em Launch Instance (caso queira selecionar outra região, clique no canto superior direito e selecione outra região diferente de US East)

EC21

Selecione Launch Classic Wizard e clique em Continue:

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105.bmp

Selecione a instância de tamanho Micro (t1.micro) e clique em Continue:

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Na próxima tela, copie e cole o seguinte script de inicialização no User Data Field (você deve primeiramente copiar o script para o bloco de notas e depois copiar e colar novamente). Isso vai instalar e iniciar o servidor Web Apache automaticamente na inicialização do servidor e colocará o serviço HTTP no ar (você também pode instalar o Apache manualmente usando o SSH. Aqui estamos apenas automatizando a instalação do servidor Web). Depois, clique em Continue.

#!/bin/sh
yum -y install httpd php
chkconfig httpd on
/etc/init.d/httpd start

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Clique Continue para aceitar as configurações de Storage Device padrão:

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Depois, escolha um “nome amigável” para a sua instância. Esse nome, conhecido como tag, vai aparece no console uma vez que a instância for iniciada. Isso vai tornar mais fácil monitorar as máquinas que estão funcionando em um ambiente complexo. Nomeamos a nossa de “First Lab Instance”; no entanto, a única coisa que importa é que o nome seja significativo para você. Depois, clique em Continue.

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Então, crie um novo Key Pair (Par de Chaves), se ainda não existe uma no disco rígido local, e faça o download para o c:\ec2. Veja o exemplo abaixo, no qual a Key Pair se chama “Lab”. A Key Pair é um arquivo que contém sua chave privada e que permitirá que você posteriormente acesse e faça login em seu servidor Cloud:

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Crie um Security Group, que vai conter suas regras de firewall. Assumindo que estamos construindo um Web Server, nomeamos este como “Lab Web Tier”, e abrimos as portas 22 e 80:

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Revise suas escolhas e então clique em Launch:

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Dê um launch na instância e monitore para ter certeza que está rodando corretamente:

113.bmp

Conectar-se à instância Linux usando o Console (MindTerm)

Essas instruções requerem que o Java faça o launch do cliente MindTerm SSH pelo console. Você também pode usar um cliente SSH stand alone no Mac ou no Linux ou usar o PuTTY no Windows.

Uma vez que a instância esteja rodando, clique com o botão direito do mouse na instância e selecione “Connect”:

114.bmp

Depois, clique em “Connect from your browser using the MindTerm SSH Client”:

115.bmp

Confira que o User Name é ec2-user. Dê a localização da sua private key (C:\ec2\Lab.pem), e marque a opção para salvar a localização da chave (key location) no cache do browser para que você não tenha que digitar isso novamente toda vez que se conectar a instâncias EC2. Clique em Launch MindTerm:

116.bmp

Pode demorar um pouco para que o applet do MindTerm complete o download e rode. Se essa for a primeira vez que você usa o MindTerm, você será levado a aceitar o termo de uso (MindTerm EULA):

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Será pedido que você crie um diretório para o MindTerm:

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Depois, você deverá criar um diretório para o MindTerm usar para armazenar as Host Keys:

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Finalmente, você deverá decidir se quer armazenar a Host Key para a sua instância. Neste momento, você poderá verificar se a host key MindTerm está se comunicando com a host key do Console AWS para ter certeza que você está se conectando diretamente à sua instância EC2 e não a algum terceiro.

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Finalmente, você deve estar logado na sua instância:

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Uma vez logado, iremos modificar a web page default para mostrar informação sobre essa instância.

Configurando a instância Linux

O AMI já foi customizado com a instalação do Apache e PHP pelo script que você usou como User Data quando a instância foi iniciada. Modifique o web server adicionando o seguinte arquivo index.php:

cd /var/www/html
sudo vi index.php

Se você for um usuário Linux experiente, desculpe-me por precisar dizer como usar o vi, o editor de texto padrão. Para os outros, vi não é um programa intuitivo.

Pressione “i” para entrar no modo de insert. Entre o seguinte:

<?php
  $url = "http://169.254.169.254/latest/meta-data/instance-id";
  $instance_id = file_get_contents($url);
  echo "Instance ID: <b>" . $instance_id . "</b><br/>";
  $url = "http://169.254.169.254/latest/meta-data/placement/availability-zone";
  $zone = file_get_contents($url);
  echo "Zone: <b>" . $zone . "</b><br/>";
?>

Pressione escape, seguido de :wq para salvar e feche-o depois que você entrar o código PHP acima. Esse código vai mostrar a ID e a disponibilidade da zona do web server.

Conecte ao web server

Entre com o nome do Public DNS no browser e conecte ao servidor:

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Mude o tipo de instância

Você sabia que pode mudar o tipo da instância? Isso só funciona com instâncias EBS-backed (a que rodamos aqui). Não há um motivo específico para mudar um tipo de instância neste artigo, mas os passos seguintes mostram como é fácil fazer isso no AWS.

No AWS Console, selecione a sua instância lab e clique com o botão direito nela e pare (NÃO encerre) a instância (STOP, não TERMINATE). Depois que ela tiver parado, clique novamente com o botão direito do mouse e selecione “Change Instance Type”:

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Depois de procurar e escolher o novo tipo da instância, clique novamente na instância lab com o botão direito do mouse e reinicie.

Alternativamente, você pode usar a linha de comando do EC2 para fazer essa mudança via script, com o seguinte comando:

ec2-modify-instance-attribute <instance_id> -t <instance_type>
Por exemplo:
    ec2-modify-instance-attribute i-c1202cad -t m1.small

Crie um AMI personalizado

Temos agora um sistema já bastante personalizado, então vamos criar um AMI personalizado, visível apenas para nós, que é uma cópia enxuta do que está rodando agora. Então quando lançarmos o novo servidor, ele estará pre-configurado com as mudanças que já fizemos.

Empacotar a imagem

No AWS Console, clique com o botão direito do mouse na instância e escolha “Create Image (EBS AMI)”.

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Indique o nome e a descrição da imagem na próxima tela e clique me “Create This Image”. A instância vai automaticamente ser parade (não terminada), e um snapshot será criado. Você saberá quando o processo terminar, porque o servidor vai reiniciar automaticamente e te mandar um outro e-mail.

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  • Nota 1: Se você usa imagens S3-backed, o processo de empacotamento será significantemente diferente. Portanto, essas instruções são válidas apenas para imagens EBS-backed. Uma vez terminado, haverá duas novas entradas no AWS Console. Em “Snapshots” você verá uma entrada para o snapshot (backup), e em AMIs pertencentes a você haverá um AMI registrado, baseado no snapshot.
  • Nota 2: também é possível criar um AMI personalizado para a linha de comando com o comando ec2-create-image. Este comando oferece uma opção avançada para adicionar um argumento “–no-reboot”. É uma ferramenta bem útil; no entanto, você precisará de executar “sudo sync” na instância Linux antes de criar a nova imagem, para garantir que todos os dados estão escritos no disco. De outra forma, os arquivos mais recentemente registrados no disco podem ter 0 bytes.

Teste a instância

Antes de terminar a instância que já está rodando, vamos garantir que a nova funcione. No AWS Console, clique em AMIs e sua imagem deve estar listada em “Owned By Me”. Dê um launch na instância, usando o mesmo key pair e security group de antes. Use um novo nome, como “segunda instância”, para que você possa distinguir as duas. Tenha certeza que tanto o SSH como a Web Page funcionam.

Termine com a instância original

Bem, não com tanta pressa. Não ainda. Observe que agora nós temos dois web servers. Então, já temos uma aplicação escalável! E se o seu novo servidor começar em uma zona de disponibilidade diferente, você também terá redundância.

Agora, termine o servidor original. A Instância e os arquivos de sistema locais serão apagados.

Indicar um IP fixo

Como você determina nomes simples e práticos para o seu DNS? Usar um endereço como http://ec2-75-101-197-112.compute-1.amazonaws.com/ não vai ajudar muito com os seus clients. Determinar um DNS record que aponte para http://www.yourdomain.com é bem simples – até que você faça o reboot do servidor e o DNS e o IP relacionados à máquina mudem.

AWS oferece endereços de IP elásticos, que são, na verdade, endereços NAT que operam em um nível regional. Isso é, um endereço de IP elástico funciona por entre as zonas de disponibilidade dentro de uma mesma região.

Indique um para a sua aplicação dessa forma:

  1. Clique no link Elastic IPs no AWS Console
  2. Aloque um novo endereço
  3. Associe o endereço com uma instância em funcionamento. Se você mudar as instâncias, é tão simples como alocar o endereço para uma nova instância
  4. Crie um DNS “A” record no seu próprio servidor DNS que aponte tt.mydomain.com para 75.101.162.40.

Duas notas importantes:

  • Enquanto o endereço de IP elastic estiver associado a uma instância em funcionamento, não há custo para isso. No entanto, um endereço que não está associado com uma instância em funcionamento custa $0.01/hora. Isso previne o acúmulo de endereços, e significa que você precisa deletar qualquer endereço criado, ou vai ser cobrado por isso.
  • Realizar Load Balance (saiba mais sobre balanceamento de carga no artigol sobre o Elastic Load Balancer) exige CNAME records ao invés de “A” records. Então, um IP elástico não é necessário para aplicações que usam um elastic load balancer.

Lançar a instância Windows

Neste exemplo, vamos lançar uma instância padrão da Amazon, com Windows 2008 R2 e o IIS preinstalado. Navegue até a aba do EC2 no AWS Console e clique em Launch Instance:

EC2#1 EC2#2

Selecione Launch Classic Wizard e clique Continue:

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Procure por Microsoft Windows Server 2008 R2 with SQL Server Express and IIS e o selecione:

128.bmp

Use os padrões para lançar uma instância Large, e deixe o sistema escolher a zona de disponibilidade (a Microsoft não recomenda rodar o Windows com 613MB de memória, alocada para micro-instâncias).

129.bmp

Também aceite os padrões na próxima tela, clicando em Continue:

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Clique Continue para aceitar os padrões em Storage Device Configuration:

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Nomeie a instância (por ex. Lab Windows Instance) se quiser, e clique em Continue:

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Então, crie uma key pair, se ainda não houver uma no seu disco rígido local, faça o download para c:\ec2. No exemplo abaixo, nomeamos a key pair de “lab”. Tenha certeza  de selecionar ou criar uma key pair, porque essa é a única forma de recuperar a senha padrão de administrador.

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Crie um security group com as configurações abaixo. Cada uma dessas escolhas é pré-definida na lista que está à esquerda. Clique em “Add Rule” para adicionar um a um.

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Então, lance a instância. Espere de 10 a 15 minutos para que a instância do Windows inicialize. Isso é necessário para que o Windows permita que o sysprep rode, que uma senha de administrador aleatória seja criada para você, e que o Windows inicialize pela primeira vez.

Set Up Windows

Sobre o Windows

Instâncias Windows da Amazon automaticamente geram uma senha de administrador aleatória na primeira vez que a instância é lançada. Essa senha aleatória é criptografada usando a public key específica no lançamento, e só pode ser recuperada depois que a instância foi iniciada pela primeira vez. Uma vez que a instância foi iniciada pela primeira vez, essa senha de administrador não pode mais ser recuperada.

Conectando ao Windows Wizard

No AWS Console, selecione a instância Windows que está rodando, depois clique com o botão direito do mouse e selecione “Connect”:

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Clique em Retrieve Password (se você tiver feito o lançamento há mais de 15-30 minutos e continuar vendo uma mensagem que diga “Windows password not available yet”, termine a instância e lance uma nova).

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Clique em “Browse”, localize a keypair que você fez download. Use a extensão .pem:

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Anote as informações de login e depois clique em Download shortcut file. Abra e salve o atalho e use a senha não-criptografada para logar na instância Windows como administrador, usando o software Remote Desktop Connection:

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Recuper a senha de administrador do Windows manualmente

No AWS Console, você pode recuperar manualmente a senha de administrador do Windows ao selecionar a instância Windows que estiver rodando, clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Get Windows Password”. Se você tiver feito o lançamento há 15-30 minutos e ver uma mensagem “Windows password not available yet”, termine a instância e lance uma nova.

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Conecte-se manualmente à instância, usando o Windows Remote Desktop

Clique em Start -> Run e digite mstsc, que vai iniciar seu cliente local do Microsoft Remote Desktop. O endereço do servidor será o endereço do DNS public do servidor – que você pode copiar para o AWS Console.

Uma vez que tiver recuperado sua senha e logado, sugerimos que você mude a senha de administrado para algo melhor. Se você decidir por parar o servidor e depois reiniciar, não há chance para recuperar a senha novamente.

Configurando o website padrão

Este AMI já foi configurado com o IIS instalado e rodando. Modifique o web server usando o Notepad para criar o seguinte arquivo Default.asp

C:\inetpub\wwwroot\Default.asp
<% 
set xmlhttp = CreateObject("MSXML2.ServerXMLHTTP") 
url = "http://169.254.169.254/latest/meta-data/instance-id" 
xmlhttp.open "GET", url, false 
xmlhttp.send "" 
strHTML = xmlhttp.responseText
Response.Write("Instance ID: <b>" & strHTML & "</b><br/>")
url = "http://169.254.169.254/latest/meta-data/placement/availability-zone" 
xmlhttp.open "GET", url, false 
xmlhttp.send "" 
strHTML = xmlhttp.responseText
Response.Write("Zone: <b>" & strHTML & "</b><br/>")
set xmlhttp = nothing 
%>

Conectando ao servidor web

Entre o nome do Public DNS no browser e conecte-se ao servidor (se a página padrão IIS aparecer, ao invés de algo similar à screenshot abaixo, certifique-se que o arquivo Default.asp não foi salvo como um .txt pelo Notepad).

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Mude o tipo da instância

Você sabia que pode mudar o tipo da instância na qual o AMI está rodando: isso funciona apenas com instâncias EBS-backed (o que estamos rodando aqui). Não há nenhum motivo em particular para mudar o tipo da instância, mas os passos seguintes vão mostrar como fazer isso simplesmente no AWS.

No AWS Console, selecione a instância, clique com o botão direito do mouse e selecione para parar a instância (NÃO para terminar). Depois que ela estiver parado, clique com o botão direito novamente e selecione “Change Instance Type”:

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Depois que você olhar as opções e selecionar o novo tipo da instância, clique com o botão direito na sua instância e reinicie novamente.

Alternativamente, você pode usar uma linha de comando EC2 para fazer um script dessa mudança com o seguinte commando:

ec2-modify-instance-attribute <instance_id> -t <instance_type>
For example:
    ec2-modify-instance-attribute i-c1202cad -t m1.small

Criando um AMI personalizado

Temos agora um sistema já bastante personalizado, então vamos criar um AMI personalizado, visível apenas para nós, que é uma cópia enxuta do que está rodando agora. Então, quando lançarmos o novo servidor, ele estará pré-configurado com as mudanças que já fizemos.

Empacotar a imagem

No AWS Console, clique com o botão direito do mouse na instância e selecione “Create Image (EBS AMI)”:

143

Indique o nome e a descrição da imagem na próxima tela e clique me “Create This Image”. A instância vai automaticamente ser parada (não terminada), e um snapshot será criado. Você saberá quando o processo terminar, porque o servidor vai reiniciar automaticamente e te mandar um outro e-mail.

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  • Nota 1: Se você usa imagens S3-backed, o processo de empacotamento será significantemente diferente. Portanto, essas instruções são válidas apenas para imagens EBS-backed. Uma vez terminado, haverá duas novas entradas no AWS Console. Em “Snapshots” você verá uma entrada para o snapshot (backup), e em AMIs pertencentes a você haverá um AMI registrado, baseado no snapshot.
  • Nota 2: também é possível criar um AMI personalizado para a linha de comando com o comando ec2-create-image. Ele oferece uma opção avançada para adicionar um argumento “–no-reboot”. É uma ferramenta bem útil; no entanto, a opção “–no-reboot” não é recomendada para instâncias Windows porque um shutdown garante que os arquivos mais recentes escritos no disco e o arquivo de sistema Windows não sejam corrompidos.

Teste a instancia

Antes de terminarmos a instancia que está rodando, vamos ter certeza de que a nova está funcionando. No console AWS, clique em AMIs e sua imagem deve estar listada em “Owned By Me”. Dê um launch na instância, usando o mesmo keypair e security group de antes. Use um novo nome, como “Segunda Instância Windows”, de forma que você consiga diferenciar uma da outra.

Tenha certeza de que o RDP  e a Web Page estão funcionando.

Termine a instância original

Bem, ainda não terminamos. Note que agora temos dois web servers. Então temos agora uma aplicação escalável! E se o seu novo servidor esta numa zona diferente do primeiro; temos também redundância.

Agora termine o servidor original. A instância e os arquivos locais vão ser mandados de volta para a nuvem.

Definindo um IP fixo

Como definir um DNS amigável para o seu web server? Usando um endereço como  http://ec2-75-101-197-112.compute-1.amazonaws.com/ não é bom para ganhar usuários no dia a dia. Definindo uma entrada no DNS que aponte para  http://www.yourdomain.com é bem mais fácil – uma vez que se você rebootar a sua máquina o DNS definido para a máquina e o IP irão mudar.

A AWS oferece o Elastic IP Addresses, que é atualmente um endereço NAT que opera a um nível regional. É isso, um Elastic IP Address trabalha através das Availability Zones, com uma região única.

Defina um para a sua aplicação com os seguintes passos:

  1. Clique no link Elastic Ips no console AWS;
  2. Depois em Allocate a new address;
  3. Associe o endereço a uma instância rodando. Se você mudar a instancia, simplesmente aloque o endereço na nova instancia;
  4. Crie uma entrada DNS do tipo “A” no seu servidor e DNS que aponte o tt.mydomain.com para 75.101.162.40.
  • Dica 1: Uma vez que um Elastic IP é associado a uma instância rodando, não há cobrança para ele. Mas, se o um IP não estiver associado a nenhuma instância ativa, ele ira custar $0.01/hora. Isso é para prevenir acumulo de Ips; isso significa que você deve deletar qualquer endereço que você crie e não use, ou isso irá criar custos desnecessários.
  • Dica 2: Load balancing (que iremos cobrir na próxima seção) requer entradas CNAME no lugar de entradas “A”. Então, Elastic IP não é necessário para aplicações que usem load balancing.

Criando um EBS

Volumes EBS são criados em Availability Zones especificas. Por isso é muito importante definir primeiro a localização da instancia EC2 que irá receber a storage adicional. Entre no seu console AWS, clique na aba EC2, clique em Instances (logo abaixo da seção Instances no menu a esquerda da tela), selecione a instância e note o instance ID (i-57fec936 neste exemplo) e Zone ( se a coluna Zone não aparece na sua tela, você pode adicionar facilmente clicando em Show/Hide e marcando a opção “Zone”).

145.bmp

Clique em Volumes abaixo da aba Elastic Block Store no menu a esquerda da tela e depois no botão Create Volume:

146.bmp

Coloque o tamanho “1”, selecione a availability zone localizada anteriormente (us-east-1b neste exemplo), e “—- No Snapshot —-“ e clique Yes, Create para criar um volume de 1GB.

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O novo volume será aparecerá no painel de gerenciamento com o status “available”.

Nome para o novo volume

Para ajudar a diferenciar este volume dos outros, nós vamos tagear esse volume com um nome. Selecione o novo volume, clique na aba Tags, e clique no botão Add/Edit Tags.

148

Defina um nome para o volume e clique em Save Tags:

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Anexar um volume a uma instância Linux

Para anexar esse volume a sua instância, clique com o botão direito sobre o novo volume e selecione Attach Volume:

150

Selecione a instancia EC2 no menu que aparecerá, atribua um caminho para o drive (/dev/xvdf para esse tutorial), e clique Yes, Attach.

151

O status do volume irá mudar agora para in-use.

Configurando a instância Linux para usar o volume

Neste exemplo, nós iremos adicionar uma storage adicional de 1GB a uma instância Linux com um file system ext3 com o mount point /mnt/data-store. Use o Putty ou qualquer outro client SSH para conectar a sua instância Linux. Digite o comando abaixo para criar um file system ext3 no seu novo volume:

    $ sudo mkfs –t ext3 /dev/sdf

Crie o diretorio para montar o novo storage:

    $ sudo mkdir /mnt/data-store

Monte o novo volume:

    $ sudo mount /dev/sdf /mnt/data-store

Para configurar a instância Linux para montar esse volume no boot, adicione a seguinte linha ao seu arquivo  /etc/fstab (sudo vi /etc/fstab):

    /dev/sdf        /mnt/data-store ext3 defaults,noatime 1 2

Anexando o volume a uma instância Windows

Para anexar esse volume a sua instância, clique com o botão direito na sua instância e selecione Attach Volume.

150

Selecione a instância EC2 no menu, atribua um caminho para o drive (xvdf para esse tutorial), e clique em Yes, Attach.

153

O status do volume irá mudar agora para in-use.

Configurando a instância Windows para usar o volume

Neste exemplo, nós iremos adicionar uma storage adicional de 1GB a instância Windows.

1. Entre na sua instancia usando o Remote Desktop;

2. Abra o Windows Server Manager: Start-> Administrative Tools->Server Manager

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3. Vá até Storage-> Disk Management

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4. Clique com o botão direito em Disk 1 e selecione Online no menu popup

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5. Clique com o botão direito em Disk 1 e selecione Initialize Disk no menu popup, deixe os valores padrão e clique em OK

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6. Clique com o botão direito em Unallocated e selecione New Simple Volume no menu popup

158

7. Vá através do Wizard, clicando em Next e selecione1021 MB como o tamanho, defina o driver com a letra D, formate como NTFS e selecione Perform a quick format e clique “Finish” para terminar o Wizard.

8. Abra o novo drive D no gerenciador de arquivos do Windows e crie um diretório chamado folder no EBS volume.

Fazendo backup do volume como um snapshot

Usando a aba EC2 do console AWS, clique com o botão direito no volume que quer fazer backup (ex. “New Data Volume”) e selecione “Create Snapshot”.  Embora os snapshots aconteçam assincronamente, fazer o snapshot num período onde a modificação dos dados é menor é recomendado para aumentar a velocidade e eficiencia do backup. Snapshots de banco de dados, por exemplo, podem ser feitos de uma réplica somente leitura, onde suspendemos a replicação durante o snapshot e retornamos logo após o término.

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Dê um nome e descrição ao snapshot e clique em “Yes, Create”:

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Restaurando um snapshot

Para restaurar os dados de um snapshot, localize o snapshot desejado no console “Snapshots”, clique com o botão direito em “Create Volume from Snapshot”. Então, selecione o tamanho do volume desejado, a Availability Zone, e clique em “Yes, Create”.  Depois dos dados restaurados em um novo volume, você pode anexá-lo a sua instância e montar um storage através dos passos anteriores. Uma vez que o novo volume já possui dados, não crie um novo file system (mkfs no Linux) ou formate o drive (Windows).  Simplesmente monte o volume (Linux) ou defina uma nova letra de drive (Windows) e comece a usar os arquivos existentes imediatamente.

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Encerrando todos os serviços pagos

Com o intuito de parar com todas as cobranças depois deste artigo, você tem que terminar todas as instâncias e remover todos os elastic Ips de todas as regiões. Neste artigo hands on, enderços IP’s não relacionados são a causa mais comum de surpresas em cobranças depois de acabar o processo feito no artigo. Por isso, preste muita atenção neste ponto.

Para terminar as instâncias, selecione o item Instances na aba EC2, dê um clique com o botão direito nas instâncias EC2 que deseja terminar e selecione Terminate.

162.bmp

Para acabar com os Elastics Ips, clique no link Elastic IPs na aba EC2, selecione os IP s que não estão associados e clique no botão Release Address.

163.bmp

Da mesma forma, você também tem que acabar com todos os volumes EBS e snapshots em todas as regiões. Neste artigo, snapshots não deletados são as causas mais comuns de surpresas em cobranças depois de acabar o processo. Por isso, preste muita atenção neste ponto.

Para ter certeza que todos os snapshots de EBS estão deletados, selecione snapshots na aba EC2. Depois clique com o botão direito no snapshot que você quer deletar e selecione Delete Snapshot.

164

Da mesma forma, para deletar qualquer volume EBS extra, selecione Volumes na aba EC2. Então, clique com o botão direito no volume que você deseja deletar e selecione Delete Volume (você deverá desanexar o volume antes para ser capaz de deletá-lo).

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Atenção: Reiteramos a importância de você desligar os recursos que você usou para seguir esse tutorial. Não nos responsabilizamos por serviços não desligados.

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Tutorial desenvolvido por José Papo (AWS Tech Evangelist para a América Latina) e evangelistas/arquitetos AWS com revisão e editoração da iMasters.