AWS

17 jun, 2016

AWS Application Discovery Service – Planeje sua migração para a nuvem

Publicidade

Em meados da década de 1980, eu estava trabalhando em um sistema que foi implantado em Wall Street. Devido a uma multidão de restrições do projeto, eu tive que fazer a maior parte da minha depuração no local, gastando incontáveis horas em um centro de dados no alto de Manhattan. O centro de dados ocupava um andar inteiro do arranha-céu.

Perto do término do meu tempo por lá, eu realizei um passeio informal pelo andar. Devido às compras incrementais de hardware e software ao longo de várias décadas, o andar era quase tão interessante quanto o Living Computer Museum, de Seattle. Virtualmente cada marca e modelo de hardware conhecido estava presente, todos os fios juntos em um todo incompreensivelmente complexo, realizada em conjunto pelo conhecimento tribal e um medo profundamente arraigado de atualizações e mudanças.

Hoje, muitos clientes da AWS estão olhando duramente para ambientes legados, como o que eu descrevi acima e estão fazendo planos para migrar grande parte deles para nuvem AWS!

Application Discovery Service

O novo AWS Application Discovery Service (anunciado pela primeira vez no AWS Summit em Chicago) é projetado para ajudá-lo a ir fundo nos seus ambientes existentes, identificar o que está acontecendo e fornecer-lhe as informações e visibilidade que você precisa ter, a fim de migrar com êxito os aplicativos existentes para a nuvem.

Este serviço é uma parte importante da estrutura AWS Cloud Adoption. A estrutura ajuda nossos clientes a planejar sua jornada. Entre outras coisas, e a descrever uma série de etapas de migração:

  1. Avaliar atual propriedade de TI
  2. Descobrir e planejar
  3. Construir
  4. Executar

O Application Discovery Service foca na etapa 2 dessa jornada, automatizando um processo que seria lento, tedioso e complexo, se feito manualmente.

O agente do Discovery

Para começar, você simplesmente instala um agente pequeno e leve em seus hosts de origem. O agente recolhe discretamente as seguintes informações do sistema:

  • Aplicativos e pacotes instalados
  • Aplicativos e processos em execução
  • Conexões TCP v4 e v6
  • Tipo de kernel e versão
  • Configuração do kernel
  • Módulos do kernel
  • CPU e uso de memória
  • Criação de processos e eventos de terminação
  • Eventos de disco e de rede
  • Portas de escuta TCP e UDP e os processos associados
  • Informações NIC
  • Uso de DNS, DHCP e Active Directory

O agente pode ser executado offline ou online. Quando executado offline, ele coleta a informação relacionada acima e armazena localmente para que você possa revê-la. Quando executado online, ele carrega as informações para o Application Discovery Service através de uma conexão segura na porta 443. A informação é processada e correlacionada e, em seguida, armazenada em um repositório para acesso através de um novo conjunto de comandos CLI e funções API. O repositório armazena todas as descobertas e as informações correlacionadas de forma segura.

O agente pode ser executado no Ubuntu 14, Red Hat 6-7, 6-7 CentOS e Windows (Server 2008 R2, Server 2012, Server 2012 R2). Pretendemos acrescentar opções adicionais ao longo do tempo, por isso deixe-nos saber o que você precisa.

CLI do Application Discovery Service

O Application Discovery Service inclui uma CLI que você pode usar para consultar as informações coletadas pelos agentes. Veja um exemplo:

  • describe-agents – Listar o conjunto de agentes em execução;
  • start-data-collection – Iniciar o processo de coleta de dados;
  • list-servers – Listar o conjunto de hosts descobertos;
  • list-connections – Liste as conexões de rede feitas por um host descoberto. Este comando (e vários outros que eu não listei) lhe dá o poder de identificar e mapear dependências de aplicações.

APIs do Application Discovery Service

As informações carregadas podem ser acessadas e anotadas usando algumas novas funções API:

O inventário de aplicativos e as dependências da rede vão ajudar você a escolher os aplicativos que você gostaria de migrar, ao mesmo tempo, irá ajudá-lo a determinar a prioridade adequada para cada um.

Já disponível

O AWS Application Discovery Service já está disponível através da nossa rede de parceiros da AWS (APN) e do AWS Professional Services. Para saber mais, leia Application Discovery Service User Guide e Application Discovery Service API Reference.