AWS

20 mar, 2013

Estudo de Caso AWS: RDStation – Plataforma SaaS de marketing digital

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Hoje temos o prazer de publicar mais um estudo de caso da utilização da Nuvem da Amazon Web Services e de outros serviços construídos na AWS. Se você também quer contar sua estória para nós, entre em contato conosco!

Hoje o caso é da plataforma SaaS de marketing digital RD Station. Bruno Ghisi, sócio-cofundador da Resultados Digitais e do produto RD Station, nos conta abaixo como usa a Nuvem da AWS e outros serviços para seu produto:

“Sou cofundador da Resultados Digitais e atuo diariamente na gestão do produto e desenvolvimento. Temos uma plataforma de marketing digital chamada RD Station que facilita e integra diversas funcionalidades, tais como landing pages (páginas de ofertas), gestão de Leads, SEO, blog, e-mail marketing, analytics e mídias sociais. Nosso foco são PMEs e atuamos no modelo SaaS com preços bem acessíveis (a partir de R$99 mensais).

Utilizamos o Amazon S3 para armazenamento dos arquivos dos nossos clientes e estes arquivos são utilizados em funcionalidades como e-mail marketing e landing pages. Além disso, as landing pages publicadas são disponibilizadas através de instâncias da Amazon EC2. Em ambos casos, os acessos dos usuários dos nossos clientes são realizados diretamente na AWS.

O RD Station é desenvolvido, na sua maioria, em Ruby utilizando Rails e Sinatra. Ele é deployado no Heroku, que é um PaaS em cima da AWS. O Heroku disponibiliza ambiente de homologação, facilidades para deploy, gestão, tunings, banco de dados e addons que adicionam camadas de serviços. Além disso, o uso de uma plataforma elástica nos permite escalar rapidamente, essencial para um produto SaaS como o nosso. Alguns outros serviços na nuvem que utilizamos:

  • Airbrake: Notificação de exceções, utiliza Heroku;
  • Redis To Go: Hosting de Redis, disponibilizado em cima da AW;
  • New Relic: Monitoramento da operação.

Decidimos pelo uso da AWS e por plataformas construídas em cima da AWS principalmente pela facilidade, seriedade das empresas e pelo baixo custo das soluções de Nuvem. Considerando nosso contexto, a maior vantagem de utilizar a AWS e outros serviços na nuvem é a agilidade no desenvolvimento e deploy, que com certeza fez economizar muitas horas. Desde o lançamento público do RD Station no ano passado, alcançamos mais de cem clientes ativos e hoje temos vários trials em execução mensalmente.

Desde o início foi uma decisão estratégica da empresa utilizar todos os serviços na nuvem, tanto os relacionados ao produtos, como as ferramentas no dia-a-dia. É muito custoso para uma empresa gerir e manter uma infra-estrutura de hardware, software e profissionais quando ela deseja internalizar toda a operação. Além disto, normalmente pode trazer um desfoco no negócio, que é algo vital para empresas startups. Foco é essencial para empresas startups e uma forma de mantê-lo é utilizando serviços sérios na nuvem como a AWS.

Se alguém quiser conhecer mais sobre o RD Station, pode realizar um trial gratuito aqui. Temos também uma área com uma série de materiais sobre marketing digital e é possível fazer o download grátis em http://resultadosdigitais.com.br/materiais-educativos.”

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E este foi mais um estudo de caso de uso da Nuvem da AWS. Aproveite para também contar sua estória para nós, entre em contato conosco!